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PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

TREM MALUCO

                             Por Marco Aurélio Luz

Na festa de premiação do MTV EMA de 2014 em Glasgow, o roqueiro Ozzy Osbourne foi contemplado com o prêmio Ícone Global por uma carreira de destaque já de muitos anos com a banda Black Sabbath.




Ozzy Osbourne recebe troféu MTV das mãos de Slash.

 Foto disponível na intrnet

Os roqueiros Simon Neil, Miles Kennedy, e Slash prestaram uma homenagem apresentando o sucesso marcante de Osbourne Crazy Train.
O que chama atenção de mais uma interpretação dessa música famosa foi o aparato pirotécnico que revestiu a apresentação. O fogaréu engolfou a música e se tornou a estrela do show.



 Apresentação Crazy Train pelos  roqueiros Simon Neil, Miles Kennedy, e Slash.
Foto diponível na internet. 

Há algum tempo a tecnologia envolvida numa apresentação musical é a atração principal.
Essa predominância do valor da técnica é um ideal da sociedade burguesa desde os tempos de Leonardo Da Vinci, do tempo das ¨Grandes Descobertas¨ que iniciam a modernidade, até as ¨Guerras Mundiais¨ e a ¨Guerra Fria¨. A indústria armamentista sempre lidera a corrida da técnica que depois se desdobra na ideologia do conforto, e na indústria cultural. Tudo isso regido pelo valor atribuído a acumulação de capital.



Avião bombardeando o Vietnã
Foto disponível na internet

Numa cena do filme Macunaíma quando o herói sai do sertão e chega à grande cidade fica sarapantado de ver e tantos automóveis passando na noite com suas luzes feéricas. Então encabulado e encafifado fica pensando pensando até que sentenciou: a cidade era para as máquinas e não para gente.




Filme Macunaíma de 1969 escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade baseado na obra homônima de Mário de Andrade.
Macunaíma e seus irmãos chegam na cidade grande.
Foto disponível na internet

Há pouco tempo o cantor Joe Cocker nos deixou. Sua atuação no famoso encontro da contra cultura em Woodstock o tornou um ícone global. Era um momento histórico que a juventude se rebelava contra a guerra do Vietnã.




Símbolo Paz e Amor da Contra Cultura.

Foto disponível na internet

Com uma interpretação única com pouco acompanhamento de guitarra e percussão, um leve back vocal, num contexto do clímax da ideologia de PAZ E AMOR ele marcou sua presença na história da música.





Joe Cocker em Woodstock.

Foto disponível na internet

 Naquela ocasião o trem estava desenfreado porém caminhava nos trilhos. Todos sabiam o que queriam, ¨with a little help from my friends¨ (com uma pequena ajuda de meus amigos) . Sua interpretação da música dos Beatles ganhou o mundo.




Yoko e John em famoso ato de protesto contra a guerra.
Foto disponível na internet.

O rock como música afro-americana sempre se destacou por se distanciar dos cânones estéticos puritanos que procuravam reger o contexto da música. Se o jazz revolucionou pelas novas formas de composição musical, todavia manteve-se numa forma e atmosfera bem comportada de concerto erudito para poder existir.





Conjunto de Jazz em 1925.
Foto disponível na internet

 Com James Brown e outros ele inclui novos elementos estéticos a nova musicalidade. Figurinos fulgurantes e dança rítmica compõem as apresentações com gritos e sincopas. O swing transborda dos instrumentos.



James Brown foi figura estelar na divulgação do rock.
Foto disponível na internet.


Com Michael Jackson o curso desse rio se alarga inundando de criatividade a indústria cultural.
Como na capoeira, surpresa dos golpes, esquivas e negaças, disfarces e metamorfoses regem um caminho, do penteado black power nos inicios do Jackson Five, a transformação em uma pantera negra no clip Black or White; quando então já era o rei do pop superando a tudo e a todos. Inclusive começa a aceitar a maximização da tecnologia para percorrer o caminho da indústria cultural para implodi-la com valores de encantamento e beleza.




Michael Jackson o rei do pop. 

Foto disponível na internet

Noutro ramal do rock desde Elvis Presley, passando pelos Beatles chegamos ao TREM MALUCO.
Como disse John Lennon aqui o sonho acabou e em seu lugar a perda de sentido dos valores da contra cultura, caracteriza o descarrilamento do trem. Em seu lugar a indústria cultural propõe o endeusamento da técnica, os efeitos especiais, que exigem complexa equipe de especialistas e dinheiro...
O contexto de Ozzy Osbourne depois da guerra fria é de espanto e angústia em meio a novas explosões. O trem descarrila e deixa todos atônitos.

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