domingo, 12 de setembro de 2010

SEMINÁRIO ÉTICA DA COEXISTÊNCIA : DINÂMICAS TERRITORIAIS E COMUNALIDADE

Foto de Narcimária Luz


De 26 a 28 de setembro de 2001, a equipe PRODESE reuniu na Universidade do Estado da Bahia-UNEB aproximadamente seiscentas pessoas durante três dias,para refletir sobre o tema “ÉTICA DA COEXISTÊNCIA : DINÂMICAS TERRITORIAIS E COMUNALIDADE”.
O público ansiava por um espaço que reunisse debates e reflexões que indicasse perspectivas éticas capazes de promover a coexistência entre os povos, e isso no evento era o que poderíamos chamar de “oxigênio”,pois dias antes tinha ocorrido o atentado assumido pela Al Queda em 11 de setembro nos EUA, e todos os povos do planeta estavam em alerta/perplexos diante do ocorrido inclusive do um mapa semântico geopolítico que os EUA estabeleceu :o “eixo do bem” e o “eixo do mau”.
Nosso Seminário apresentou abordagens que só fizeram ratificar os direitos coletivos dos povos,as linguagens milenares que imantam os modos de sociabilidades dos povos,as políticas de genocídio e abandono institucionalizadas pela dinâmica imperialista de mundo,e como diante desse cenário erguer uma ética do futuro para as gerações que estão por vir. Foi um evento emocionante!
Aqui é importante destacar a mensagem do Professor Marco Aurélio Luz:


Assumir a riqueza da humanidade , que é sua diversidade e multiplicidade de formas de sociabilidade , significa abandonar a ética da subjugação e imposição de uma univocidade de ser procurando esvaziar a identidade do outro. Implica por outro lado, na aceitação da alteridade própria como princípio capaz de engendrar uma ética que proporcione novas formas de negociações dos problemas emergentes em determinados contextos sociais . Esta é para nós a possibilidade real de uma nova ordem nacional e mundial , mais equilibrada e harmônica . E não esqueçamos : para além da diversidade , todo sangue é vermelho.”

Essa mensagem influenciou a estruturação do Seminário Ética da Coexistência e também muitas das elaborações do PRODESE, contribuindo para o aprofundamento das questões no contexto do direito à alteridade civilizatória e Educação.
Insistindo sobre a importância do direito à alteridade civilizatória,máxima para a expansão da vida de todos os povos do planeta, trazemos dois vídeos com a mensagem "Imagine" de Jonh Lenon,visando destacar a urgência de continuarmos atentos e cuidadosos no plantio das sementes que inauguram a ética do futuro. O primeiro vídeo é o próprio Jonh que interpreta.O segundo são (re)criações com várias imagens e com a tradução da música.Escutem com o coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário