Símbolo da IIª COMTOC e do INTECAB
O QUE É INTECAB
Instituto Nacional da
Tradição e Cultura Afro-Brasileira
ORIGEM
O Instituto Nacional da Tradição e Cultura
Afro-Brasileira-INTECAB, é resultado de um longo processo e emergiu como
necessidade nacional , decorrente do intenso movimento internacional promovido
pela Conferência Mundial da Tradição dos Orixá e Cultura -COMTOC. Esse processo
desenvolveu-se no início da década de 1980, quando chefes religiosos da África
, América do Norte , América do Sul (incluindo o Brasil) e Caribe reuniram-se
em New York , no Caribbean Cultural Center. Estiveram presentes no Encontro
Deóscoredes Maximiliano dos Santos , o Mestre Didi, Alapini do Culto aos Eguns;
o então Reitor da Universidade de Ilê Ifé(Nigéria), Wande Abimbolá; o Ougan
Vodun do Haiti Max Bauvoir; o Babalawô Lucumi de Cuba, Julito Collazo; e com a
colaboração da Presidente do Caribbean Cultural Center, Marta Vega (EUA) e a
Coordenadora Geral da Sociedade de Estudos das Culturas e da Cultura Negra no
Brasil-SECNEB , Juana Elbein dos Santos (Brasil).
Ougan Max Beauvoir, Reitor Wande Abimbola, Babalawo Julito Collaso, Alapini Deoscoredes M. dos Santos.
Foto: Acervo M.A.Luz
Nessa ocasião foi discutida a possibilidade de intercâmbio a nível mundial da tradição dos Orixá e sua cultura , assumindo esse Encontro de New York importância histórica de iniciar o processo contra a fragmentação da religião de origem africana no mundo. Os líderes religiosos decidiram promover Conferências internacionais , as COMTOCS, Conferência Mundial da Tradição dos Orixá e Cultura, para dar continuidade ao processo de unificação. Logo em 1981, realizou-se em Ilê Ifé na Nigéria, a Iª COMTOC, organizada pelo Departamento de Leitura e Língua Africana da Universidade de Ifé , com apoio do Caribbean Cultural Center e da Sociedade de Estudos das Culturas e da Cultura Negra no Brasil-SECNEB.
No final da Conferência foi recomendado a realização da próxima em Salvador Bahia.
Mestre Didi Alapini faz pronunciamento durante a abertura da Iª Comtoc.
Foto Marco Kalish
Acervo: M.A. Luz
Reitor Wande Abimbola de Universidade de Ifé saúda representantes da delegação brasileira, Iya Bido de Iyemanja e Elefunde Juana Elbein dos Santos.
Foto: Marco Kalish
Acervo: M. A. Luz
Reunião preparatória para IIª Comtoc realizada na sede da SECNEB
A IIª COMTOC foi realizada no Brasil em 1983 e trouxe para a Bahia os mais expressivos líderes religiosos e intelectuais ligados ao culto dos orixá no mundo.
Essa Conferência aconteceu no Centro de Convenções de Salvador .
Os comite organizadores Internacional e Nacional recepcionaram as delegações visitantes. Destaque do comite internacional para o reitor Wande Abimbola, Marta Moreno Vega do Caribean Culture and Arts Center e Mestre Didi Alapini, Moli Haiye de Trinidad y Tobago, dentre outros. No comite nacional destaque para Mestre Didi Alapini, Stella Azevedo Iyalorixá nile Axé Opo Afonja, Everaldo Duarte Abajigan do kerebetan Bogun, Edivaldo Brito Ogan, Juana E. dos Santos Elefunde, Marco Aurélio Luz Elebogi ambos do ilê Axipa, dentre outros.
Mesa de abertura da IIª COMTOC em Salvador.
Foto Arthur Ikissima
Acervo: M. A. Luz
Personalidades presentes no auditório do Centro de Convenções;Iyalorixa Jitolu Mãe Hilda também inspiradora do bloco Afro Ilê Aiye, Oba dos EUA, e o Ogan Otun Jagun Professor Abade de Oliveira do Ile Iya Nasô
Foto: Arthur Ikissima
Acervo M. A. Luz
Visita das delegações aos ile Axé. No popular Gantuá, ile Oxóssi a presença de Iya Bido de Iyemanja e o célebre escultor Fakeiye dentre outros.
Foto: Arthur Ikissima
Acervo M.A. Luz
Oje Aureliano, iya alejo Nigéria, Elefunde Juana E. dos Santos, Otun Oju Oba Marco Aurélio Luz, Reitor Wande Abimbola do Comite Internacional, Iyalorixá Rute de Souza, okurin alejo Venezuela,
Mestre Didi Alapini do Comite Internacional, Oje Amilton, Oje Elejibe Eurico, okurin alejo Nigéria. Visita a Mini Comunidade Oba Biyi, experiência de vanguarda de Educação Pluricultural.
Foto: Acervo M.A. Luz
Já a IIIª COMTOC teve sede em New York, em 1986 , no Hunter College, com representantes dos EUA, Caribe, África e uma numerosa e expressiva delegação do Brasil.
Mestre Didi Alapini do comite Internacional e Stella Azevedo Iyalorixa Odé Kaiyode chefe da delegação brasileira na exposição individual de esculturas no Shambourg Center no Harlem durante a IIIª Comtoc em Nova York.
Foto: Acervo M. A. Luz
A participação da delegação brasileira foi um dos pontos altos da IIIª COMTOC, tendo seus integrantes contribuído com 38 comunicações escritas, ilustrações de dança e música sacras, concerto de percussão, exposição coletiva de artistas plásticos e uma exposição individual de esculturas do Mestre Didi, no Schambourg Center.
Everaldo Duarte Abajigan, Marco Aurélio Luz Otun Oju Oba, Mestre Didi Alapini, Nivaldo Hupsel Dewey Adewalu Oluwo. Mesa de Comunicações.
Foto: Acervo M. A. Luz
Integrantes da delegação brasileira, Marco Aurélio Luz Otun Oju Oba, Stella Azevedo Iyalorixa Odé Kaiyode Everaldo Duarte Abajigan, Clyde Morgan Ogan Obatala.
Foto: Acervo M. A. Luz.
CRIAÇÃO:
Foto Marco Kalish
Acervo: M.A. Luz
Reitor Wande Abimbola de Universidade de Ifé saúda representantes da delegação brasileira, Iya Bido de Iyemanja e Elefunde Juana Elbein dos Santos.
Foto: Marco Kalish
Acervo: M. A. Luz
A IIª COMTOC foi realizada no Brasil em 1983 e trouxe para a Bahia os mais expressivos líderes religiosos e intelectuais ligados ao culto dos orixá no mundo.
Essa Conferência aconteceu no Centro de Convenções de Salvador .
Os comite organizadores Internacional e Nacional recepcionaram as delegações visitantes. Destaque do comite internacional para o reitor Wande Abimbola, Marta Moreno Vega do Caribean Culture and Arts Center e Mestre Didi Alapini, Moli Haiye de Trinidad y Tobago, dentre outros. No comite nacional destaque para Mestre Didi Alapini, Stella Azevedo Iyalorixá nile Axé Opo Afonja, Everaldo Duarte Abajigan do kerebetan Bogun, Edivaldo Brito Ogan, Juana E. dos Santos Elefunde, Marco Aurélio Luz Elebogi ambos do ilê Axipa, dentre outros.
Foto Arthur Ikissima
Acervo: M. A. Luz
Personalidades presentes no auditório do Centro de Convenções;Iyalorixa Jitolu Mãe Hilda também inspiradora do bloco Afro Ilê Aiye, Oba dos EUA, e o Ogan Otun Jagun Professor Abade de Oliveira do Ile Iya Nasô
Foto: Arthur Ikissima
Acervo M. A. Luz
Elejibo rei de Ejibo faz uma saudação as delegações presentes na IIª COMTOC
Foto: Arthur Ikissima
Acervo: M.A. Luz
Foto: Arthur Ikissima
Acervo M.A. Luz
Oje Aureliano, iya alejo Nigéria, Elefunde Juana E. dos Santos, Otun Oju Oba Marco Aurélio Luz, Reitor Wande Abimbola do Comite Internacional, Iyalorixá Rute de Souza, okurin alejo Venezuela,
Mestre Didi Alapini do Comite Internacional, Oje Amilton, Oje Elejibe Eurico, okurin alejo Nigéria. Visita a Mini Comunidade Oba Biyi, experiência de vanguarda de Educação Pluricultural.
Foto: Acervo M.A. Luz
Já a IIIª COMTOC teve sede em New York, em 1986 , no Hunter College, com representantes dos EUA, Caribe, África e uma numerosa e expressiva delegação do Brasil.
Mestre Didi Alapini do comite Internacional e Stella Azevedo Iyalorixa Odé Kaiyode chefe da delegação brasileira na exposição individual de esculturas no Shambourg Center no Harlem durante a IIIª Comtoc em Nova York.
Foto: Acervo M. A. Luz
A participação da delegação brasileira foi um dos pontos altos da IIIª COMTOC, tendo seus integrantes contribuído com 38 comunicações escritas, ilustrações de dança e música sacras, concerto de percussão, exposição coletiva de artistas plásticos e uma exposição individual de esculturas do Mestre Didi, no Schambourg Center.
Everaldo Duarte Abajigan, Marco Aurélio Luz Otun Oju Oba, Mestre Didi Alapini, Nivaldo Hupsel Dewey Adewalu Oluwo. Mesa de Comunicações.
Foto: Acervo M. A. Luz
Integrantes da delegação brasileira, Marco Aurélio Luz Otun Oju Oba, Stella Azevedo Iyalorixa Odé Kaiyode Everaldo Duarte Abajigan, Clyde Morgan Ogan Obatala.
Foto: Acervo M. A. Luz.
CRIAÇÃO:
A criação do INTECAB foi proposta no Brasil após a IIIª
COMTOC, durante o Iº Encontro Nacional da Tradição dos Orixá e Cultura,
realizado em Salvador , no Ilê Axé Opô Afonjá , em agosto de 1987, coordenado
por Mãe Stella Azevedo e o Alapini, Mestre Didi.
Manoel Costa Dirigente do Terreiro de Pai Adão no Recife, Mestre Didi Alapini, Doné Nicinha Gamo Lokosi do kerebetan Bogun. no Iº Encontro Nacional da Tradição dos Orixa e Cultura.
Foto: Acervo M.A. Luz
Iyalorixa Ode Kaiyode Mãe Stella, Iya Silvia de S. Paulo, Oba Are Antonio Olinto, Alagba Domingos dos Santos, Alapini Mestre Didi.
Foto: Acervo M. A. Luz
Mesa de Comunicações
Foto: acervo M.A. LUZ
O Encontro contou com a participação de expressivos representantes dos diversos estados brasileiros.A proposta de criação do Instituto INTECAB foi encaminhada para discussão , reflexão e sugestões aos representantes dos estados participantes.
Naquela ocasião foi apresentado uma primeira proposta de
estatuto, cujo teor em determinado ponto gerou debates entre as delegações
presentes.A discussão centrou-se em se o INTECAB deveria ou não abranger a
tradição afro-brasileira e seus desdobramentos, aí incluída a Umbanda e outras
correlatas, desde que mantivessem a preservação de seus princípios originais
afro-brasileiros.
Essa polêmica gerou alegações de Mãe Stella Iyalorixá do ilê
Axé Opô Afonjá para pronunciar uma carta de renúncia ao cargo de coordenadora
da reunião, que então foi transferida de local e continuou na sede da Sociedade
de Estudos das Culturas e da Cultura Negra no Brasil –SECNEB , agora novamente a reunião ficou com a coordenação de Deóscoredes Maximiliano dos
Santos , Mestre Didi, Alapini,Sacerdote
Supremo do Culto aos Ancestrais, e continuou com as demais delegações que acordaram com a
continuidade da concretização do INTECAB.
Nesse 1º Encontro Nacional da Tradição dos Orixá e Cultura decidiu-se a criação do Conselho Religioso Nacional, que voltou a reunir-se em outubro de 1987, com representantes de cada estado, decidindo-se pela criação do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira –INTECAB e sua instalação da coordenação nacional na Bahia. Ao mesmo tempo, foram criadas coordenações regionais em cada um dos estados fundadores,que são: Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão e Minas Gerais.Posteriormente foram criadas as coordenações estaduais de São Paulo , Pará,Sergipe e Paraíba.
Nesse 1º Encontro Nacional da Tradição dos Orixá e Cultura decidiu-se a criação do Conselho Religioso Nacional, que voltou a reunir-se em outubro de 1987, com representantes de cada estado, decidindo-se pela criação do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira –INTECAB e sua instalação da coordenação nacional na Bahia. Ao mesmo tempo, foram criadas coordenações regionais em cada um dos estados fundadores,que são: Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão e Minas Gerais.Posteriormente foram criadas as coordenações estaduais de São Paulo , Pará,Sergipe e Paraíba.
O objetivo principal do INTECAB é preservar os valores
espirituais,culturais e científicos da religião tradicional africana no Brasil
e seus desdobramentos, aprofundando o intercâmbio nacionalmente e internacionalmente.
A instância superior do INTECAB é o Conselho Religioso,
integrado por altos dignatários das comunidades-terreiro da Bahia, Minas
Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Pará,Sergipe e Paraíba.
Em 1988 foi realizado o Encontro Nacional do INTECAB com participação da SECNEB.
O Encontro Nacional foi realizado no Centro de Convenções de Salvador.
Foto: Acervo M.A. Luz
Exposição de arte sacra no Centro de Convenção
Foto: Acervo M. A. Luz
Escultura Gelede do culto as Mães Ancestrais
Foto: M. A. Luz
No Centro de Convenções de Salvador a delegação de Pernambuco apresentou os tambores Bata do Terreiro de Pai Adão que estavam escondidos desde a perseguição policial.
Foto: Acervo M. A. Luz
O Coordenador do Conselho Religioso é o Alapini Deóscoredes Maximiliano dos Santos , o mestre Didi,Sacerdote Supremo do Culto aos Ancestrais, e um dos sete membros fundadores do 1º Comitê Internacional da COMTOC. A partir da sua organização,outros estados brasileiros tiveram seus representantes incorporados ao INTECAB.
Em 1988 foi realizado o Encontro Nacional do INTECAB com participação da SECNEB.
O Encontro Nacional foi realizado no Centro de Convenções de Salvador.
Foto: Acervo M.A. Luz
Exposição de arte sacra no Centro de Convenção
Foto: Acervo M. A. Luz
Escultura Gelede do culto as Mães Ancestrais
Foto: M. A. Luz
No Centro de Convenções de Salvador a delegação de Pernambuco apresentou os tambores Bata do Terreiro de Pai Adão que estavam escondidos desde a perseguição policial.
Foto: Acervo M. A. Luz
O Coordenador do Conselho Religioso é o Alapini Deóscoredes Maximiliano dos Santos , o mestre Didi,Sacerdote Supremo do Culto aos Ancestrais, e um dos sete membros fundadores do 1º Comitê Internacional da COMTOC. A partir da sua organização,outros estados brasileiros tiveram seus representantes incorporados ao INTECAB.
Para o INTECAB não cabe , no contexto das Américas,
pretender superar ou fragmentar as diversas manifestações religiosas herdadas
ou emergentes da vertente africana sem pretender interferir ou misturar essas
variáveis da religião tradicional africana-resultante dos diferentes
territórios e nações de origem africana e de posteriores elaborações
sócio-históricas.O INTECAB propõe absoluto respeito a essa diversidade,sem
estabelecimento de hegemonia de nenhuma nação ou das diversas expressões dentro
da religião africana.Seu lema: União na Diversidade.
Encontro Nacional do INTECAB em Pernambuco
Encontro Nacional do INTECAB no Centro de Convenções em Recife.
Foto: Acervo M. A. Luz
O INTECAB não é uma instituição religiosa de caráter litúrgico,embora composta em sua maioria por integrantes da comunalidade espiritual africano-brasileira, que visam a preservação, continuidade e expansão dos valores da tradição, propondo-se a atuar através de aprofundamentos teológicos e litúrgicos, a expansão cultural através de intercâmbios e de trocas de experiências. O INTECAB é um Instituto de caráter deliberativo.
Representantes de S. Paulo, Comissão de Cultura, representante de Minas Gerais que apresentou um Código de Ética, e representantes do Maranhão. Reunião do INTECAB.
Foto acervo: M. A. Luz
A estratégia do INTECAB não possui caráter punitivo,mas sim, de apoiar os valores genuínos que constituem as culturas e religiões africano-brasileiras.
Encontro Nacional do INTECAB em Pernambuco
Foto: Acervo M. A. Luz
Foto: Acervo M. A. Luz
O INTECAB não é uma instituição religiosa de caráter litúrgico,embora composta em sua maioria por integrantes da comunalidade espiritual africano-brasileira, que visam a preservação, continuidade e expansão dos valores da tradição, propondo-se a atuar através de aprofundamentos teológicos e litúrgicos, a expansão cultural através de intercâmbios e de trocas de experiências. O INTECAB é um Instituto de caráter deliberativo.
Representantes de S. Paulo, Comissão de Cultura, representante de Minas Gerais que apresentou um Código de Ética, e representantes do Maranhão. Reunião do INTECAB.
Foto acervo: M. A. Luz
A estratégia do INTECAB não possui caráter punitivo,mas sim, de apoiar os valores genuínos que constituem as culturas e religiões africano-brasileiras.
A Coordenação da Bahia recebeu a visita da Sra. Diop esposa do eminente cientista Sheik Anta Diop do Senegal.
Foto: Acervo M. A. Luz
ORGANIZAÇÃO
O órgão superior do INTECAB é o Conselho Religioso Nacional,
que congrega dois representantes dos Conselhos Regionais, mais o coordenador e
vice-coordenador nacional e membros
fundadores.
Este órgão estabelece as diretrizes fundamentais de atuação
dinâmica do INTECAB com base nos seus princípios e nas suas normas estatutárias
e regimentais, refletindo de forma coletiva sobre os problemas que afetam a
cultura e a tradição africano-brasileira.
O Conselho Consultivo, estabelece as relações entre o
Conselho Religioso e as Comissões Executivas.As Comissões são: Ciência e
Cultura, Inter-Comunidade, Comunicação e Relações Públicas, além das secretarias
Financeira e de Administração.
As comissões executam as propostas de ação oriundas dos
Encontros Nacionais e Estaduais, ocasião em que interagem o Conselho Religioso
e as Comissões através da plenária do Conselho consultivo que possui
representantes em cada Coordenação Estadual.
O INTECAB foi legalizado e registrado como Sociedade Civil
sem fins lucrativos , no 2º Cartório de registro Civil das pessoas Jurídicas ,
em Salvador.
Membros da
Coordenação Nacional:
Coordenador Nacional
Deoscoredes Maximiliano dos Santos Mestre Didi, Alapini
Vice – Coordenador
Everaldo Duarte, Abajigan
Representante do
Conselho Consultivo Nacional
Marco Aurélio Luz, Oju Oba e Elebogi
Comissão de Ciência e Cultura
Juana E. dos Santos, Elefunde
Comissão de Inter Comunidade
Raidalva Santos, Iyalorixá
Secretaria Financeira e Administração
Carlos Octávio Cardoso, Ogan
Fonte: Boletim Siwaju do INTECAB