"As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da História da África e Cultura Afrobrasileira, oriundas da Lei 10.639/03 (que obriga o ensino da temática citada em todas as escolas), a Lei 11.645/08 (que altera o texto da anterior, incluindo a obrigatoriedade da História e Culturas Indígenas), associadas ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da História da África e Cultura Afrobrasileira e para a Educação das Relações Etnicorraciais são documentos que redirecionam a práxis pedagógica nas instituições de ensino em todo o país atualmente.
Nesse contexto, emerge a necessidade da formação continuada de educadores de todas as áreas e modalidades para o entendimento dessas novas orientações, que estão sendo acompanhadas por um articulado sistema: núcleos de pesquisadores das Instituições de Ensino Superior, associações de pesquisadores negros, órgãos de governos federal, estaduais e municipais, manifestações de movimentos sociais e entidades civis. Sabe-se, entretanto, que as iniciativas ainda não respondem a demanda existente.
As edições do SEMINÁRIO NACIONAL DE AFRICANIDADES E AFRODESCENDÊNCIA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES sempre enfocaram a formação dos profissionais da Educação, visando a divulgação e renovação das temáticas e abordagens sobre a experiência de povos negros na sociedade brasileira, desse modo promovendo atualização das práticas educacionais de seus participantes. Na primeira versão desse evento formativo, ocorrido em Fortaleza (CE), priorizou-se o tema Formação de Professores para a Educação das Relações Etnicorraciais; no segundo, em Vitória (ES), abordaram-se as Histórias de Vida. Em 2012, sua terceira edição propõe em Salvador (BA) a reunião de um público interessado no estudo da Estética e Tecnologias Negras."
Maiores informações http://www.ifbaiano.edu.br/eventos/seminarioafricanidades2012/apresentacao-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário