Por Caroline Nepomuceno e Naiara Bittencourt
A Associação Crianças Raízes do Abaeté nas suas iniciativas socioeducativas,compôs o Projeto Biblioteca Viva em Itapuã para participar no final de 2010 do Edital Ponto de Leitura do Mais Cultura.
Da esquerda para a direita professora Naiara Bittencourt,Professor Narciso Patrocínio e Professora Caroline Nepomuceno
O projeto apresentado pela ACRA foi selecionado e premiado no dia 20 de junho de 2011 às 14 horas no Palácio da Aclamação.
Interior do Palácio da Aclamação no dia da cerimônia da premiação
A premiação contou com a presença de representantes dos de 146(cento e quarenta e seis) pontos de cultura selecionados pelo edital.As autoridades presentes foram o governador Jacques Wagner,do Secretário de Cultura de Albino Rubim e do Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon Ubiratan Castro de Araújo. Todos destacaram a importância do Edital Ponto de Leitura do Mais Cultura do Ministério da Cultura(MINC).
Governador Jacques Wagner
Secretário da Cultura Albino Rubim
A ACRA foi representada pelo Diretor Professor Narciso José do Patrocínio,Professoras Caroline Nepomuceno,Naiara Bittencourt,Jaqueline Pinto do Amor Divino e o Professor Magno dos Santos.
Professor Narciso no momento da assinatura do termo do edital do Ministério da Cultura
Da esquerda para a direita professor Magno Santos,professora Caroline Nepomuceno,oo centro professor Narciso patrocínio e professora Jackeline Amor Divino
O Projeto Biblioteca Viva em Itapuã enfatiza o desenvolvimento do hábito de leitura através de atividades lúdico-estéticas entre crianças,jovens e adultos de Itapuã. Entre os principais objetivos da ACRA no âmbito da Biblioteca Viva em Itapuã está: a disponibilização de espaços socioeducativos que proporcionem o contato direto com diversos gêneros literários; história e contos afrobrasileiros e indígenas; o fortalecimento da identidade cultural das crianças, jovens e adultos da territorialidade de Itapuã.
Para as professoras Caroline Nepomuceno e Naiára Bittencourt a Biblioteca Viva em Itapuã proposição institucional da ACRA é:
“O incentivo a leitura é mais que um ato de cidadania, mas sobretudo, a grandiosidade de conhecer o passado, compreender o presente e sonhar com o futuro."
As principais atividades a serem desenvolvidas no projeto: rodas de leitura,oficinas temáticas, visitas monitoradas a instituições culturais, exibição de filmes, exposições, etc. Entendemos assim, que o fortalecimento e o desenvolvimento do ato de ler são atividades imprescindíveis para o desenvolvimento humano e social. Além do mais, nossas atividades sempre têm como foco valorizar os moradores e suas histórias de vida e narrativas orais.
UHUHUHU!! ACRA queridaaa!! gUERREIRAS E GUERRREIROS!! Parabéns!!
ResponderExcluirFico imensamente feliz ao ver esta maravilha acontecendo! A magia e encanto do mundo da leitura agradecem!
Vocês aceitam minha parceria? Gostaria de contribuir com a Biblioteca Viva em Itapuã realizando oficina de cordel e doando cordéis meus! Fortalecer esta corrente comunal do ser / estar com. Vamos conversando!
Uma curiosidade: A professora Caroline Nepomuceno é irmã da atriz Aline Nepomuceno? Se for, que honra! Aline foi minha aluna no CRIA, no grupo CRIAPoesia, é meu orgulho e grande estrela desta vida!! Parabéns pela irmã que tens e por também brilhar na estrada da Educare!
Abração e inté + v!
Sérgio Bahialista