*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


sábado, 3 de agosto de 2013

FOI UM SUCESSO A 2ª EDIÇÃO AKPALÔ NOSSA HISTÓRIA !!!

Por Rosângela Accioly


Pesquisadora do Prodese Rosângela Accioly, Dra. Eliane Cavalleiro, e o Líder da aldeia Thá-fene Wakai.
Foi realizado no dia 17 de julho, às 19h, no Centro de Cultura Mãe Mirinha de Portão, Estrada do Coco, km 7,5um dos momentos planejados para 2013 da 2 ª edição. do projeto Akpalô Nossa História, de autoria da professora e pesquisadora Rosângela Accioly membro do grupo de pesquisa a do Programa Descolonização e Educação, PRODESE/CNPq.
O evento se destacou pelo sucesso das abordagens teórico-metodológicas e atrações lúdico-estéticas que o envolveu. O projeto Akpalô Nossa História discute a importância do patrimônio civilizatório africano-brasileiro e aborígine e a urgência da implantação da Lei 10.639.03 no cotidiano escolar do município. A a Lei completou dez anos em 2013 e para abir o debate,Rosângela Accioly convidou a Dra. Eliane Cavalleiro, o cacique da aldeia Thá-fene para realizarem uma palestra voltada para educadores/as da Região Metropolitana de Salvador.
 
 
Dr. Charles Sacramento, e Dra. Eliane Cavalleiro.

 A palestrante Dra. Eliane Cavalleiro, que foi consultora da UNESCO - Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe/OREALC (2005), - e também atuou como coordenadora geral de Diversidade e Inclusão Educacional, na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. A pesquisadora Eliane Cavalleiro, a autora do projeto e Wakai, cacique da aldeia Thá-fene compuseram a Mesa Perspectivas e Discussões nos 10 anos da Lei 10.639.03.

 
Wakai,Líder  da aldeia Thá-fene
.

 
Um dos ângulos do auditório com o público presente
 
A secretária de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas, Márcia Tude, parabenizou a iniciativa da Professora Rosângela pelo projeto Akpalô que reforça a aplicação da Lei 10.639.03 no município. “Vamos fazer com que esta lei seja implementada de forma mais efetiva.”

 
Secretária de Cultura e Turismo Marcia Tude, Rosângela Accioly, Secretário de Educação Edmilson Pereira, e a professora do município Márcia Cristina.

 Estiveram presentes à cerimônia de abertura, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia/SEPROMI Dr. Ataíde Lima, e o professor Basilon, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia o Superintende Dr. Ailton Ferreira, a Vice-prefeita de Salvador Célia Sacramento, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/SECULT em Lauro de Freitas, a Secretária Márcia Tude, da Secretaria Municipal de Educação/SEMED em Lauro de Freitas, o Secretário Edmilson Pereira, a Vereadora do município Aline Oliveira, e a Diretora do Departamento Pedagógico Vânia Pessoa.

 
Ataíde Lima, Chefe de Gabinete da SEPROMI,  Célia Sacramento Vice-prefeita de Salvador, Edmilson Pereira Secretário de Educação em Lauro de Freitas, Márcia Tude Secretária de Cultura e Turismo em Lauro de Freitas a a vereadora Aline Oliveira.

 Também aconteceu uma belíssima apresentação do BANKOMA e o desfile de penteados e roupas afro-brasileiras organizado por Negra Jhô e pela grife Mada Negrif, que propõem uma estética urbana com belos penteados e modelos de roupas que fortalecem a beleza africano-brasileira, além de um delicioso coquetel.


Rosângela Accioly e Negra Jhô.

 
Vice-prefeita de Salvador Célia Sacramento

 
 
Superintendente de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia,  Ailton Ferreira.

 
  
Ao centro Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas Márcia Tude

 
 
Secretário Municipal de Educação de Lauro de Freitas Edmilson Pereira

 
  
Ataíde Lima, chefe de gabinete da SEPROMI
 
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Educação (Semed) e do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e do Programa Descolonização e Educação (Prodese) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Rosângela Accioly Lins Correia possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela UNEB(2009) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade/ UNEB. Tem experiência na área de Educação desde 1995, é professora concursada no município de Lauro de Freitas, Está inscrita como Pesquisadora do PRODESE vinculado ao diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, Autora do Projeto Akpalô Nossa História finalista do XIII PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ(2012) parceria com o projeto Sankofa:Mosaico Redivivo de História(S) da Educação. Ainda com o projeto Akpalô Nossa História em parceria com o projeto Sankofa: Mosaico Redivivo de História(S) da Educação, recebeu o prêmio ORIRERÊ CABEÇAS ILUMINADAS 2012, promoção da Secretaria da Educação do Paraná, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Fórum Permanente de Educação para as Relações Étnico-Raciais, Conselho Municipal e Estadual de Educação de Curitiba no Paraná.
Agradeço a Deus Pai, Filho e Espírito Santo que são três em um, inexplicável e insondável, como diz Gilberto Gil “Deus fará absurdos contanto que a vida seja assim, um altar onde a gente celebre tudo que ele consentir” e assim o fez.
Em especial ao amigo Diretor Jurídico da SEAP- BA Secretaria de Adm. Penitenciária e Ressocialização, Dr. Charles Sacramento, que acreditou e incentivou o projeto como um veículo de fortalecimento para o cumprimento da lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares em todo território nacional.
A Sra. Rose Damasceno, querida amiga que carinhosamente abraçou o projeto para sua realização, a Dra. Eliane Cavalleiro, que prontamente aceitou o convite para da mesa Mesa Perspectivas e Discussões nos 10 anos da Lei 10.639.03.


  Rose Damasceno e professor Basilon da SEPROMI
 A coordenadora do PRODESE Programa Descolonização e Educação Narcimária Luz, ao querido Professor Narciso José, aos amigos PRODESIANOS, como Sérgio Baialista, ao querido amigo, o artista plástico Thiago Bols, que trabalhou na produção artística do projeto.

 

Pesquisadores do PRODESE, Sérgio Baialista, Rosângela Accioly e a representante da Omoshalá Artes Africanizadas.

 
 
Artista Plástico Thiago Bols e Rosângela Accioly.

Ao chefe de gabinete da SEPROMI Dr. Ataíde Lima, e ao Professor Basilon, que representaram a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial com suas presenças e apoio na realização do evento de abertura do projeto Akpalô.

 
Rosângela Accioly e Professor Basilon da SEPROMI

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo Márcia Tude, que me oportunizou os primeiros passos na realização desse empreendimento, ao Secretário Municipal de Educação Edmilson Pereira, e ao Superintendente de Justiça Cidadania e Direitos Humanos Dr. Ailton Ferreira que acreditou no projeto abrindo portas institucionais para sua realização,
A Vice-prefeita de Salvador Célia Sacramento, a vereadora Aline Oliveira, e a Diretora do Departamento Pedagógico em Lauro de Freitas Vânia pessoa.
Aos colaboradores Márcia luz, colegas de trabalho, a querida Negra Jhô, e a Madalena da grife Mada Negrif, muito axé!

 
 
Componentes do Desfile de penteados africanos Negra Jhô e da grife Mada Negrif.

 
 
Apresentação de capoeira Mestre Sérgio, Lauro de Freitas.


 
Nicole Accioly e Julia Damasceno.

 
A todos que direta ou indiretamente seguraram as minhas mãos nessa caminhada,

2 comentários:

  1. Um projeto que me dá imenso orgulho!
    Mais uma oportunidade de, com ODARA, descolonizar a Educação que recalca o rico saber ancestral, científico e mítico dos povos africano-brasileiro, ameríndios e setânicos.
    Vamos arrasar, Rosangela e todo PRODESE!
    Asé e inté! Parabéns!
    Sérgio Bahialista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua linda presença!
      Descolonizar a Educação tem sido nosso desafio, e de tantos outros PRODESIANOS que como nós tem buscado novos olhares sobre a riqueza do patrimônio civilizatório africano, africano-brasileiro e ameríndio, e como vc disse sertânicos. Grande abraço.

      Excluir