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PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

TUCA, TEATRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

 Por Marco Aurélio

 


 O Tuca surgiu num contexto de muita criatividade envolvendo o movimento estudantil, apesar do golpe de 1964 ter fechado a União Nacional dos Estudantes (Une), levando ao encerramento do Centro Popular de Cultura (CPC) e de tantas realizações  que reuniu talentos promissores no teatro, na música, no cinema, na literatura...

O Teatro Universitário Carioca foi fundado por um grupo de estudantes universitários, inspirados nos êxitos do Teatro da Universidade Católica São Paulo através da montagem e apresentações do poema dramático “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto.

 

 

 Programa  original do TUCA

Para além de um grupo teatral o Tuca Rio, acompanhando ações do movimento estudantil, atuava contra a ditadura militar destacando-se como um centro de política cultural que concentrava grupo de dramaturgia com apresentações de seus resultados, aulas de atuação teatral, curso de história do teatro, laboratórios e ensaios, jornal com análises críticas, produção e apresentações musicais em escolas públicas a exemplo da participação de Caetano Veloso e Sidney Muller dentre outros.

Desde o início o diretor de teatro Amir Haddad foi o orientador artístico do Tuca, participando ativamente de todas as etapas até a escolha do poema dramático O Coronel de Macambira de Joaquim Cardoso, inspirado no auto dramático do Bumba Meu Boi de Pernambuco e Maranhão.

De inestimável valia foi a adesão ao projeto do músico e compositor Sérgio Ricardo que fez a maravilhosa trilha sonora.

 


Amir Haddad e Sergio Ricardo.

Diante da adesão de muitos estudantes, foram feitas várias seleções para a constituição do elenco homogêneo.

Muito trabalho, dedicação, comprometimento e entrega foi moldando a identidade dos participantes que até os dias atuais mantém os vínculos de sociabilidade, afetividade, caráter e talento.

Após uma temporada de cerca de dois meses no teatro Ginástico no Rio de Janeiro, o Tuca excursionou por Brasília e S. Paulo tendo grande receptividade e amplo sucesso.









As apresentações na capital foram com apoio da Fundação Cultural do Distrito Federal e da assessoria de teatro da Universidade de Brasília.

Dos dias 19 a 27 de julho  de 1967 no Teatro Martins Pena e em São Paulo no teatro da Universidade Católica Tuca.

 

 

 Cena dos bichos da noite o pavor do Bacurau



Josias de Souza colunista do UOL em artigo de 14/02/2021 cita Goebels para aludir aos dias de hoje e ontem: “Falem-me em cultura que eu puxo minha lugger.”

Como diz o ditado popular :

Apesar dos pesares” “vamos prá frente que atrás vem gente”!


Amir Haddad é homenageado na reunião comemorativa de 50 anos do Tuca e recebe uma placa de autoria de Arthur-Tutuca-Bosisio

 

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Nota: Todas as imagens são do acervo do TUCA RIO

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