domingo, 14 de julho de 2013

AKPALÔ NOSSA HISTÓRIA:COMPONDO ESPAÇOS DE REFLEXÕES


 
“AKPALÔ as linguagens africano-brasileiras no currículo da Educação Infantil”,é o tema da pesquisa desenvolvida pela professora Rosângela Accioly Lins Correia,no âmbito do PRODESE.A pesquisa sob a orientação da Professora Narcimária Luz,procura analisar as bases conceituais que estruturam os discursos que abordam a Educação Infantil no Brasil, e neles, o conceito totalitário e uno  de criança/infância. Uma das  referências que provocaram a pesquisa, é o documento do MEC que estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
Através do discurso da Razão de Estado encontrado nas Diretrizes, iremos fomentar reflexões e debates que promovam a superação do recalque às alteridades civilizatórias que constituem nossa identidade nacional, bem como, propor modos de pensar a Educação Infantil e  práticas pedagógicas que afirmem o direito à alteridade das crianças brasileiras.

 
Professora Rosângela Accioly
 
 Alguns desdobramentos do projeto aconteceram no primeiro semestre de 2013,como a oficina ARTE E SENSIBILIDADE no dia 3 de maio, na Escola Municipal do Loteamento Santa Julia em Itinga, município de Lauro de Freitas,a oficina Arte e Sensibilidade, um dos desdobramentos do projeto “Akpalô Nossa História”de autoria da professora Rosângela Accioly Lins Correia pesquisadora do PRODESE- Programa Descolonização e Educação. A oficina contou com a colaboração do artista plástico Menelaw Sete. Na sua trajetória reconhecida internacionalmente, o artista baiano Menelaw  Sete  recebeu prêmios na França e Itália.
 
 
Oficina Arte e Sensibilidade contou com a presença do Secretário de Educação em Lauro de Freitas Edmilson Pereira, Professora Rosângela Accioly, Menelaw Sete, Diretora do Departamento Pedagógico Vânia Pessoa.
 
Oficina Arte e Sensibilidade contou com a presença de Nicole Accioly, da Vice-Diretora Marilene Silvestre e da Diretora Luzinete Sales.  
 
O projeto Akpalô Nossa História, recebeu o prêmio Orirerê Cabeças Iluminadas em Curitiba organizado pelo Centro Cultural Humaitá, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Fórum Permanente de Educação para as Relações Étnico-raciais, Conselho Municipal e Estadual de Educação.
 
Em 24 de maio de 2013,a professora Rosângela foi a Curitiba receber o Prêmio Orirerê,e na oportunidade participou de  debates,palestras realizou palestra e oficinas divulgando o projeto de sua autoria.
Também participou da Mesa Redonda intitulada “Intelectuais Negras Descolonizando a Educação” que recebeu a professora do município de Lauro de Freitas Márcia Cristina da luz Santana de Santana da faculdade de ciências humanas da Paraíba/UNASUR.
 




Professora Rosângela Accioly integrou  a Mesa Redonda Intelectuais Negras Descolonizando a Educação.
 
 
Marlei Presidente e Zelador Cultural Zelador Candieiro do Centro Cultural Humaitá,Professora Rosângela Accioly e a Professora
Marli Peron, da CERDE - SEED.
 
"Força Trans-formadora dos Caminhos das Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas" foi a oficina de contação de histórias ministrada pelas professoras Ria de Cássia e Rosângela Accioly .Nesta oficina,foram promovidas vivências com histórias e mitos afro-brasileiros e indígenas, e através do artigo "Casa Grande Senzala e Kilombos: Qual o Território do Currículo dos Cursos de Formação de Professores?" de Narcimária Luz, 2001publicado no do Sementes Caderno de Pesquisaas professoras fizeram uma discussão teórica.
Ainda como desdobramento do projeto AKPALÔ de autoria da pesquisadora Rosângela Accioly,acontecerá no dia17 de julho às 19hs, no Centro de Cultura Mãe Mirinha de Portão, km 7,5 em Lauro de Freitas,palestra com a Professora  Eliane Cavalleiro abordando o tema “Perspectivas e Discussões nos 10 anos da Lei 10.639.03”.

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