*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


sábado, 28 de março de 2015

ENTREVISTA:RONALDO MARTINS ILUSTRADOR DO LIVRO OBA NIJÔ


Em entrevista o professor   e pesquisador Ronaldo Martins ilustrador do livro “Obá Nijô o rei que dança pela liberdade” apresenta sua visão, desafios e alegrias ao falar da obra.


Gostaria de começar essa entrevista conversando um pouco sobre a proposta pedagógica “Agbon Arte, Beleza e Sabedoria Ancestral Africana” que você concebeu para a disciplina de Artes em escolas públicas de Salvador. Como nasceu a proposta e como ela foi desenvolvida?

Ronaldo Martins-Como artista plástico afro-brasileiro e professor de Artes, eu desejava muito transmitir a sabedoria que aprendi e desfrutei sobre os ancestrais africanos aos meus alunos e alunas. Eu queria contribuir para aumentar a autoestima deles, mostrar para eles que são possuidores de um rico e refinado patrimônio cultural, ainda vivo na cidade de Salvador. Desejava transmitir aquilo que aprendi com muitos mestres e mestras, como Deoscoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi, sacerdote do culto aos ancestrais, uma pessoa muito especial, possuidora de grande conhecimento da cultura dos nagôs na Bahia, que foi a fonte de inspiração do projeto AGBON.
A proposta foi desenvolvida quando ingressei no Programa de Descolonização e Educação – PRODESE, do Mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB, programa coordenado pela Dra. Narcimária do Patrocinio Luz. No ano de 2004, quando ingressei no mestrado, apresentei a proposta AGBON: arte, beleza e sabedoria ancestral africana que foi aprovada.
O projeto AGBON era composto de uma Oficina de Artes Plásticas coordenada por mim e uma Oficina de Teatro, coordenada pela professora Nicolai Carmo de Brito. O projeto foi realizado de 2004 a 2008, no Colégio da Policia Militar, unidade Dendezeiros Envolveu em cada ano, cerca de 400 crianças e jovens, estudantes regulares do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental.



O projeto Agbon cerne da dissertação de Ronaldo Martins,tornou-se um livro publicado pela EDUNEB em 2008.
No blog da ACRA você pode saber mais um pouco da publçicação fazendo o link http://blogdoacra.blogspot.com.br/2009/11/agbon-arte-beleza-e-sabedoria-ancestral.html.
Há  também uma resenha na Revista TEIAS da UERJ através do link http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/374


Quais os principais desafios encontrados para desenvolver a proposta pedagógica Agbon?

Ronaldo Martins -O desafio inicial para realizar a atividade na escola que trabalho, o Colégio da Policia Militar, unidade Dendezeiros, em Salvador, foi encarar a falsa ideia propagada nas escolas, que associava, naquela época, o patrimônio africano - musica alimentação, dança, trabalho, medicina - preservado nos terreiros, como algo inferior. Para superar esse obstáculo procuramos mostrar as crianças, professores e diretores que longe de tratarmos de algo religioso, os orixás são arquétipos, símbolos vivos relacionados às atividades humanas: caça, colheita, tecnologia, medicina e as forças vitais que nos envolvem: o ar, a terra, água, as árvores e o movimento.
Nas primeiras aulas fiz questão de mostrar aos colegas professores e alunos que certas leituras equivocadas sobre a contribuição civilizatória dos nagôs são fruto do desconhecimento e do racismo. Mostrei que alguns discursos sobre as culturas ocidentais, quando se refere aos deuses retratados na arte grega clássica e na renascença, associado a algo positivo e civilizado, mas, ao tratar de cultura afro-brasileira, infelizmente, a contribuição civilizatória africana é vista como coisa de escravo. Como exemplo, quando se fala em Hermes, relacionado ao movimento, a comunicação, na cultura grega, é visto como algo erudito, mas, se fala de Exu, a força vital, o movimento, a comunicação, infelizmente, é tratado como algo negativo. Puro racismo, um ranço preconceituoso, fruto da falta de estudo e do desconhecimento do outro.



Foto disponível no blog ARTE AFROBRASILEIRA RONALDO MARTINS iniciativa do próprio artista. No blog Ronaldo destaca áreas, Arte AfroBrasileira  e Educação.  “Em Arte Afro-Brasileira de Ronaldo Martins o enfoque é dado às fotos dos quadros, esculturas, desenhos e as apreciações críticas publicadas nos catálogos das minhas exposições. Em EDUCAÇÃO o enfoque é dado a textos de minha autoria sobre Arte e Educação, Arte Afro-brasileira e Filosofia, disciplinas que leciono em uma escola publica de Salvador.” Para saber mais visite http://ronaldomartinss.blogspot.com.br/p/odara.html

Conte-nos sobre a sua aproximação com a história “Oba Nijô o rei que dança pela liberdade”?

Ronaldo Martins -Como uma pessoa comprometida com as questões do povo negro, ao ser convidado por Narcimária para ilustrar o livro “Oba Nijô o rei que dança pela liberdade” percebi que estava sendo solicitado a contribuir com minhas habilidades para que aquela semente crescesse. Interessei-me logo pela bela história e, junto com outros amigos, convidados para participarem no projeto, me dediquei a elaborar as imagens.



 É o primeiro livro seu como ilustrador para o público infanto-juvenil?

Ronaldo Martins -Não. Fiz um outro chamado a Casa dos Meninos Pássaros que trata sobre as crianças que moravam nas ruas de Salvador e fiz ilustrações para o livro História da Criação na tradição Yorubá.

Como foi o processo de criação/composição das ilustrações do livro?

Ronaldo Martins -Na verdade, a história de Obá Nijô é um pouco a trajetória de alguns de nós, pessoas que, ao perceberem a grandeza da cultura negra, encontram referenciais de dignidade para se espelhar. Uma forma de ser que busca sintonia com os outros seres humanos e com a natureza para viver melhor.
A história me encantou porque, quando jovem frequentava muito Itapuã, que para mim sempre foi um lugar especial em Salvador.



Lagoa do Abaeté em Itapuã
Foto disponível em http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Lagoa+do+Abaet%C3%A9,+Salvador,+Bahia&ltr=l&id_perso=6618

Os referenciais de memória, a experiência que tenho de mais de vinte anos trabalhando com a temática dos orixás em exposições no Brasil e no exterior, me auxiliaram a perceber o fio condutor da história e procurar ilustra-la.

Como você se sentiu quando concluiu as ilustrações?

Ronaldo Martins -Feliz, tinha consciência que estava em um processo delicado que necessitava desprendimento, consciência que se está fazendo pelo grupo, pela rica história do povo negro em Salvador.

Do conjunto de ilustrações do livro “Oba Nijô, qual a que você mais gosta”? Por quê?

Ronaldo Martins -Gosto muito da Feira. Mas a que o garoto dança para a água, me agradou mais. Eu lembro bem que eu estava trabalhando, minha irmã e meu sobrinho foram lá em casa. Ele tem quatro anos, fazendo as brincadeiras que toda crianças faz, foi para a sala, dançou e sorriu como o garotinho que desenhei.

Como professor e pesquisador da cultura africano-brasileira, quais as principais contribuições do livro “Oba Nijô o rei que dança pela liberdade” para o público infanto-juvenil?

Ronaldo Martins -Além de contribuir para o conhecimento histórico da civilização  africana na cultura nacional, o livro promove  a autoestima das crianças afro-brasileiras. Tem a questão do valorizar o seu lugar e aprender sobre ele, estamos em um momento em que se deprecia muito o Brasil, a cidade, é preciso estimular as pessoas a conhecer e valorizar o seu lugar.
O livro pode ser também um ótimo instrumento para tratar as questões contemporâneas de proteção e cuidado com a natureza.
No projeto anterior pude trabalhar com muitas crianças francesas, meninos e meninas que não sabiam nada de Brasil. Tendo como base a sabedoria afro-brasileira preservada em Salvador, pude conduzir uma oficina sobre o cuidado com a natureza. Foi ótimo. A identificação das crianças com a história dos herois africanos, foi imediata. Imagino que isso poderá acontecer também com o livro “Oba Nijô o rei que dança pela liberdade”. Agora é agradecer aos ancestrais, a todos os amigos e amigas que contribuíram com esse lindo projeto e dedicar ao Mestre Didi pela bela inspiração.

Desoscoredes Maximiliano dos Santos 
Mestre Didi 

Sobre o Ilustrador Ronaldo Martins

Licenciado em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia- UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, pesquisador do PRODESE – Programa de Descolonização e Educação da CNPq/UNEB, professor de Artes, e coordenador do projeto AGBON: arte, beleza e sabedoria ancestral africana, em Salvador. Há cerca de vinte anos Ronaldo Martins vem desenvolvendo estudos e exposições sobre arte e cultura afro-brasileira ioruba/nagô. Em 1989, foi bolsista do CNPq/UFBA e realizou a sua primeira exposição individual de pinturas e esculturas através do projeto “O culto a Oxum em Salvador – Bahia e Oxogbô – Nigéria” que recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA. No período de 1995-1996, foi bolsista da Casa Internacional dos Artistas de Schieder-Schwalemberg na Alemanha, período em que residiu com artistas da China, Rússia, Inglaterra e Alemanha. Em novembro de 2005, Ronaldo Martins, juntamente com seis outros artistas brasileiros, representou o Brasil em exposições itinerantes em diversas cidades francesas no contexto do “Ano do Brasil na França”. Em fevereiro e março de 2009, convidado pelo centro cultural Ludwig-Harms-Haus em Hermannsburg na Alemanha, apresentou a exposição individual Zauber der Fremde. Afrobrasilinische Glaube in der Kunst Bilder von Ronaldo Martins - Magia do outro. O pensamento afrobrasileiro na arte de Ronaldo Martins. Os quadros de Ronaldo Martins fazem parte de acervos privados e públicos no Brasil, Estados Unidos, Suíça, França e Alemanha. Seus trabalhos gráficos ilustram capas e pôsteres de importantes publicações como a capa da Revista EXU nº29/1992 (Salvador-BA) e a Revista ILA nº 155/1993 (Bonn, Alemanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário