Por Marco Aurélio Luz
Na festa de premiação do MTV EMA de 2014 em Glasgow, o
roqueiro Ozzy Osbourne foi contemplado com o prêmio Ícone Global por uma carreira de destaque já de muitos anos com a
banda Black Sabbath.
Apresentação Crazy Train pelos roqueiros Simon Neil, Miles Kennedy, e Slash.
Foto diponível na internet.
Há algum tempo a tecnologia envolvida numa apresentação musical é a atração principal.
Essa predominância do valor da técnica é um ideal da
sociedade burguesa desde os tempos de Leonardo Da Vinci, do tempo das ¨Grandes
Descobertas¨ que iniciam a modernidade, até as ¨Guerras Mundiais¨ e a ¨Guerra
Fria¨. A indústria armamentista sempre lidera a corrida da técnica que depois
se desdobra na ideologia do conforto, e na indústria cultural. Tudo isso regido
pelo valor atribuído a acumulação de capital.
Avião bombardeando o Vietnã
Foto disponível na internet
Numa cena do filme Macunaíma quando o herói sai do sertão e
chega à grande cidade fica sarapantado de ver e tantos automóveis passando na noite
com suas luzes feéricas. Então encabulado e encafifado fica pensando pensando
até que sentenciou: a cidade era para as máquinas e não para gente.
Filme Macunaíma de 1969 escrito e dirigido por Joaquim Pedro
de Andrade baseado na obra homônima de Mário de Andrade.
Macunaíma e seus irmãos chegam na cidade grande.
Foto disponível na internet
Com uma interpretação única com pouco acompanhamento de guitarra e percussão, um leve back vocal, num contexto do clímax da ideologia de PAZ E AMOR ele marcou sua presença na história da música.
Joe Cocker em Woodstock.
Foto disponível na internet
Naquela ocasião o trem estava desenfreado porém caminhava nos trilhos. Todos sabiam o que queriam, ¨with a little help from my friends¨ (com uma pequena ajuda de meus amigos) . Sua interpretação da música dos Beatles ganhou o mundo.
Yoko e John em famoso ato de protesto contra a guerra.
Foto disponível na internet.
O rock como música afro-americana sempre se destacou por se
distanciar dos cânones estéticos puritanos que procuravam reger o contexto da
música. Se o jazz revolucionou pelas novas formas de composição musical,
todavia manteve-se numa forma e atmosfera bem comportada de concerto erudito
para poder existir.
Com James Brown e outros ele inclui novos elementos estéticos a nova musicalidade. Figurinos fulgurantes e dança rítmica compõem as apresentações com gritos e sincopas. O swing transborda dos instrumentos.
Com Michael Jackson o curso desse rio se alarga inundando de
criatividade a indústria cultural.
Conjunto de Jazz em 1925.
Foto disponível na internet
Com James Brown e outros ele inclui novos elementos estéticos a nova musicalidade. Figurinos fulgurantes e dança rítmica compõem as apresentações com gritos e sincopas. O swing transborda dos instrumentos.
James Brown foi figura estelar na divulgação do rock.
Foto disponível na internet.
Como na capoeira, surpresa dos golpes, esquivas e negaças,
disfarces e metamorfoses regem um caminho, do penteado black power nos inicios
do Jackson Five, a transformação em uma pantera negra no clip Black or White; quando então já era o
rei do pop superando a tudo e a todos. Inclusive começa a aceitar a maximização
da tecnologia para percorrer o caminho da indústria cultural para implodi-la
com valores de encantamento e beleza.
Michael Jackson o rei do pop.
Foto disponível na internet
Noutro ramal do rock desde Elvis Presley, passando pelos Beatles chegamos ao TREM MALUCO.
Como disse John Lennon aqui o sonho acabou e em seu lugar a
perda de sentido dos valores da contra cultura, caracteriza o descarrilamento
do trem. Em seu lugar a indústria cultural propõe o endeusamento da técnica, os
efeitos especiais, que exigem complexa equipe de especialistas e dinheiro...
O contexto de Ozzy Osbourne depois da guerra fria é de
espanto e angústia em meio a novas explosões. O trem descarrila e deixa todos
atônitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário