OBIRIN
IYÁ IBEJI, Escultura de Marco Aurélio Luz
Comecemos as nossas homenagens conversando com o Oju Obá Marco Aurélio Luz sobre o significado de mulher na tradição afro-brasileira nagô. Nessa breve entrevista a ACRA Marco Aurélio destaca que na língua yorubá a palavra OBIRIN significa MULHER e demonstra que essa semântica “mulher” aprisionada na lógica das sociedades urbano-industriais não corresponde e não dá conta da infinitude de valores e linguagens que o universo simbólico afro-brasileiro apresenta e legitima.
Marco Aurélio lançou recentemente o livro “TUN ONÁ RI RETOMANDO O CAMINHO” que aborda aspectos das culturas africano-brasileiras e a visão de mundo que se expressa através de refinados códigos estéticos e suas formas de comunicação.
Acompanhem a entrevista consultando a escultura na foto acima para identificar a riqueza da simbologia expressa.
ENTREVISTA
ACRA - Fale-nos do significado de mulher na tradição afro-brasileira nagô.
Marco Aurélio Luz - Na tradição nagô a mulher, obirin, está representada por seus mistérios e poderes imutáveis. Na tradição a linguagem e as instituições elaboraram a essência dos seres no caso o ser da mulher é uma expressão do princípio feminino da existência.
ACRA - Você recentemente fez uma exposição de suas esculturas no foyer do Teatro UNEB e entre elas estava uma escultura representando o princípio feminino da existência. Você poderia comentar a simbologia dessa escultura?
Marco Aurélio Luz -
ACRA - A IYÁ IBEJI expressa em sua simbologia esses valores?
Marco Aurélio Luz -
ACRA - Na escultura vemos outro abebe também gravado na figura de um ovo.O que significa?
Marco Aurélio Luz -
ACRA - Na base da escultura você esculpiu umas ondulações o que representam?
Marco Aurélio Luz - Contornando a escultura na base, tem a representação de água corrente, expressão da natureza regida pelos poderes de Oxum, simbolizando também o corrimento menstrual símbolo do poder de fertilidade feminina. Oxum representa poderes de beleza, encantamento e sedução da jovem mãe. Conforme uma saudação da tradição africana relatada por Fatumbi Verger, "Oxum limpa suas jóias de cobre antes de limpar seus filhos".
Atrás da escultura, referência e alusão a passado, poente, dois pássaros caracterizando a proteção das IYA-MI, as antigas e venerandas mães ancestrais, que se consubstanciam em pássaros, peixes ou sereias...
Muitos outros aspectos podem ser abordados sobre OBIRIN é um assunto que não tem fim.
ACRA - Mais uma vez agradecemos sua valiosa colaboração nos ajudando a consolidar o blog da ACRA.
Há criaturas que reencarnam com o propósito divino de despertar consciências, libertando-as da estagnação no roteiro evolutivo. Decididamente, um desses seres é o nosso Marco Aurélio Luz. Deus o ilumine, cada vez mais, nessa luminosa senda. Cumprimentos.
ResponderExcluirEstou passando a conhecer a grande contribuição de Marco Aurélio Luz ao povo africano-brasileiro em minha Graduação pela UNEB e fico feliz e orgulhoso em ter não só referênciais teóricos de bases fundamentadas, mas representadas plasticamente em suas obras. Felicidades! Que a infinita luz de olorum permaneça a nos iluminar através de seus passos.
ResponderExcluir