*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


sexta-feira, 26 de junho de 2009

O ACRA NO CONFELE

As pesquisadoras do Programa Educação e Descolonização - PRODESE/UNEB e Monitoras do Projeto de Extensão DAYÓ: compartilhando a alegria socioexistencial em comunilidades africano-brasileiras, Daniela Santana Cidreira dos Santo, Paula Crisitna Grejianin e Rosângela Accioly Lins Correia, juntamente com o Sr. Narciso José do Patrocínio, Presidente da Associação Crianças Raízes do Abaeté, estiveran presentes no 4º CONFELE - Conferência Internacional de Educação, Trabalho e Emancipação Social, de 16 a 16 de junho/09 no Hotel Tropical da Bahia, Salvador-BA.
A equipe PRODESE/ACRA apresentou o PRODESDE, o Projeto de Extensão DAYÒ e as atividades que estão sendo desenvolvidads do ACRA, com exibição de fotos e filmes. A apresentação foi acompanhada por uma platéia atenta que participou fazendo perguntas.
Ao final todos foram muito elogiados inclusive elos Coordenadores do Evento.

ENCERAMENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE

No dia 20.06.2009 foi realizado no ACRA um encontro de encerramento das atividades do 1º semestre de 2009. O evento homenageou também as festas juninas tradicionais no nordeste brasileiro, a professora de dança, Eliana, e seus alunos apresentaram a tradicional "quadrilha de São João". o Professor da Orquestra de Ritmos e Sons, Sideny Argolo, e seus alunos apresentaram algumas músicas, incluindo a música "A Lenda do Abaeté" de Dorival Caymmi. O Professor de Capoeira - Mestre Rupi, e seus alunos juntaram-se ao Professor Sidney e seus alunos e cantaram várias músicas de domínio público contando com a participação entusiasmada da platéia que acompanhava as músicas com palmas e cantando junto o refrão.

Foram escolhidos e premiados o melhor casal "dançarino" e o melhor traje caipira. Foram soretados vários presentes e o encerramento contou, é claro, com muitas comidas típicas das Festas Juninas Nordestinas: mingau, canjica, bolo de aipim, amendoim cozido, laranja, etc.

Atividades do Acra - Fundamentação Teórica

O Programa Descolonização e Educação – PRODESE, que tem como coordenadora Dra. Narcimária Correia do Patrocínio Luz, desenvolve produções acadêmico-científicas no contexto da diversidade étnico-cultural das Américas. Agrega pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem seus trabalhos no sentido de superar os paradigmas neocoloniais e etnocêntricos que estruturam a política de educação no Brasil, além de elaborar e difundir conhecimentos sobre educação referidos às alteridades civilizatórias que constituem a formação social brasileira.

O PRODESE está presente na Associação Crianças Raízes do Abaeté através do Projeto de Extensão DAYÓ: Compartilhando a Alegria Socioexistencial em Comunalidades Africano-Brasileiras, que foi desenvolvido com o intuito de estabelecer perspectivas profícuas na área de educação.

O DAYÓ de autoria de Narcimária Correia do Patrocínio Luz, é uma iniciativa sócio-educacional que visa à implantação de condições infra-estruturais que otimizem a legitimação dos valores comunais do bairro de Itapuã, e através dessa ação, promover o desenvolvimento físico-emocional da população infanto-juvenil. Assim, procura dar forma às narrativas de mitos, provérbios, música polirrítmica de base percurssiva, danças, dramatizações, divulgar a riqueza da biodiversidade que atravessa a territorialidade e estabelecendo ações de preservação, repertório culinário, conhecimento milenar sobre a complexidade de vida que atravessa as dunas, o mar, a lagoa, as hierarquias comunitárias, suas instituições, organização territorial, repertório de cantigas e histórias dos pescadores que acumulam narrativas valiosas sobre os princípios fundadores da territorialidade, o mistério do viver e as estratégias de continuidade da tradição, herança dos antepassados.

O desafio, portanto, é implementar perspectivas de linguagens em Educação que aproximem as crianças e jovens do universo simbólico característico da presença afro-brasileira em Itapuã, e assim estabelecer canais de diálogos que favoreçam a implantação de iniciativas capazes de abrir novos horizontes que permitam o direito à alteridade civilizatória das nossas crianças e jovens.

terça-feira, 23 de junho de 2009

SOBRE O ACRA

O projeto ACRA-Associação Crianças Raízes do Abaeté nasce do movimento realizado pelo Grupo Cultural de Capoeira Abolição da cidade Oxford na Inglaterra e o PRODESE Programa Descolonização e Educação do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia que integra Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ. É uma iniciativa socioeducacional que visa a implantação de condições infra-estruturais que otimizem a legitimação dos valores comunais do bairro de Itapuã, e através dessa ação, promover o desenvolvimento físico-emocional da população infanto-juvenil base das projeções de futuro dessa territorialidade.

Acolhe perspectivas de linguagens sócio-educativas que afirmam a dinâmica sócio-histórica e cultural do bairro de Itapuã. A principal meta é legitimar aspectos fundamentais à compreensão do lugar, a saber: o espaço-tempo que inauguraram o bairro através da presença indígena e africana, os vínculos de sociabilidade através da pesca referência original do modo de produção coletiva; a dimensão ético-estética da capoeira desdobramento da tradição africana; o impacto contemporâneo dos valores urbano-industriais e as perspectivas de futuro para as gerações sucessoras herdeiras desse patrimônio territorial denominado Itapuã.

A partir dessas perspectivas de impacto sócio-comunitário, e com a maturidade que vem adquirindo nas atividades que vem desenvolvendo com as crianças e suas famílias ao longo de cinco anos, o CRA concebeu algumas proposições de atividades voltadas para a formação daqueles/as que vivenciam o seu cotidiano, a saber: capoeira, música percussiva, dança afro, curso de inglês, manicure...

ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS RAÍZES DO ABAETÉ - ACRA

A Associação Crianças Raízes do Abaeté, acolhe perspectivas de linguagens socioeducativas que afirmam a dinâmica sócio-histórica e cultural do bairro de Itapuã. A principal meta é legitimar aspectos fundamentais à compreensão do lugar, a saber: o espaço-tempo que inauguraram o bairro através da presença indígena e africana, os vínculos de sociabilidade através da pesca, referência original do modo de produção coletiva; a dimensão ético-estética da capoeira desdobramento da tradição africana.