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PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

QUILOMBO BURACO DO TATU


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ESCRAVIDÃO NÃO!

Os textos reunidos aqui são trechos do documento produzido pela Professora Narcimária C. P. Luz nos estudos desenvolvidos sobre Itapuã com o apoio do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico e a FBN-Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura.

QUILOMBO BURACO DO TATU
Por Narcimária Luz
Planta do quilombo Buraco do Tatu em Itapuã
1744 e 1764
Imagem disponível em http://www.terrabrasileira.net/folclore/origens/africana/quilomba.html

Itapuã também era local de embarque e desembarque de povos africanos. Para cá vieram pessoas que exerciam lideranças importantes no continente africano: pessoas que tinham conhecimentos sobre os astros, Botânica, Biologia, navegação, Medicina, guerreiros/as, sacerdotes/as, ferreiros, arquitetos, oleiros, artistas como escultores, dançarinos, dramaturgos, músicos, filósofos, agricultores, etc.

A força da civilização africana era representada por povos de distintas regiões da África que vieram capturados pelo sistema escravista para as Américas durante três séculos.

Mesmo com todas as agressões sofridas na escravidão, os povos africanos, não abriam mão de sua dignidade e conseguiram com muita coragem trazer para as Américas de modo especial para o Brasil suas formas de viver e manter a riqueza da sua civilização.
Em Itapuã também tem na sua história a organização territorial do Quilombo Buraco do Tatu 1744 e 1764. O Quilombo Buraco do Tatu manteve-se erguido inspirado no modo de vida africano e se expandiu em áreas importantes estrategicamente em Itapuã, a exemplo das dunas envolvendo a lagoa do Abaeté e toda a sua extensão, hoje conhecida como Praia do Flamengo, Alameda da Praia, etc. O Quilombo Buraco do Tatu era uma referência importante nas lutas contra a escravidão na Bahia desestabilizando de todas as formas possíveis o sistema escravista da época.
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Para saber mais e aprofundar aspectos sobre esse importante quilombo na Bahia consulte:

1-LUZ, Narcimária.ITAPUÃ DA ANCESTRALIDADE AFRICANO-BRASILEIRA.Salvador:EDUFBA,2012.


2-LUZ, Narcimária.OBA NIJÔ:o rei que dança pela liberdade.Rio de Janeiro:Editora PALLAS,2015.

4-OBA NIJÔ:o rei que dança pela liberdade.(Vídeo)

5-Oba Nijô(facebook)

6-LUZ, Narcimária.ITAPUÃ QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ.Salvador:EDUNEB,2009.



6 comentários:

  1. Gostaria de maiores informações sobre o Quilombo Buraco do Tatu. Por que esse nome? Enfim...Poderiam me ajudar?

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  2. Buraco de tatu porque o quilombo foi construido em parte, debaixo da terra, como escondarijo, e o burado do tatu é profundo. Lá eles se encontravam, nao somente escravos, mas índios, judeus..
    ele eram a margem da sociedade rica e poderosa da época, roubaram dos ricos para se manter. As autoridades os mantiam pela sua própria segurança, o que pode se relacionar com os policiais de hoje com os traficantes da favela.
    Com o buraco de tatu, as culturas eram cultivadas, nao havia trabalho, mas tinham tarefas organizadas.

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  3. Ouvi falar que ocorria escravidão em muitos quilombos[1], como o dos Palmares, e que em armistícios faziam acordos nos quais se responsabilizavam em entregar escravos fugitivos. Gostaria de saber se estas práticas ocorriam no quilombo do Buraco do Tatu.

    Referência:
    1 - Trabalho livre, trabalho escravo: Brasil e Europa, séculos XVIII e XIX Por Douglas Cole Libby,Júnia Ferreira Furtado.

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  4. me ajudou muito este texto enfim obrigada

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  5. gostaria de saber quem era o líder do quilombo do buraco do tatu.

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  6. quero saber o nome do primeiro lider

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