*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


sexta-feira, 12 de maio de 2017

“Mudar para nada mudar"


Por Maurício Luz


Foto disponível na internet


No Filme ‘’O Leopardo’’ do diretor Luchino Visconti, em um cenário de uma Itália passando por mudanças políticas e sociais, a nobreza e burguesia precisam se adaptar aos novos tempos, fazendo mudanças a favor do povo com o objetivo de se manter com poder e conforto na sociedade italiana da época. Em um dos diálogos um personagem diz que é preciso ‘’mudar para nada mudar’’
Sei que é no mínimo polêmico, mas mudanças devem ser feitas na forma de jogar do hoje melhor jogador do mundo, para se manter no topo Cristiano Ronaldo vai precisar se adaptar.
Apesar de ser um dos grandes exemplos do futebol mundial na forma física e empenho nos treinamentos, a idade chega pra todos, aos 32 anos o craque português não é mais um garoto.
Em um futebol extremamente físico, com pontas cobrindo as subidas dos laterais CR7 nunca foi esse tipo de cara, no entanto sua disposição no ataque sempre foi invejável, dribles e arrancadas geravam uma verdadeira bagunça nas defesas adversárias.


Foto disponível na internet

 Esses dias ficaram para trás, as arrancadas ficaram mais curtas, os dribles quase não aparecem.  No confronto contra o Bayern semana passada o vi refugar em um contra ataque mano a mano com Philipp Lahm pela frente, grande lateral! Mas já se aposenta ao final dessa temporada. Ahh nos tempos de United, duas pedaladas e uma mudança de direção deixariam o capitão Alemão a ver navios...


Foto disponível na internet

Não meus amigos, eu não acho que o melhor jogador do mundo está acabado, eu acho que justamente ele tem potencial de conseguir números que nem ele mesmo imaginou, como? Assumindo a posição de camisa 9. Cristiano é um atacante completo, finaliza bem com as duas pernas, tem porte físico, impulsão de jogador de basquete, uma cabeçada de primeira linha, posicionamento na área, e apesar de não ser mais o monstro do drible e arrancada contra os rápidos laterais de hoje, o Luso ainda é uma verdadeira Ferrari contra os Zagueiros (Hummels, Boateng e Martinez que o digam).
De onde eu tirei isso? Analisando jogos e estatísticas, apesar de ser o melhor do mundo CR7 tem uma das suas piores médias de Gols desde que chegou a Madri. No campeonato Espanhol enquanto Messi tem 33 e Suarez 23, Ronaldo tem apenas 19 gols marcados.
E quando ele fez chover gols recentemente? Contra o Bayern na Champions, e dos 5 gols que fez no confronto 4 foram como centro avante e todos dentro da área. No jogo de Ida Após a Expulsão de Martinez, Marcelo virou um ponta e o Real passou a ter Cristiano e Benzema na área vislumbrando conseguir uma boa vantagem em Munique, resultado 2x1 com dois dele.
No jogo da volta os merengues perdiam por 1x0, quando Bezema foi substituído aos 64 minutos, com entrando Asensio na ponta o camisa 7 merengue foi deslocado para a posição de centro avante, resultado, Hat Trick do Gajo e Real Madrid nas Semifinais em um agregado de 6-3.



Foto disponível na internet


Grandes nomes da História do futebol mudaram e se adaptaram para se manter em alto nível, seja no estilo de jogo como Romário ou Ronaldo Fenômeno, ou na posição como Nilton Santos, Maldini e Zé Roberto. O grande empecilho é o Plantel Madridista, com duas estrelas da posição como Karim Benzema e Álvaro Morata a vida de Zinedine Zidane não seria fácil, o melhor seria usar uma troca ou venda seja com James, Isco e os próprios Benzema e Morata para conseguir um ponta, o mais especulado hoje é Eden Hazard.



Nenhum comentário:

Postar um comentário