*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


quinta-feira, 10 de março de 2011

“CISNE NEGRO”OU“A MENINA QUANDO ENJOA DA BONECA”

Por Marco Aurélio Luz



Poster do filme Cisne Negro
disponível em http://www.arteview.com.br/index.php/noticias/critica-cisne-negro-2/

O filme Cisne Negro narra uma história da bailarina que almeja substituir a principal da companhia que está em véspera de se aposentar, tudo isso é apresentado de forma poética e dramática como a linguagem que reveste o ballet.
São dois dramas que se interagem o do descenso e ocaso de uma e principalmente o da escalada ao cimo de outra.
Uma é surpreendida de vir a ser substituída e a outra procurou se esforçar o quanto pode para esse inevitável momento.
Em meio a isso o jovem diretor quer resultados para a viabilidade financeira da companhia. Então, para atrair o público a receita é de novos grandiosos espetáculos, inclusive o próprio filme.
O diretor, Darren Aronofzky, natural de Nova York, pelo amor a arte mais parece originário da terra de Serguei Einsestein, com os recursos das belezas de imagens que o cinema proporciona desenvolve os dramas e várias linhas de metalinguagem que vão sinergicamente tecendo a ação.
O ponto de partida ou “mote” é a montagem do conhecidíssimo O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky em torno do qual se constituirão vários desafios que se entrelaçam.
O desafio inicial é a proposta do personagem do diretor da companhia, Thomas (Vincent Cassel) de dar um tratamento original e livre de interpretação do ballet para que o torne completamente renovado.
Sua estratégia é dar ao personagem cisne negro o fio condutor e relevante da trama. Embora continue sendo uma feiticeira encantada e encantadora que seduz o príncipe e o desvia de seu caminho, qual seja o de salvar a princesa encantada como cisne branco através de um beijo apaixonado, o cisne negro terá outro perfil psicológico.

A personagem Nina interpretando os cisnes imagem disponível em http://devaneiosemetamorfoses.blogspot.com/2011/02/filme-cisne-negro.html

A começar ele propõe que os cisnes sejam interpretados por uma só bailarina, a “rainha cisne”.
No elenco dos cisnes várias delas almejam essa posição e a competição se acentua.
A favorita é uma menina moça, Nina, (Natalie Portman), ultra dedicada. Cumpre rigorosamente com os horários dos ensaios e objetiva a adquirição das técnicas que garantam a perfeição dos gestos com repetições incessantes.
Para o diretor ela é a bailarina ideal, mas para representar o cisne branco... Possui toda capacidade técnica, obediente ao extremo às regras, mas tolhida de sentimento, que é a base para a interpretação do cisne negro.
A trama do drama se concentra então na revelação do cotidiano de Nina, envolvido pela presença controladora e vigilante da mãe, uma antiga bailarina com quem mora e que cuida dela com extremo zelo. Ela alimentará o super ego de Nina, um fantasma que tentará impedir quaisquer desvios, deslizes ou transgressões, promovendo e induzindo à sujeição voluntária com repressão, compensação e premiação.
Por outro lado, Thomas o diretor estimula o emergir de outra personalidade, um duplo de Nina que numa rápida cena cruza com ela pelo corredor do teatro. Essa nova personalidade será apaixonadamente livre, capaz de encarnar o cisne negro e provocar a emoção do público, seduzi-lo conquistá-lo.
Entre as bailarinas concorrentes, uma delas Lilly (Nila Kunis) que transgride as regras do “bom comportamento” está solta no papel de cisne negro é a que mais o almeja e provoca também a preferência do diretor.


A personagem Nina diante do espelho e as múltiplas imagens refletidas qua irão aos poucos lhe aproximar da interpretação do cisne negro
imagem disponível em http://liviadibartolomeo.wordpress.com/2011/02/14/cisne-negro/

Outro obstáculo que Nina terá de superar é a culpa pela substituição de Beth (Winona Ryder), que se constituiu como seu ideal de ego, ao ponto de afanar alguns objetos pessoais que se tornam fetiches para alcançar seus objetivos.
Na ausência da rainha as princesas se batem pelo príncipe.
Elas admiram e invejam as qualidades da outra. Lilly admira, compete, e inveja a dedicação absoluta, a concentração, e a perfeição técnica de Nina, esta por sua vez se encanta e é seduzida pela desenvoltura o despojamento e a “loucura” de Lilly. Uma admira as qualidades de personalidade para o cisne branco a outra para o cisne negro. Elas irão se enfrentar até a adquirição do desejado; a incorporação das metades cisnes.
Um beijo roubado pelo diretor e a reação de raiva de Nina, perdendo a linha dando-lhe uma mordida nos lábios, faz com que ele acredite que poderá despertar na menina moça o cisne negro. Começa a despertar a mulher com um beijo...
Desenvolve-se então a escalada para a libertação, uma luta com desafios cercada de fantasmas e delírios paranóicos.
Uma determinação hesitante mas corajosa a impulsiona a enfrentar as trincheiras do super ego das imagens da mãe. A libertação passa por aí para que aflore o cisne negro. Pequenos sinais apontam que ele está para nascer, pequenas protuberâncias com pequenos sangramentos na pele dorsal anunciam penas pretas que aumentam à medida que o processo de emergência da nova identidade acontece.
A decoração do quarto se altera.O espelho reflete imagens modificadas,os ursinhos de pelúcia e a boneca são atirados com raiva na lixeira.

A delicada interpretação do Cisne Branco imagem disponível emhttp://joseames.blogspot.com/2011/02/o-cisne-negro.htmlh

Também a sexualidade liberada das vigilâncias e repressões do super ego, do fantasma da imagem da mãe vai acontecendo em sucessivas cenas, abrindo os caminhos.
Já então as meninas mulheres cisnes caminham juntas, próximas na aventura de constituição de ser. Cada qual tentando obter as características admiradas da outra para se fortalecer na competição para se tornar a rainha cisne. Em determinado momento Nina irá visitar a antiga estrela da companhia, Beth que não suportou a substituição e se acidentou quebrando as pernas e agora se restabelecendo num hospital.
Movida pela tentativa de livrar-se da culpa Nina resolve devolver os objetos “fetiches” roubados, agora que perderam o antigo valor, mas esse gesto só aumenta a raiva da antiga bailarina que se auto agride. Nina agora com o apoio do diretor assume a substituição.

Aflora o sedutor e exuberante cisne negro imagem disponível emhttp://joseames.blogspot.com/2011/02/o-cisne-negro.html


Embora o caminho esteja mais livre, o acaso a leva a presenciar nos recônditos do teatro a relação sexual entre o diretor e Lilly. Cresce o ódio na competição pelo cisne negro.
As vésperas da estréia o diretor nomeia Lilly como bailarina substituta para qualquer imprevisto.
Lilly arma uma ida a uma balada com drogas sexo e música eletrônica que faz Nina ficar na maior ressaca. É a ocasião para a substituta da substituta substituir.
Nina porém encontra forças para vencendo todos os empecilhos, aceitar o desafio e assumir a titularidade.
Num contexto paranóide se depara com a rival em seu camarim se aprontando para substituí-la. O ódio não se contém e na luta que se segue quebram o espelho de suas
imagens e é com um pedaço pontudo do estilhaço que elas se ferem.
É com essa raiva que Nina entra em cena para fazer o cisne negro. As penas explodem por seu corpo avolumam-se as asas, crescem abrem e fecham em gestos e movimentos majestosos, o êxtase toma conta do ambiente palco e platéia num só frenesi.
Entre todas as congratulações e cumprimentos que recebe lá está Lilly trajada como um dos cisnes branco que reconhece sua magnífica performance e a parabeniza.
Nessa montagem resta ainda um ato, ou seja, o da morte do cisne branco. Ela acontece com o fim do processo de metamorfose da menina em mulher, cisne branco dando passagem ao cisne negro. Morre o cisne para libertar a mulher formada de dedicação conhecimento e técnica juntamente com sentimento e paixão. Beleza de filme.
A coisa foi tanta que a atriz de Nina, Natalie Portman ganhou um Oscar e ficou grávida.


A atriz Natalie Portman aparece na entrega do Oscar grávida imagem disponível em http://bloglog.globo.com/pedroneschling/

2 comentários:

  1. Belo artigo e belo site - riquissimo.
    Parabens a todos. Grande abraco

    J. Roberto Whitaker Penteado
    ESPM - S. Paulo

    ResponderExcluir
  2. Assistindo hoje a essa maravilhosa obra, admirada com o ballet, a apresentação senti vontade de fazer o que fazemos em teatros quando gostamos de uma apresentação gritar muito.A dançae vista de todos os parametros como coisa de desocupados, mas porem como os ocupados poderão admirar essas coisas pois a suas ocupação nunca lhe permitirar que os mesmo senjam cultos ou inteligente para procurar assitir coisas boas e educativos.So lamento a esses publico pobre de cultura.

    ResponderExcluir