Imagem disponível em http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/02/instituto-cobra-cumprimento-de-lei-para.html
“AKPALÔ as linguagens
africano-brasileiras no currículo da Educação Infantil”,é o tema da pesquisa
desenvolvida pela professora Rosângela Accioly Lins Correia,no âmbito do
PRODESE.A pesquisa sob a orientação da Professora Narcimária Luz,procura
analisar as bases conceituais que estruturam os discursos que abordam a
Educação Infantil no Brasil, e neles, o conceito totalitário e uno de criança/infância. Uma das referências que provocaram a pesquisa, é o
documento do MEC que estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação
Infantil.
Através do discurso da Razão de Estado encontrado nas Diretrizes,
iremos fomentar reflexões e debates que promovam a superação do recalque às
alteridades civilizatórias que constituem nossa identidade nacional, bem como,
propor modos de pensar a Educação Infantil e
práticas pedagógicas que afirmem o direito à alteridade das crianças
brasileiras.
Alguns desdobramentos do projeto
aconteceram no primeiro semestre de 2013,como a oficina ARTE E SENSIBILIDADE no
dia 3 de maio, na Escola Municipal do Loteamento Santa Julia em Itinga,
município de Lauro de Freitas,a oficina Arte e Sensibilidade, um dos
desdobramentos do projeto “Akpalô Nossa História”de autoria da professora Rosângela
Accioly Lins Correia pesquisadora do PRODESE- Programa Descolonização e
Educação. A oficina contou com a colaboração do artista plástico Menelaw Sete.
Na sua trajetória reconhecida internacionalmente, o artista baiano Menelaw Sete
recebeu prêmios na França e Itália.
Professora Rosângela Accioly
Oficina
Arte e Sensibilidade contou com a presença do Secretário de Educação em Lauro
de Freitas Edmilson Pereira, Professora Rosângela Accioly, Menelaw
Sete, Diretora do Departamento Pedagógico Vânia Pessoa.
Oficina
Arte e Sensibilidade contou com a presença de Nicole Accioly, da
Vice-Diretora Marilene
Silvestre e da Diretora Luzinete Sales.
Imagem disponível em http://informativohumaita.wordpress.com/orirere/
Em 24 de maio de 2013,a
professora Rosângela foi a Curitiba receber o Prêmio Orirerê,e na oportunidade
participou de debates,palestras realizou
palestra e oficinas divulgando o projeto de sua autoria.
Também participou da Mesa Redonda
intitulada “Intelectuais Negras Descolonizando a Educação” que recebeu a
professora do município de Lauro de Freitas Márcia Cristina da luz Santana de
Santana da faculdade de ciências humanas da Paraíba/UNASUR.
Professora Rosângela Accioly integrou a Mesa
Redonda Intelectuais Negras Descolonizando a Educação.
Marlei Presidente e Zelador
Cultural Zelador Candieiro do Centro Cultural Humaitá,Professora Rosângela Accioly e a Professora
Marli Peron, da CERDE - SEED.
"Força Trans-formadora dos Caminhos das Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas" foi a oficina
de contação de histórias ministrada pelas professoras Ria de Cássia e Rosângela
Accioly .Nesta oficina,foram promovidas vivências com histórias
e mitos afro-brasileiros e indígenas, e através do artigo "Casa Grande Senzala e Kilombos: Qual o Território do Currículo dos Cursos de Formação de Professores?" de Narcimária Luz, 2001publicado no do Sementes Caderno de Pesquisaas professoras fizeram uma discussão teórica.
Ainda como desdobramento do
projeto AKPALÔ de autoria da pesquisadora Rosângela Accioly,acontecerá no dia17 de julho às 19hs, no
Centro de Cultura Mãe Mirinha de Portão, km 7,5 em Lauro de Freitas,palestra
com a Professora Eliane Cavalleiro
abordando o tema “Perspectivas e Discussões nos 10 anos da Lei 10.639.03”.
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