sábado, 28 de agosto de 2010

ACRA ESPAÇO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Duas monografias foram apresentadas em 2010 no âmbito do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, abordando aspectos do cotidiano socioeducativo da ACRA. Através do Projeto de extensão PRODESE/DAYÓ, as pesquisas foram desenvolvidas pelas professoras e pesquisadoras do PRODESE Daniela Santana Cidreira dos Santos e Sara Soares ambas as orientandas de Professora Narcimária C.P. Luz.
A monografia “Contos Indígenas e Africano-Brasileiros,” de autoria da Professora Daniela Santana Cidreira dos Santos, apresenta uma rica abordagem lúdico estética vivenciada no cotidiano da ACRA. Para a pesquisadora”
“Os contos se constituem mais uma das linguagens exploradas com as crianças da ACRA. Dessa forma são realizadas oficinas no intuito de destacar através do universo dos contos indígenas e africano-brasileiros aspectos que promovem os laços de sociabilidade nessa territorialidade, resgatando assim a história do lugar como forma de fortalecer as identidades socioculturais das crianças dessas comunalidades presentes em Itapuã. A opção de trabalhar a partir da linguagem do universo simbólico dos contos originários desses povos surge da inquietação em perceber que essa e tantas outras formas de expressão aborígine e africana são excluídas da prática pedagógica da maioria de nossas escolas e, por conseqüência disso, nossas crianças ficam sem uma referência que as remetam à sua ancestralidade e com uma grande lacuna no que se refere à construção de sua identidade.”

Professora Daniela Cidreira Santos


Através do DAYÓ, a Professora Daniela selecionou contos, cujas narrativas caracterizam-se por afirmações pedagógicas socializadoras. São narrativas orais e que dão formas singulares às formas de educação africano-brasileira e indígena, possuindo importante finalidade e função, porque, além de expressarem a arte, constituem o significado das diversas relações da humanidade com seu contexto técnico e estético. Os contos narrados ilustram o significado de conhecimentos e da ética das diversas representações simbólicas que ensinam e erigem a socialização.
A outra contribuição monográfica se dedicou a realizar ações voltadas para a “Valorização da cultura negra numa perspectiva de resgate da identidade das crianças e adolescente no âmbito da ACRA” de autoria da Professora Sara Soares dos Reis. A monografia procurou caracterizar o contexto do recalque a identidade africano-brasileira que aflige crianças e adolescentes na idade entre 09 a 14 anos que participam das atividades desenvolvidas na ACRA - Associação Crianças Raízes do Abaeté.Durante um ano a professora desenvolveu estudos,análises e coleta de dados como o objetivo de promover a superação do recalque entre as crianças e adolescentes,e enfatizar linguagens socioeducativas capazes de afirmar os valores de civilização africano-brasileiro no âmbito do ACRA. Sobre o resultado da pesquisa a professora sara comenta: ”... A pesquisa respaldada por análises de documentos iconográficos, entrevistas, e oficinas que traduziram a história das populações negras no Brasil, apelaram para artes plásticas e memoriais escritos pelas crianças. Conseguimos indicar perspectivas didático-pedagógicas que transcendam idéias preconceituosas e racistas que tentam recalcar o legado civilizatório africano no Brasil, de modo especial na Bahia”.



Professora Sara Soares

Gostaríamos de ressaltar que na avaliacão das Bancas examinadoras, as monografias receberam a nota máxima: primeiro, por atenderem plenamente as exigências de um trabalho científico-acadêmico; segundo, por apresentarem um impacto social relevante e original no campo da diversidade Cultural e Educação. A Banca examinadora da pesquisa “Contos Indígenas e Africano-Brasileiros,” de autoria da Professora Daniela Santana Cidreira dos Santos foi presidida pela Professora Narcimária Luz e composta pelas Professoras Claudia Sisan e Janice de Sena Nicolin. A Banca examinadora da pesquisa “Valorização da cultura negra numa perspectiva de resgate da identidade das crianças e adolescente no âmbito da ACRA” de autoria da Professora Sara Soares dos Reis foi presidida pela Professora Narcimária Luz e composta pelas Professoras Claudia Sisan e Jackeline Pinto do Amor Divino.

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