*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ESTADOS UNIDOS E A LUTA DE INTEGRAÇÃO




Serena Williams

Foto disponível em:
http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2015/09/serena-williams-racism.jpg
A luta de integração entre os povos que compõem os Estados Unidos da América é de grande complexidade. De modo sumário porém, o desafio é como a hegemonia de poder de Estado comandado pelos descendentes dos anglo saxões constituído através da história por um alicerce de genocídio e escravidão, cederão aos desejos de participação de outros segmentos étnicos que constituem a nacionalidade americana.
 A seguir depoimento da tenista Serena Williams no seu facebook comentando a necessidade de romper o silêncio sobre as arbitrariedades contra a população negra nos EUA. Publicamos também a seguir, uma  entrevista concedida à BBC em 1971 do jovem Cassius Clay, posteriormente Muhamed Ali, onde ele narra as suas impressões e vivências desde criança ilustrando a luta de afirmação dos afro descendentes nesta saga da dinâmica de rejeições e integrações.
"Hoje, eu pedi ao meu sobrinho de 19 anos (para ficar claro, ele é negro) que dirigisse para mim a caminho de um encontro, então eu poderia trabalhar no meu telefone #segurançaemprimeirolugar. No caminho, vi um policial do lado da rodovia. Eu rapidamente chequei se ele estava obedecendo o limite de velocidade. Então, me lembrei daquele vídeo horrível de uma mulher em seu carro quando um policial atira em seu namorado. Tudo isso veio a minha mente em questão de segundos. Me arrependi de não estar dirigindo o carro eu mesma. Nunca me perdoaria se alguma coisa acontecesse ao meu sobrinho. Ele é tão inocente. Assim como todos os outros.
Eu acredito que nem todo mundo é mau, são apenas alguns que são ignorantes, medrosos, sem educação e insensíveis a algo que afeta milhões e milhões de vidas.
Porque eu tenho que pensar isso em 2016? Nós já não passamos pelo suficiente, não foram abertas tantas portas, impactadas bilhões de vidas? Então, percebi que temos que continuar nessa caminhada - não é sobre o quanto já percorremos, mas sobre o quanto ainda temos que percorrer.
Então pensei: tenho que falar? Eu tive que olhar para mim mesma. E sobre o meu sobrinho? E se eu tiver um filho, e sobre a minha filha?
Assim como Dr. Martin Luther King disse: "Chega um momento em que o silêncio é traição"
EU
NÃO
VOU
SILENCIAR
SERENA".
Fonte: Post de Serena Williams no seu facebook https://www.facebook.com/SerenaWilliams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário