*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Projeto Dayó é semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef 2009










São Paulo, 18 de agosto de 2009

Prezado Coordenador

Parabéns!

Seu projeto foi escolhido como semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef.


“Parabéns! Com grande satisfação, informamos que o Projeto Dayó Compartilhando a Alegria Socioexistencial em Comunaliidades Africano-brasileiras dessa organização foi indicado como semifinalista, entre os 1.917 inscritos no Prêmio Itaú-Unicef 2009. Iniciativas como essa reforçam a nossa crença quanto à possibilidade de construir um Brasil mais justo e digno para as crianças e adolescentes.

Os projetos inscritos nesta oitava edição do Prêmio passaram por uma análise preliminar para verificar sua adequação ao regulamento. Na segunda etapa, processou-se ao agrupamento das organizações, de acordo com o seu porte de recursos financeiros: micro, pequeno, médio e grande, para possibilitar a análise e seleção entre pares.

Na terceira etapa de seleção, contamos com 320 avaliadores, distribuídos nas oito regionais do Prêmio Itaú-Unicef; os projetos foram analisados por dois avaliadores, discutidos conforme porte de recursos financeiros da organização e em plenária foram indicados até 20 semifinalistas, sendo cinco projetos de cada porte.


Atenciosamente,


Coordenação

Prêmio Itaú-Unicef 2009”




Foi através dessa carta que chegou a notícia que encheu de alegria e orgulho a ACRA- Associação Crianças Raízes do Abaeté e a equipe PRODESE/DAYÓ/UNEB!


O nosso projeto DAYÓ/ACRA foi indicado e reconhecido no conjunto de 1917 projetos inscritos em todo o Brasil para a 8ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef 2009, como semifinalistas selecionados entre os 100 (cem) na primeira etapa.



Na etapa que culminou na sexta feira dia 16/10/2009 em Recife, do conjunto dos cem semifinalistas ficamos entre os vinte.Na oportunidade o Professor Narciso José do Patrocínio Diretor Presidente da ACRA recebeu das mãos da representante da UNICEF no Brasil a Srª Marie Poirier o certificado reconhecendo a excelência e impactos do DAYÓ legitimando institucionalmente as iniciativas que vimos imprimindo em Itapuã.



Para o professor Narciso José do Patrocínio esse evento Prêmio Itaú-Unicef em Recife tem um significado especial:


“Como educador que atuei nos anos 60, 70, 80 em várias instituições, tenho tido o prazer de conviver com uma geração de jovens educadoras lideradas pelo Contra-Mestre Luís Negão, idealizador da ACRA, Professora Doutora Narcimária Luz, coordenadora do PRODESE-Programa Descolonização e Educação do departamento de Educação do campus I da UNEB que trouxe para a ACRA uma equipe técnica formada por educadoras e educadores competentes, criativos, cheios de sonhos e entusiasmos para atuar junto as nossas crianças,jovens e suas famílias.A equipe responsável por muitas das nossas conquistas é formada por educadores/as especiais na nossa trajetória e é importante que todos saibam da presença deles/as na ACRA: Jackeline Pinto do Amor Divino, Rosângela Accioly Correia Lins, Paula Grejianin, Daniela Cidreira, Sidney Argolo, Tárcio Vasconcellos, Eliana dos Santos e Abílio de Mendonça e Célia”


Ainda sobre a importância desse evento a professora Narcimária comenta:


“Quando comunicamos as crianças e suas famílias do nosso desempenho no âmbito da 8ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef 2009 numa reunião antes do resultado final houve muita vibração!Todos/as ficaram na torcida para o sucesso do DAYÓ ACRA em Recife. E para mim ficou evidente nos sorrisos e brilho nos olhos de mães,pais e filhos e educadores/as o orgulho de ser e pertencer a ACRA. Acredito que o DAYÓ se destacou por legitimar os valores de sociabilidade que caracterizam Itapuã e que estruturam as identidades das crianças e suas famílias descendentes diretos de pescadores,lavadeiras, ganhadeiras... As linguagens que dão força ao DAYÓ se alimentam da África viva que pulsa ininterruptamente aqui.Nos destacamos porque assumimos o que somos as nossas origens e isso nos torna singular.Voltamos de Recife como semifinalista apenas com um certificado. Mas no contexto do que realizamos todos esses anos significa um reconhecimento nacional pelo nosso trabalho na área de Educação.Isso é importante,sim!”


A ACRA além do certificado receberá um selo Itaú-Unicef 2009 ratificando a excelência e competência técnica do projeto Dayó: Compartilhando a Alegria Socioexistencial em Comunalidades Africano-brasileiras.


É isso amigos do blog ACRA!


Para comemorar conosco convidamos vocês para dançar e cantar com crianças de várias partes do mundo através do vídeo clipe TOGETHER!(JUNTOS!) interpretada por BOB SINCLAIR.


Não esqueçam que a equipe ACRA intercambia com vários continentes e achamos que é uma ocasião muito especial para lembrar que temos que estar SEMPRE JUNTOS compartilhando a alegria de viver, valor inestimável para as muitas gerações do planeta, estimulando as crianças e jovens a acreditar nesse valor na tentativa de expandir a vida.


Com vocês TOGETHER!(JUNTOS!).


Divirtam-se!!!




clique na imagem ou acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=NGtS2-a4CBI&feature=fvst

Obrigada e continuem nos acompanhando.

3 comentários:

  1. Que emocionante!!!A nossa cara ta aí! Beijão

    ResponderExcluir
  2. É isso aeew,Grande trabalho de professor Narciso e companhia espero que vocês continuem colhendo os frutos desse trabalho maravilhoso
    um abraçao e os parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Axe para essa equipe.
    voces estao de parabens,
    respect
    Luis negao

    ResponderExcluir