*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

ABDIAS NASCIMENTO, COM GRANDE ADMIRAÇÃO E AMIZADE

 Por Marco Aurélio Luz
O casal   Abdias Nascimento e Elisa Larkin


As minhas vivências e experiências com o casal Abdias e Elisa envolvem grande admiração e amizade. Portanto, falar de Abdias no meu ponto de vista, é tentar expressar os sentimentos de minha relação e de Narcimária com o casal que tanto admiramos.
Conheci Abdias ainda na época dos fins da ditadura, ele já de volta ao Brasil, no lançamento de um livro numa galeria na altura da praça General Osório em Ipanema na confluência com a entrada do morro do Pavãozinho.
Ele atuava num happening, realizava uma performance teatral em meio ao lançamento, fazendo um personagem que usava uma capa preta, fumava um charuto e tinha um chapéu aludindo a um Exu da Umbanda, abrindo os caminhos para circular a comunicação que iniciava.
Foi com essa coragem de seu talento teatral e seus pontos de vista revolucionários de escritor, que de inicio provocaram minha admiração.
Depois vieram as repercussões de suas denúncias em relação à delegação brasileira organizada pelo Itamaraty(leia-se Clarival Valladares), para o Festival Mundial de Arte Negra realizado em Lagos, Nigéria. Os melhores ficaram, e uma representação totalmente subserviente aos poderes políticos e ideológicos da época foi constituída. As denúncias corajosas e seu texto censurado, geraram posteriormente o livro "SITIADO EM LAGOS".


Abdias Nascimento

A coragem , a determinação e o discernimento nas críticas que realizou, ousando proclamar verdades naquela época, abriu espaço para que outras tantas falas caladas emergissem em relação à manipulação do poder público no que se refere as “coisas de negro”.
Depois veio a leitura de seus livros.
Ah!
Que enorme contribuição!
Usando as armas do branco, a linguagem e o repertório acadêmico que sustentam a Razão de Estado e seus desdobramentos políticos e sociais, ele trava a luta ideológica na literatura das Ciências Sociais. Com tirocínio e erudição ele consegue implodir o edifício ideológico do racismo.
Situando-se a partir de outra bacia semântica, a da história, cultura e civilização do negro, ele pode realizar a crítica que permite desvelar as falsidades da “democracia racial” e depois ultrapassar o entulho ideológico da discriminação.
Ele demonstrou, mais do que a denúncia factual de atos de racismo, especificamente os de origem oficial e institucional, a lógica estruturante de um sistema político genocida. Mais do que isso, demonstrou o processo de eurocentrismo genocida, a política de embranquecimento iniciada na colônia, continuando no império, e que deságua com toda força na República.
O rei está nu, desmascarado!
Na República com o fim da escravidão, a ideologia do racismo se avoluma alimentando a Razão de Estado que orienta as atuações genocidas em todos os planos dos aparelhos de Estado, jurídico- políticos, ideológicos e econômicos atravessando todo o cotidiano da sociedade.
"O GENOCÍDIO DO NEGRO BRASILEIRO", "Processo de um Racismo Mascarado", "O NEGRO REVOLTADO","QUILOMBISMO","Documentos de uma militância Pan Africanista", constituem-se em obras clássicas, livros atualíssimos na tomada de consciência da luta contra o racismo.

 Capa de um dos clássicos de Abdias

Pode-se dizer que Abdias instala o caminho de um "novo continente epistemológico" para além das falácias ideológicas do racismo na academia e seus desdobramentos
Nos inícios do IPEAFRO, Instituto de Pesquisas Afrobrasileiras, tive a satisfação de ser convidado a dar palestras na sede da PUC de São Paulo. Foi num auditório com muitos estudantes que se realizou o curso de extensão universitária, ”Conscientização da Cultura Afro-brasileira”.
Foi o início de solidificação de uma amizade que só fez crescer os laços de admiração e cumplicidade.
Quando defendi a tese de doutorado que viria se transformar no livro "AGADÁ, Dinâmica da Civilização Africano- Brasileira", estava na assistência Elisa, honrando-me com sua presença, singela, educada, determinada, incansável guerreira.
Naquela altura ,já escrevera o formidável livro "PAN-AFRICANISMO NA AMÉRICA DO SUL: Emergência de uma Rebelião Negra", abrindo horizontes para uma nova perspectiva da presença continental da continuidade da África.
Elisa integrou o Conselho Editorial da Revista Sementes Caderno de Pesquisa (2000-2005) publicação do Programa Descolonização e Educação-PRODESE da UNEB,contribuindo com o artigo “O Espaço Remarcado” no vol. 6 nº 8/2005. Também participa como co-autora,do livro "Pluralidade Cultural e Educação" organizado por Narcimária,colaborando com o ensaio "Sankofa: Pensando uma Educação Democrática".
Morando na Bahia, todavia sempre acompanhamos a trajetória, pode-se dizer histórica de Abdias e Elisa, as atuações políticas inseparáveis das dimensões estéticas se destacando nas reflexões poéticas nas pinturas, no teatro, nas esculturas. É um dom da tradição africana, que permite ser-se político, cientista, artista, poeta, tudo com extrema coerência e grandiosidade.
Odara em língua yoruba significa bom e bonito simultaneamente, o conhecimento, a técnica e a estética inseparáveis.

Lélia Gonzalez  participa do livro de pinturas e poesias de Abdias, "Orixás: os Deuses Vivos da África"(Rio de Janeiro:IPEAFRO,1995,170 ps). 

No capítulo “Griot e Guerreiro” Lélia escreveu:


Capa do livro que reune as pinturas de Abdias do Nascimento

“A poesia de Abdias Nascimento tem muito a ver com sua pintura e com seu teatro. Exatamente porque cada registro nos remete ao outro, numa espécie de circularidade, tematizando, em suas respectivas linguagens, um campo cultural alternativo àquele totalitariamente imposto pela cultura dominante. Abdias “poeteia, pinta e teatraliza” porque enquanto negro. A força metafórica de seus versos, a força colorida das formas de seus quadros, a força dramática de suas peças, ele não buscou nas escolas ocidentais especializadas em “fazer artista”, mas nesse campo cultural alternativo, repito, reelaborado e recriado pelo povo negro em nosso país. È do axé (para os nagôs) ou do muntu (para os bantos), é dessa força vital doadora da existência e da transformação dos seres que ele retira a energia que perpassa os três registros em que sua criação artística se expressa.”(p.79)


OXUM
Pintura de Abdias Nascimento
Imagem disponível emhttp://www.planalto.gov.br/seppir/informativos/069.htm

E ainda:

“Não é por acaso que, no poema da abertura, 'Padê de Exu Libertador', o autor invoca esse princípio da existência individualizada e também princípio dinâmico de comunicação, veiculador de axé, que é Exu, dizendo:


EXU
 Pintura de Abdias do Nascimento
http://aveianopulsoainda.blogspot.com/2011/05/abdias-ficou.html

'(...)
Imploro-te Exu
Plantares na minha boca
O teu axé verbal
restituindo-me a língua
que era minha e ma
roubaram(...)' (p.79)

Yemanjá
Pintura de Abdias do Nascimento
Imagem disponível em
Em Salvador, onde lançou livros, participou de seminários e fez exposições e foi bastante homenageado sempre nos mandavam convites, que vez por outra, por uma razão ou por outra (diziam os emissários), não chegavam as nossas mãos.Mas, me lembro bem de um lançamento do livro "O BRASIL NA MIRA DO PAN-AFRICANISMO "no CEAO, ainda na sede do Terreiro de Jesus envolto a grande emoção e muito concorrido.
Estive lá com Narcimária e nossos filhos Maurício e Marcelo, que tiveram o privilégio de conhecer e identificar  ainda meninos,as qualidades dessa liderança excepcional para as muitas gerações de afrobrasileiros .
Outros encontros se sucederam, mas numa ocasião Abdias e Elisa fizeram questão de nos convidar especialmente para um jantar no restaurante Iemanjá,com a  ex-reitora da UNEB Ivete Sacramento , uma das universidades que concedeu a Abdias  o título de Doutor Honoris Causa. Foi um encontro muito especial que guardamos com carinho na lembrança.
 
Abdias recebendo o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB
Imagem disponível emhttp://www.papodesamba.com.br/noticia.php?id=2009

Estivemos na excelente exposição retrospectiva sobre  a  vida de Abdias e tivemos um encontro em Vitória, quando foi homenageado no IIº Seminário Nacional  África e Africanidades,organizado por Henrique Cunha Júnior da Universidade Federal do Ceará e Maria Aparecida da Universidade Federal do Espírito Santo.

Exposição "Abdias Nascimento 90 Anos- Memória Viva"
Curadoria Elisa Larkin do Nascimento/2006
Imagem disponível em
Tomado pela emoção de ter compartilhado alguns momentos de sua história, saúdo com alegria uma vida tão intensa quanto longa.
OLORUN KOSI PU RE.

***********************
Para saber mais sobre  Abdias do Nascimento visite a página:
http://www.ipeafro.org.br/home/br
*************************


 Marco Aurélio Luz é Filósofo; Doutor em Comunicação; Pós-Doutor em Ciências Sociais Paris V-Sorbonne – CEAQ -Centre d’Etudes sur L’actuel du Quotidien. Autor de diversos artigos,ensaios e livros, em destaque: Agadá: dinâmica da civilização africano-brasileira; Do tronco ao Opa Exin: memória da tradição afro-brasileira; Cultura negra em tempos pós-modernos. Escultor de imagens da temática arte sacra afro-brasileira.

Um comentário:

  1. O mestre Abdias do Nascimento é um exemplo de sabedoria, de vida e dignidade para todo o povo brasileiro.
    Como nos transmitiu Marco Aurélio Luz, o "mais velho" Abdias do Nascimento com sua obra é um farol de um bom caminho a seguir.
    Obrigado querido mestre Abdias do Nascimento, esteja em paz e felicidade plena.
    Toda gratidão e axé!

    Ronaldo Martins (herrmartins@ig.com.br)

    ResponderExcluir