Conclusão dos participantes.
1- A tradição dos Orixá de origem nagô que se constitui num
dos aspectos significativos do processo civilizatório africano
se implantou no Brasil e nas Américas a partir do sec. XIX
e continua se expandindo enriquecendo a cultura do continente.
2- A tradição dos orixá se constitui num sistema de vida,
numa forma de ser que caracteriza a atuação dos integrantes
desta cultura em todas as escalas não se restringindo a uma
forma de percepção dicotomizada que a classifica apenas como
religião. A tradição dos orixá acompanha a vida, o orixá
está em nós, na natureza, no cosmos.
3- Os valores sagrados da tradição dos orixá são concretizados
nas culturas das comunidades terreiro organizadas de forma
hierarquizada, atualizadas através dos tempos, e que mantém
viva esta tradição e através de sua ação ritual que visa o
desenvolvimento do axé.
4- A tradição dos orixá possui um universo simbólico e mítico
próprios, que expressam profundos conhecimentos da natureza
acumulados há milhares de anos, e que realizadas no mundo
contemporâneo permitem cada vez mais uma revolução da existência,
e a expansão da vida.
5- O significado histórico e contemporâneo da tradição dos orixá
é sua dimensão anti-colonialista. O negro sempre teve consciência
do valor de seu sistema cultural, se assim não fosse, teria aderido
a religião oficial tantas foram e tantas são as catequeses.
O orixá estando em nós, para mantermo-nos vivos e expandir nosso axé,
temos inexoravelmente que cultiva-lo, para que a vida não se acabe.
6- A tradição dos orixá caracteriza-se nos valores culturais, capazes
de constituir a identidade negra em sua dimensão mais profunda, e de
apontar os
caminhos para mais significativas mudanças, a libertação
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