*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Entrevista



A ACRA tem o prazer de apresentar uma entrevista com Paula Grejianin idealizadora do blog e entusiasta das projeções de atividades que vimos realizando. Paula Grejianin é Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia, participou de intercâmbio acadêmico na Universidade de Pádova na Itália,pesquisadora do PRODESE-Programa Descolonização e Educação e integra a equipe do Projeto DAYÓ na Associação Crianças Raízes do Abaeté. Em 2008 Paula idealizou o blog da ACRA e se dedicou com esmero à consolidação desse importante canal de comunicação.O sucesso pode ser observado pela qualidade dos temas e questões que são apresentados,o número de visitantes alcançado e mais recentemente o destaque em 2º lugar nacional no concurso de blogs realizado pela Revista África e Africanidades. Na entrevista a professora Paula Grejianin de modo descontraído nos conta um pouco da história do blog ACRA.





PAULA GREJIANIN NO CENTRE GEORGES POMPIDOU EM PARIS

ACRA-Como surgiu a idéia de criar o blog da ACRA?



PAULA-Sempre gostei das chamadas "tecnologias da informação e comunicação". Acho fascinante o acesso que podemos ter a um mundo de informações de maneira praticamente instantânea e esta ferramenta vem sendo cada vez mais utilizada no processo educativo formal e não-formal. Assim, pensei em utilizar o "blog", como umas das muitas possibilidades de comunicação interativa que a internet nos oferece, com o objetivo de divulgar as atividades da ACRA, possibilitar a reflexão sobre o mundo contemporâneo, compartilhar experiências, interagindo com outras instituições, artistas, pesquisadores, educadores, que como nós, reivindicam o direito à alteridade e desenvolvem atividades no sentido de afirmação dos valores da população afro-brasileira e dos povos inaugurais, que no contexto do bairro de Itapuã são os Tupinambás.


ACRA-Que desafios se impuseram no processo de composição do blog?


PAULA-O primeiro desafio foi como criar algo que fosse interessante, que as pessoas quisessem ver. Este tipo de ferramenta precisa ser atraente, dinâmico, interativo. O segundo desafio foi a operacionalização disso. Eu tinha o hábito de ler, acompanhar alguns blogs, mas nunca havia feito um, então fui tentando, pesquisando, pedindo auxílio aos colegas e foi ganhando corpo e vida. Algumas coisas são realmente muito simples, como colocar os textos, as fotos, mas como no contexto da ACRA / PRODESE / DAYÓ, trabalhamos na perspectiva "odara", que neste caso, prima por trazer informações técnicas, mas que também sejam bonitas,úteis, encantadora... Muitas vezes temos idéias que não sabemos como executá-las e aí encontro muitas soluções na internet mesmo.Existem blogs que dão dicas e ensinam como fazer, isso é fantástico! Mas, muitas vezes esbarro em coisas que são mais complexas que precisam de um conhecimento um pouco mais técnico, digamos. Mas o blog tem feito tanto sucesso que já surgiu à possibilidade de fazer um curso para aprender como criar blogs e sites, aí sim, vamos poder realmente encantar!


ACRA-Qual a importância desse canal de comunicação no contexto da ACRA?


PAULA-Compartilhar conhecimentos sobre a nossa identidade cultural de modo especial da nossa tradição afro-brasileira. Estamos com um número significativo de visitas no blog e pelo que avaliamos identificamos que ele tem sido muito consultado por um público interessado em informações que não costumam circular nas escolas, Universidades, etc. Trazemos assuntos que instigam a curiosidade sobre aspectos da história da nossa Bahia, Brasil, do continente africano. A divulgação das nossas atividades para a comunidade de Itapuã é um dos pontos significativos do blog.


ACRA-Como você organiza o blog da ACRA?


PAULA - Procuro colocar no blog as atividades que estão sendo desenvolvidas na ACRA, sempre acompanhadas de fotos; colocamos também textos e entrevistas que dêem fundamentação teórica às atividades que estão sendo desenvolvidas, para que quem visite o blog entenda o que estamos tentando construir ali, o que estamos semeando nos corações daquelas crianças e da comunidade de Itapuã. Além disso, procuramos também dar dicas de livros, filmes, documentários, sites, exposições e demais atividades desenvolvidas no sentido da afirmação de valores civilizatórios dos povos indígenas e africanos que constituem a nossa formação social.


ACRA-Sabemos que os blogs tendem a ser canais de informação e entretenimento. Então nos fale um pouco das abordagens e conteúdos que mais se destacam no blog ACRA?


PAULA-Bom, o blog do ACRA se distancia da categoria de entretenimento e se aproxima de uma nova categoria que tem crescido muito atualmente que são os blogs educativos. Temos tido um retorno muito positivo, inclusive no meio acadêmico que eu credito a este diferencial. Procuramos sim, atrair nossos visitantes mostrando nosso trabalho, compartilhando conhecimento, lançando mão de um mosaico de linguagens, poesia, música, literatura, história, contos, fotos, vídeos, todos cuidadosamente escolhidos.


ACRA-Identificamos que de junho 2009 para cá você incrementou bastante o blog ACRA e identificamos que o número de visitantes é muito expressivo. Como você explica esse sucesso do blog ACRA e que indicadores vocês estão tendo para avaliar o impacto desse canal de informação?


PAULA-Pude incrementar o blog porque tive o prazer e o privilégio de contar com o apoio da professora Dra. Narcimária Correia do Patrocínio Luz, colaboradora da ACRA, Coordenadora do PRODESE e autora do projeto DAYÓ, que tem dado todo o suporte do conteúdo do blog e pudemos contar também com a participação muito importante do Professor Dr. Marco Aurélio Luz cientista social que tem nos ajudado a divulgar reflexões interessantes sobre temas sugeridos pela equipe DAYÓ ACRA.Compartillho créditos dos conteúdos e imagens com a Professora Narcimária Luz. Em relação aos indicadores, além do contador de visitas que colocamos temos principalmente os relatos das pessoas (que apesar de não deixarem comentários no blog), que nos encontram na rua, e em eventos que falam conosco dizendo que visitaam o blog e fazem muitos elogios. O blog tem sido visto até no exterior! A ACRA tem um intercâmbio com o Grupo Capoeira Abolição Oxford na Inglaterra em Oxford, e com TRUST ABOLIÇÃO na África do Sul ambos sob a responsabilidade do Contra Mestre Luís Negão fundador e idealizador da ACRA. Nesses países nosso blog é uma referência importante para informar sobre as nossas iniciativas aqui na Bahia, Brasil incentivando o intercâmbio.


ACRA-Para finalizar: que perspectivas o blog da ACRA apresenta para os educadores/as e o que mais estar por vir de novidades?


PAULA-Como perspectiva para os/as educadores/as além do embasamento teórico que o blog traz, acredito que as atividades desenvolvidas na ACRA podem inspirá-los/as e dar embasamento teórico-metodológico para as suas atividades... É que todo trabalho realizado na ACRA é fruto de muito estudo, muita pesquisa e a idéia de compartilhar experiências é justamente essa, que as atividades realizadas aqui e em outros lugares possam servir de exemplo, e de inspiração.
Novidades? Ah, serão muitas! Estamos planejando muitas atividades para o ano de 2010 na ACRA, muita coisa legal mesmo! Palestras, exposições, dança teatro, oficinas... e isso incrementará nosso blog. Tem as atividades do intercâmbio com o Grupo Capoeira Abolição Oxford na Inglaterra em Oxford, e com TRUST ABOLIÇÃO na África do Sul sob a responsabilidade do Contra Mestre Luís Negão que cada ano se consolida abrindo novas perspectivas de atividades socioeducativas.Além disso, o blog deve passar por uma reformulação, vai ganhar uma nova cara, mais parecida ainda com a ACRA e o Projeto DAYÓ. E já que estamos sendo lidos no exterior vamos colocar a opção de leitura do blog texto em inglês! Vamos estar atentas as tendências da internet e as das tecnologias, além de ouvir as sugestões de nossos visitantes e parceiros para torná-lo atraente, dinâmico, interativo e educativo.

Um comentário:

  1. Parabéns Paula pela iniciativa do blog, pelo carinho e dedicação como vc faz o seu trabalho, com esse seu jeito simples e cativante vc conquistou a nós da ACRA e o público q ansioso aguarda as próximas emoções. Valeu!!!!

    ResponderExcluir