sexta-feira, 11 de junho de 2010

“ESTOU SONHANDO!”

Foi assim que o Bispo Desmond Tutu se referiu ao manifestar a imensa alegria que o tomou na abertura festiva da Copa do Mundo no dia 10 de junho de 2010.
Para as crianças e jovens que ainda não conhecem apresentamos no nosso blog mais uma personalidade importante na história da luta contra o apartheid na África do Sul, estamos falando de Desmond Mpilo Tutu, o carismático bispo Desmond Tutu. Desmond Tutu é bispo da Igreja Anglicana e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por dedicar a sua vida na luta pelo fim do Apartheid.
Ele andou por várias partes do mundo conversando com lideranças e as populações de diversos países, conclamando a todos/as para dizerem NÃO, ao regime do apartheid que durante décadas maltratou e aniquilou a vida de gerações negras sul africanas.
O regime do apartheid foi assumido institucionalmente através de Lei,criada pelos brancos da África do Sul em 1948A Lei garantia aos brancos direitos jurídicos,políticos e econômicos,exigindo que os negros vivessem submetidos a eles e separados da população branca.
A Bahia em 1986 teve o prazer de receber e ouvir esse homem carismático e que nos apresentou um discurso profundamente emocionante no largo do Pelourinho.
Inesquecível!

DESMOND TUTU VIVE "UM SONHO"

SOWETO, África do Sul — O prêmio Nobel da Paz e herói da luta contra o apartheid, Desmond Tutu, afirmou nesta quinta-feira que vive "um sonho" com a Copa do Mundo de futebol que abre amanhã na África do Sul.
´'Estou sonhando!', lançou ante 35.000 espectadores vestidos de verde e amarelo, cor da seleção nacional, reunidos no estádio de Orlando, em Soweto, para assistir a um concerto protagonizado por grandes estrelas.
'Queremos dizer ao mundo que esta lagarta feia que nós éramos, tornou-se uma borboleta bonita, mas muito bonita, tão bonita!', afirmou o ex-arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, em referência à queda do apartheid, há 16 anos.
'Somos todos Africanos!', proclamou Monsenhor Tutu, 78 anos, usando uma camiseta dos Bafana Bafana debaixo do pulover para se proteger do inverno austral, um boné amarelo enfiado até as orelhas e uma echarpe dos Onze em torno do pescoço.
'A África é o berço da humanidade', prosseguiu. 'Desejamos as boas-vindas em sua própria casa, a todos vocês, alemães, franceses!'
Fonte:http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jV4eCXlFHzrX1CL1FA0F64OAbuj

Nenhum comentário:

Postar um comentário