PROJETO IBÍ E MÍ DÍJO
A TERRA SÓ É VIDA JUNTOS!
[...] Não existe civilização nem cultura no mundo
que não pense em dizer a verdade
e não tenha a sua maneira de enunciá-la. [...]
Muniz Sodré
IBI È MÍ DÍJO! Em tupi-guarani Ibi que quer dizer terra, e as palavras È mí díjo, que em yorubá quer dizer vida e juntos. “A terra só é vida juntos!”. Trata-se de um projeto concebido pela professora e pesquisadora do PRODESE - Programa Descolonização e Educação, Rosângela Accioly Lins Correia e desenvolvido no âmbito do Colégio Municipal Santa Júlia localizado em Itinga, Lauro de Freitas. A iniciativa surgiu da constatação do legado do povo Tupinambá e dos povos africanos no município e através desse legado histórico são desenvolvidas atividades para as crianças colocando-as em contato com os vínculos de sociabilidade e as linguagens das comunalidades indígenas e africano-brasileiras afirmando e legitimando os valores comunais da Bahia.
Apresentação do projeto para a comunidade escolar pela educadora Rosângela Accioly.
O projeto IBI È MÍ DÍJO é desenvolvido com crianças de quatro anos e outras turmas da Educação Infantil que também participaram nos turno vespertino e matutino, envolvendo-as em várias “oficinas” lúdico-estéticas: contação de histórias; musicalização infantil; roda de capoeira; pesquisas; reconhecimento da história dos seus bairros; visita a aldeia indígena do município de Lauro de Freitas; organização de uma horta suspensa; oficina de xequerês, instrumento afro-brasileiro.
Agradecimentos a Diretora do Colégio Santa Júlia Rosilda,a vice Diretora Iêda, a coordenadora Rosameiry, todos os professores da Educação Infantil e auxiliares de classe que mantiveram um carinho muito especial com este trabalho.
Dança indígena com Limbo e Ipojucam
Atividade de pintura da visita à aldeia Thá-fene - alunos de 04 anos
oficina de xequerê - professor Sidney Argolo - alunos de 04 anos
Culminância do projeto com as crianças, professora Rosângela Accioly e a auxiliar de clase Teresa.
Professora Rosângela Accioly e a Diretora do Colégio Santa Júlia, Rosilda
Nenhum comentário:
Postar um comentário