terça-feira, 24 de novembro de 2015

FACHO DE LUZ


O DEUS DE CARLITO ROCHA
Por Nelson Rodrigues
Estrela Solitária
Foto disponível na Internet

O Deus de Carlito Rocha… Chegou, enfim, o momento de fazer de Carlito Rocha o meu personagem da semana. Quer queiram, quer não, ele está atrelado ao fabuloso triunfo alvinegro sobre o Fluminense. E aqui pergunto: Qual teria sido a contribuição carlitiana para o título? E eu próprio respondo: Carlito ligou o jogo ao sobrenatural, pôs Deus ao lado do Botafogo e, mais do que isso, pôs Deus contra o Fluminense.
E, com efeito, três ou quatro dias antes do clássico, um jornalista foi provocar o velho Rocha. Ora, o Carlito nunca teve meias medidas, nunca! Bastaram duas ou três perguntas estimulantes para que dentro dele rugisse a imortal paixão botafoguense. Disse ele que Deus viera anunciar-lhe a vitória do Botafogo Um vaticínio divino é algo mais do que um palpite de esquina. No entanto, vejam vocês, nem o jornal que publicou a reportagem, nem o leitor, nem a torcida, ninguém acreditou nem em Carlito, nem na visão, nem mesmo em Deus. As declarações do velho Rocha, tão honestas e incisivas, pareceram a nós, impotentes da fé, uma simples e cruel piada de jornal. E um amigo, pó-de-arroz como eu, veio perguntar-me: ‘Viste o Deus de Carlito?’ Eu não tinha visto o jornal ainda, mas as palavras do meu amigo ficaram ressoantes em mim. ‘Deus de Carlito...’ E, subitamente, eu compreendi o seguinte: não há um Deus geral, não há um Deus de todos, não há um Deus para todos. O que existe, sim, é o Deus de cada um, um Deus para cada um. Por outras palavras, um Deus de Carlito, um Deus do leitor, um Deus meu e assim por diante. Graças ao Carlito criava-se uma relação entre o Botafogo e o sobrenatural e o clássico decisivo passava a adquirir um pouco de eternidade.



Carlito Rocha e Biriba o “cão encantadoFoto disponível na Internet
Veio o jogo. Com a nossa impetuosidade tínhamos da batalha uma visão crassamente realista: só cuidávamos dos aspectos técnicos, tácticos e físicos.
 Eu próprio vivia perguntando, a um e a outro, na minha aflição de pó-de-arroz: O Leo joga? O Leo não joga? Em suma, pensava em Leo, em Pinheiro, em Cacá ou Valdo. Mas não chamava o meu Deus. Ao passo que o velho Rocha sabe o quanto acrescenta a qualquer pelada do Botafogo a dimensão da sua fé. Eu não vi, nem ouvi, durante toda a semana do jogo, um tricolor falar em Deus. E porquê? Pelo seguinte: achamos que Deus não se interessa por futebol, portanto, nós o excluímos das atribuições da nossa torcida. Domingo nunca houve um clube tão sem Deus como o Fluminense. Ora, nenhum brasileiro consegue ser nada, no futebol ou fora dele, sem a sua medalhinha de pescoço, sem os seus santinhos, sem as suas promessas, e numa palavra, sem o seu Deus pessoal e intransferível. É esse místico arsenal que explica as vitórias esmagadoras. Portanto, os motivos, eu acredito piamente, na contribuição de Carlito para o perfeito, o irretocável triunfo alvinegro. E de resto, como não gostar do Deus do velho Rocha? Deus tão cordial, íntimo, terno, que se incorporou à torcida botafoguense e viveu com a torcida botafoguense aqueles eternos noventa minutos.

Nossa Senhora associada a Oxum protetora do Botafogo relacionada com a simbologia do nº 7
Foto disponível na Internet

Jogadores do Botafogo campeão brasileiro da série B agradecem no Estádio Mané Garrincha
Foto: Francisco Stuckert Lance/Press disponível na internet
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Crônica publicada em 1957 e o autor se refere a final do campeonato carioca de 1957 no Maracanã. Vitória do Botafogo 6x2 Fluminense.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

HOMENAGEM AO 20 DE NOVEMBRO - NOSSAS MÃES ANCESTRAIS






MITO E METAMORFOSES DAS MÃES NAGÔ: ARTE SACRA NEGRA.

Parte I


O legado civilizatório africano-brasileiro, se constitui originalmente na reposição dos cultos aos ancestrais, no culto às forças que regem a natureza, e no poder do culto da revelação dos destinos e caracteriza  a presença dos ancestrais no Brasil e nas Américas em geral.
Aproveitando o "Dia da Consciência Negra" saudamos e pedimos a proteção dos ancestres e ancestrais.



quinta-feira, 12 de novembro de 2015

1ª MARCHA DE EMPODERAMENTO CRESPO DE SALVADOR- MARCHEMOS CAMINHANDO E CONSTRUINDO AS CANÇÕES

 Por Caroline Nepomuceno


“Só há poucos anos é que deixei de me preocupar com o quê os outros possam dizer sobre o meu cabelo. Só nesses últimos anos foi que eu senti consecutivamente o prazer lavando, penteando e cuidando do meu cabelo. Esses sentimentos me lembram o aconchego e o deleite que eu sentia quando menina, sentada entre as pernas de minha mãe, sentindo o calor do seu corpo e do seu ser enquanto ela penteava e trançava o meu cabelo.”
Bell Hooks- Alisando o nosso cabelo.


Nos últimos meses, a cidade de Salvador tem construído e presenciado uma grande chuva de acontecimentos que irá deixar marcas profundamente no coração e na estética de milhares de mulheres, crianças e homens negros. Foi construída e realizada a 1ª Marcha de Emponderamento Crespo de Salvador, cuja comissão organizadora contou com  Naíra Gomes, Ivy Guedes, Lorena Lacerda, Vanessa Ribeiro, Milla Carol, Nadja Santos, Hilmara Bitencourt, Samira Soares, Andréa Souza, João Vieira, Chermie Ferreira e Jack Nascimento. A ideia da Marcha surgiu depois da 1ª Marcha de Orgulho Crespo que ocorreu em julho na cidade de São Paulo. Foi então, que a comissão se reuniu com o intuito de repetir o mesmo nas ruas da cidade de Salvador.




Foto Caroline Nepomuceno


Com o auxílio de grupos políticos e estéticos no Facebook conseguiram se organizar e mobilizar mais de três mil pessoas nas ruas de cidade de Salvador no último dia 7 de novembro de 2015. Em um cortejo negro-afro que seguiu da Praça do Campo Grande até a Praça Castro Alves, o que se ouvia era um clamar negro que se repetia : “Eu estou na rua é pra lutar pelo direito do cabelo encrespar!” e mais “Cabelo crespo não é moda, pelo contrário, é resitência e história!”.
As organizadoras da Marcha definem seus obejtivos de forma bem sucinta na página do Facebook:
A Marcha do Empoderamento Crespo é um ato político de reconhecimento identitário e fortalecimento de um povo que historicamente tem a sua existência negada. É necessário pautar o cabelo crespo, expressar nossa raiz e ancestralidade, mas entendemos que essa luta ultrapassa o viés estético, ela é um campo de afrontamento ao racismo. Através do debate afirmativo da estética negra, queremos empoderar o corpo negro, que é maioria na defasada e descontextualizada rede pública de ensino, que é maioria nos presídios, que morre todo dia pela ação violenta da polícia, que é arrastado por quilômetros pela viatura policial, que é maioria no subemprego, que é maioria entre os 'moradores de rua', que está vulnerável à violência, que é maioria numérica, porém, uma minoria política e social. Por isso, entendemos que o nosso movimento é relevante e necessário e vem pra somar às lutas antirracismo.
E mais, como forma a dialogar com diferentes comunidades locais, ocorreram duas Pré- Marchas. A primeira pré- marcha ocorreu no dia 29 de setembro de 2015, no bairro do Cabula, no campus da Universidade do Estado da Bahia, contando com um público de 100 pessoas. A Pré- Macha contou com intervenções artísticas, oficinas de turbantes e rodas de debates, além de abrir espaços para jovens empreendedoras negras.

Foto Caroline Nepomuceno


A segunda pré- marcha aconteceu no bairro do Nordeste de Amaralina, no dia 17 de outubro de 2015. Organizada próxima ao ao dia das crianças (12 de outubro), estas se mostraram como pauta principal da marcha. Entre oficinas de turbantes, contação de histórias e contos infantis, rodas de conversas, produções de cartazes e apresentações artísticas do Grupo Boca Quente e do grupo de percussão Quabales, do próprio bairro, a caminhada seguiu nas ruas finalizando seu trajeto com uma grande roda no largo do fim de linha do bairro.



Foto Caroline Nepomuceno


A 1ª Marcha de Emponderamento Crespo contou com o apoio a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado ( Sepromi), a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Secretaria de Políticas para Mulheres ( SPM Bahia), entre outros órgãos e organizações.
Como todos sabemos, o negro na sociedade brasileira construiu inúmeras formas de resistências, desde a criação e manutenção de quilombos, rebeliões, revoltas, construção de Irmandades, caixas de alforrias, constituição de movimentos sociais unificados, etc. Na década dos anos 1960, surge o movimento Black Power como forma de afirmação e valorização do corpo e estética negra.
Hoje encontramos novas formas de racismos na sociedade, por se encontrarem de forma velada e silenciosa, se torna mais perigoso e sutil. Com a utilização das redes sociais pela grande massa da população temos nos deparado com atitudes racistas que agridem desde pessoas anônimas aos olhos da mídia até modelos, atrizes e apresentadoras de TV.
Diante dessa urgência, é mais do que pertinente a necessidade de nos fortificarmos para enfrentar situações preconceituosas como as citadas. Atos políticos como o que foi proposto pela 1ª Marcha de Emponderamento Crespo devem servir de inspiração e de fortalecimento da identidade negra e, por que não, do seu empoderamento?
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Caroline Nepomuceno é Professora da Rede Municipal  de Educação

Fonte:







domingo, 8 de novembro de 2015

IPEAFRO PROMOVE HOMENAGENS A ABDIAS DO NASCIMENTO






Pessoas amigas, saudações!

O IPEAFRO vai comemorar o mês de novembro participando de diversas atividades nos três estados mais frequentados por Abdias! 

No próximo sábado (14/11), haverá duas atividades em São Paulo, terra de Abdias (nascido em Franca, ele recebeu em 1996 o título de Cidadão Paulistano):
  • Pela manhã (das 9h às 11h30), o Flink-Sampa promove uma mesa de debates seguida de sessão de autógrafos da biografia Grandes Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento, de Elisa Larkin Nascimento. 
  • À tarde (das14h às 18h), o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-ECA) da USP promove no SESC leitura dramatizada da peça de Abdias, Sortilégio (mistério negro) seguida de sessão de autógrafos da biografia. 
No Rio de Janeiro, cidade que abrigou o Teatro Experimental do Negro, Museu de Arte Negra e o ateliê e atual acervo de Abdias Nascimento, teremos:
  • Dia 16/11, uma tarde negra na PUC-Rio, das 14h às 19h. Em parceria com o NIREMA, o IPEAFRO vai exibir o filme "Abdias Nascimento", de Fernando Bola, mediar a mesa com Conceição Evaristo, Flávio Gomes e Carlos Santana e realizar um lançamento especial da biografia de Abdias como parte da cerimônia de inauguração de placa comemorativa em sua homenagem na sala do NIREMA.
  • No sábado seguinte (21/11), das 15h às 16h30, na Biblioteca Parque da Rocinha, haverá mostra do filme "Abdias Nascimento", de Fernando Bola, e em seguida debate e sessão de autógrafos com a autora da biografia, Elisa Larkin Nascimento 
Para encerrar, em Brasília, onde Abdias viveu momentos políticos de luta em defesa da população negra, será realizada no dia 26/11 a segunda outorga da Comenda Abdias Nascimento do Senado Federal às 11h, no Plenário do Senado.

Segue em anexo a programação desses eventos. 

Axé!

Elisa Larkin Nascimento, Ph.D.
IPEAFRO - Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros
Afro-Brazilian Studies and Research Institute
Rio de Janeiro, Brasil
(55) 21-2509-2176