sábado, 8 de dezembro de 2012

“O SEGREDO DA MACUMBA”:40 ANOS DA PUBLICAÇÃO/O RETORNO DO REPRIMIDO PARTE 5


O SENHOR DOS CAMINHOS
Por Marco Aurélio Luz

Embora Exu seja um orixá da cosmogonia nagô, com o poder de proporcionar o movimento, ação, de gerir a comunicação e a circulação, o poder de abrir e fechar os caminhos, Exú L'Onan, o Senhor dos Caminhos, os caminhos do destino, os caminhos da circulação do corpo Exú Bara, O Rei do Corpo, na Umbanda ele possui algumas funções similares. "Seu Tranca Rua" que é o dono da gira" e proporciona todo poder da ação ritual. Há também empréstimos de uma relação com os candomblés Congo e Angola que cultuam Bombo Njila, Aluvaiá e outros nomes que circulam pela Umbanda. Todavia o panteão de entidades e a liturgia é distinta e cada qual possui seu próprio sistema ritual.
Na Umbanda do morro a gira de Exu começa por volta de meia noite após encerradas as de Caboclo e Preto Velho. Uma cortina cerra o altar e então começam as cantigas de Kimbanda invocando a presença de vários Exus e também uma versão feminina a Pomba Gira. A presença dos fiéis é muito concorrida.

Na Kimbanda ele mantém seu princípio fundamental Senhor do Movimento:

"Ele pisa num tôco

Ele pisa num galho

Exu balança

Exu não cái

Oh Ganga

É Exu ele pisa num tôco num galho só"

Durante a colonização os padres católicos procuraram projetar aspectos de suas teologias no significado de Exu comparando-o ou afirmando ser o diabo, o mal a ser combatido. Estratégicamente essa associação tem a intenção de combater a outra religião, isto é, o catolicismo visa a atacar exatamente o orixá que garante a existência e a dinâmica do sistema ritual nagô; pois sem movimento nada existe.
No Brasil, no culto nagô, embora se evite a manifestação de Exu, ele é fundamental para a realização da liturgia, dos rituais de culto aos ancestrais e aos orixá.
Na Umbanda Exú , embora tenha aqui e ali imagens que adotam a aparência do diabo e da diaba desdobrada do imaginário católico, na verdade durante o ritual nada tem a haver com o original significado delas projetadas do catolicismo. Aqui o Exu é uma das giras mais concorridas, ele se manifesta e é cultuado com muita fé para que os caminhos sejam abertos. O Senhor dos Caminhos, Exu Tranca Rua. Nessas imagens aparece um tridente, três pontas na forma de setas, indicando deslocadamente a encruzilhada de três pernas, orita, três caminhos sob o poder de Exu, quem abre ou fecha.

"O sino da igrejinha faz belem blem blão

Seu Tranca Rua que é dono da gira

Dono da gira que Ogum mandou"

A simbologia católica também aparece nas cantigas mas na verdade para reforçar o significado de Exu. Bem e mal são apenas referências circunstânciais de fechar ou abrir os caminhos de permitir a circulação da existência, dos destinos:

“Exu que tem duas cabêças

Oh ele olha sua banda com fé

Oh uma é Satanás do inferno

A outra é de Jesus Nazaré”

Por fim convém destacar a diferença de valores entre a tradição cultural africana e a europeia .
Na Europa a virgindade e a castidade são valores simbólicos valorizados e regem a moral das famílias monogâmicas. Garantia dos direitos de sucessão e herança dos bens econômicos a sociedade como um todo se constitui pelo valor de acumulação de capital.
Na africana ter muitos filhos e poder cria-los é um valor, pois assim os ancestrais serão melhor lembrados e cultuados garantindo a continuidade da tradição. Os valores estabelecem as regras das famílias poligâmicas. A sociedade se constitui pelo valor de expansão de gente.
Rituais de fecundidade e fertilidade também fazem parte das culturas da tradição.
Exu é orixá patrono da relação sexual. Promove as concepções e as gestações, e também os nascimentos. Todavia é também quem promove a viagem de retorno, a restituição, a morte, porquanto é o patrono do movimento e promove a ação dos princípios regidos pelos orixá.
Então vários símbolos fálicos aparecem nas simbologias de Exu como o ogó, o ado niran, na tradição nagô e a faca obé que separa Exu Obé.
Na Umbanda/Kimbanda além do tridente, as garrafas de marafo, etc. Tem o Exu sete facadas e o Exu Caveira.
Aliás muito me impressionava a presença desse Exu no terreiro de D. Maria bem como o do Exu Mangueira no terreiro de seu Alcides na Rocinha capaz de esvaziar várias garrafas de marafo.
Aproveito também para registrar, numa noite de lua, próximo a casa de Chico Alencar, então muito jovem, no Conjunto Habitacional dos Trapicheiros no morro, numa roda de samba, já na alta madrugada a chegada da entidade Zé Pilintra, espírito da Kimbanda que nos remete ao fundo da alma de parcela do povo do Rio de Janeiro e outras paragens.
   
 
Muniz Sodré comenta na revista Visão 1973





Um comentário:

  1. Seja um/a Afroparceiro/a

    Seja um/a Afroparceiro/a

    Olá amiga!

    Se você quer somar forças para aumentar o número de leitores/as e compartilhar conhecimentos sobre história e cultura afro-brasileiras, afro-diaspóricas e africanas, a Rede de Blogs Afro-diaspóricos e Africanos é o lugar certo.

    O objetivo da Rede é reunir e divulgar os blogs ligados diretamente à divulgação da história e cultura afro-brasileiras, afro-diaspóricas e africanas.

    Quais são as principais vantagens de ser um/a Afro-parceiro/a?
    1°) Trocar experiências com outros afro-parceiros/as;
    2°) Dar maior visibilidade ao seu blog, com:
    - divulgação do banner do seu blog
    - um link direcionando para o seu blog
    - um local de destaque para os blogs mais visitados
    - inserção do selo afro-parceiro no blog

    O que é preciso fazer para se tornar um Afro-parceiro/a?
    1°) Ter um blog com tema relacionado à história e cultura afro-brasileiras, afro-diaspóricas e africanas;
    2°) Tornar-se seguidor do Blogs Afro-diaspóricos e Africanos;
    3º) Deixar um comentário aqui sobre o desejo de ser um Afro-parceiro/a seguindo as regras abaixo:
    - cadastrar seu blog apenas uma vez;
    - informar apenas o necessário: intenção de participar, grupo ao qual seu blog se encaixa e endereço do seu blog.

    Qualquer dúvida nos envie um e-mail através do e-mail blogsafrodiasporicoseafricanos@gmail.com

    A ordem de divulgação dos blogs será a de cadastro (inscrição).

    www.blogsafrodiasporicoseafricanos.blogspot.com

    ResponderExcluir