No dia 11 de dezembro aconteceu o Iº Festival de Arte Educação Afro-brasileira da ACRA. Foram desenvolvidas atividades singelas e siceras que na busca de expressão de sabedoria e beleza emocionaram a quantos estiveram presentes.
Em seguida foi a vez de Sidney Argolo, responsável pela música e direção musical do auto coreográfico ITAPUÃ A CANÇA DO INFINITO de autoria de Narcimária Luz, introduzir a apresentação das crianças que também receberam a orientação coreográfica das professoras Eliane Santos, Rosângela Accioly e Daniela Cidreira.
Depois foi a apresentação da roda de capoeira pelo professor Rupi, que falou da sua participação com "Teimoso" e "Abelha" (ambos integrantes da ACRA) no intercâmbio cultural com o Grupo Abolição Oxford na Inglaterra promovido pelo Contra Mestre Luís Negão, fundador da ACRA. Da roda de capoeira aconteceu depois de Maculêlê.
A professora Narcimária ressaltou que a capoeira é a base de sustentação da ACRA. Foi ela também a responsável concepção do singelo festival, que contou ainda com uma sala de Mostra de Arte com esculturas em madeira de arte afro-brasileira de Marco Aurélio e também quadros de Janus, Januária Correia do Patrocínio, com os respectivos livros que retratam a obra.
Na Mostra o público pode conhecer também os ensaios desenvolvidos pelas crianças em atividades durante o ano em: Grafitagem sob a orientação de Tárcio Vasconcelos; esculturas em argila, desdobramentos de contos afro-brasileiros sob a responsabilidade de Daniela Cidreira, Leitura e Escrita com Sara Soares e instrumentos de percussão com Sidney Argolo.
Noutra sala havia exibição de slides das atividades da ACRA, com os intercâmbios com o grupo de Oxford Inglaterra e outros eventos de 2009.
Além dos nossos artistas mirins da ACRA, Marco Aurélio e Januária, recebemos a visita da Diretora do Grupo Teatral ODEART, Janice Nicolin, do ator Jackson Costa e do Diretor do bloco afro Bankoma, Sr. Fernando. O evento também foi prestigiado pela diretora da Escola Abaeté, professora Rose, do diretor do Colégio Almirante Barroso, Professor Paulo Péricles e o Professor de Lietratura Roberto.