*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


sábado, 8 de maio de 2010

CONTRA MESTRE LUÍS NEGÃO, IDEALIZADOR DA ACRA

Contra Mestre Luís Negão numa performance para documentário sobre a capoeira na Inglaterra



Contra Mestre Luís Negão com jovens da África do Sul no âmbito do Festival Internacional de Capoeira na ACRA em 2008
Nossa Bahia é linda por vezes até calorosa, mas na realidade nem sempre consegue acolher os seus filhos/as. A Bahia tende a ser acolhedora dos que vem “além mar”,infelizmente.Ela só abraça seus filhos/as quando eles/elas retornam cheios de medalhas e louros.Está é mais uma história de um dos seus filhos,soteropolitanos e morador de Itapuã,lugar cantado em verso e prosa,que pelas contingências do destino ,vai morar na Inglaterra.
José Luís Correia do patrocínio, conhecido na Inglaterra como “our teacher” (nosso professor) Professor Luís Negão! “Negão is his capoeira nick name and means big Black” (Negão é o seu nome de alcunha de capoeira e significa Negro Grande, Negão).
Capa de várias revistas, e jornais ingleses pelo seu mérito do seu trabalho em saber aglutinar gerações de jovens de várias partes do mundo através da capoeira, para aprender a sabedoria dos velhos africanos.
Ele tem se dedicado há mais de dez anos, a iniciativas socioeducativas no Brasil, Inglaterra e África do Sul, realizando intercâmbio importantes visando à superação das situações adversas que vêm sucumbindo à vida de muitos jovens.
A história desses intercâmbios tem na capoeira de Luís Negão a força da sociabilidade envolvendo crianças e jovens do Brasil, Salvador Bahia do bairro de Itapuã, também crianças e jovens do vilarejo de Hamburg na África do Sul, e jovens da cidade de Oxford na Inglaterra.A ACRA - Associação Crianças Raízes do Abaeté, NASCEU em 2005 numa iniciativa do Sr. José Luis Correia do Patrocínio conhecido nas rodas de capoeira como Contra Mestre Luís Negão.
O Contra Mestre Luís Negão teve sua infância e adolescência vinculada ao bairro de Itapuã, nos arredores da Lagoa do Abaeté, onde aprendeu a arte tradicional da capoeira e todas as linguagens ético-estéticas africano-brasileira.
Em 2001 pelas contingências do destino, Luís Negão foi morar em Oxford na Inglaterra onde criou o Grupo Capoeira Abolição Oxford formado por jovens estudantes da tradicionalíssima Universidade de Oxford. O Grupo Capoeira Abolição Oxford, foi se consolidando e havia um interesse muito grande dos jovens capoeiristas (que não é formado apenas por ingleses mas reúne outras nacionalidades já que Oxford é uma cidade cosmopolita) de conhecer a Bahia terra que deu origem a capoeira.
Sobre isso o Contra Mestre Luís Negão comenta:
“... Quando falei com meus alunos de Oxford sobre a possibilidade de realizar esse intercâmbio com o Brasil e Bahia, chamei atenção para a possibilidade de cada um contribuir com o conhecimento adquirido na Universidade de apoiar as iniciativas de Educação que vinham sendo desenvolvidas na ACRA. Como sabia que uns estudavam Arquitetura, Comunicação, Medicina, Direito, Engenharia, etc, vislumbrei que as crianças e suas famílias da Bahia em Itapuã poderiam ser beneficiadas com a ida deles. Então a capoeira dos velhos africanos... E isso é o que mais me emociona! A capoeira se transformou para mim não só meu espaço de trabalho como Contra Mestre, mas como um espaço de solidariedade de amizade, de perspectiva de futuro para as gerações de crianças na Bahia e no Brasil que infelizmente estão se perdendo por causa das drogas como o crack. Isso é muito triste e o intercâmbio Grupo Capoeira Abolição Oxford com a ACRA - Associação Crianças Raízes do Abaeté tem essa força de tentar superar esse caos.”
Foi assim que em 2005 ano de fundação da ACRA - Associação Crianças Raízes do Abaeté ocorreu o primeiro intercâmbio entre os jovens de Oxford. A presença da capoeira do Contra Mestre Luís Negão em Hamburg África do Sul, assume uma importância significativa na vida dos jovens, isto porque, há um desafio que comove profundamente a todos que se propõem a atuar nessas comunidades: a AIDS. Dados da Keiskamma Trust revelam que em 2007 a AIDS arrasou a vida de aproximadamente 1.000 sul africanos. Outra estatística desoladora é que dos 5. 7 milhões de sul-africanos infectados com o HIV, 280 000 são crianças. Triste realidade que constitui o cenário que deixa órfãos aproximadamente 1,4 milhões de crianças










2 comentários:

  1. Muito massa CM Negao, parabens pelo trabalho maravilhoso :0 Axe Prof. Bia - Bournemouth - UK

    ResponderExcluir
  2. Belo projeto social contra mestre Negão; é sem dúvida alguma um trabalho muito importante o que você vem desenvolvendo através da capoeira.
    Fico muito feliz, pela sua preocupação com o bem estar dos nossos jovens. Faço questão de parabeniza-lo por ser uma pessoa diferenciada no que diz respeito a construção de uma Bahia melhor e acessível para todas as pessoas.
    Um axé para você e continue desenvolvendo esse maravilhoso projeto por meio da capoeira.

    ResponderExcluir