domingo, 20 de março de 2016
HOMENAGEM AO SAUDOSO POETA JOSÉ CARLOS LIMEIRA,UMA ÁRVORE DA POESIA
Imagem disponível em http://artflorir.com.br/o-principe-e-os-baobas/
MALAKÊ
José
Carlos Limeira
(Início
da minha história)
Lançada do outro lado do mar
Oxé brilhante de Zazi, Sobô,
Xangô, Odus, Orikis
Semente, cio dos raios, Orixá
Imagem disponível em
Início de Rochas, meu elo, Otá
Continente inteiro, destino Atlântico
Razão de minha pele
Vítima da aspereza dos dias
Diáspora, outra canção
Imagem disponível em
Primeira do clã a chegar
Trazendo nos punhos, tornozelos
Estranhos adornos que rangiam
Como a raiva salgada, oceânica
Molhada de banzo, sem zelos
Mesmo assim trazendo
Receitas de Amalá
Imagem disponível em
Malakê
De frente aos seus fundamentos
No Rumpayme Runtoloji
Os do seu pai, nosso pai
Entendi a inteira dor
A violação do passado
Pelos ferros apagado
À mudança do teu nome
Ao chamarem uma Maria
Uma Gaudência
Uma Conceição...
Malakê, menina de uma África
De uma Cachoeira, Terra das Águas
Pitanga, Paraguassu ,Caquende
(em outro poema lavaram minhas mágoas)
Pedra do Cavalo, cheias
Cabaceiras, indomáveis Águas
Lugares de tantas sereias
Malakê
Mãe, Pai
A quem tenho como primeiro Ancestral
Por tudo e por tal
Me ensina
Quero dizer a todos orixás
Da minha crença no toque
No som do lê, do rumpi, do rum
Imagem disponível em
Na força dos tridentes, adagas
Machados, espelhos, abebes, espadas
No ar, na terra, no fogo, na água
Nos Ilês, nos Axés
No Bogum
Na Casa Branca de tão antiga
No Jitolu de mãe Hilda, amiga
Em todo reino do Orun
Na dualidade de Logunedé
Em Stella estrela de Oxóssi
No Tanuri Juçara de Bebé
Na esteira, no Ojá
Ensaiando no Zandró
No Axé Opó Afonjá
Nunca estando só...
Nas cores firmes das vestes
No transe, na festa
Nos Búzios de todos segredos, no Ifá
Imagem disponível em
Na alguidar, nas folhas, no que resta
porque sem elas não há
No padê
Em Legbara, laroiê!
Na Oxum bonita, Ora-ie-iê!
Em Iansã e seus raios, Eparr ê!
Em Ogum de tantas lutas Ogunhiê!
Em Oxóssi caçador, Okê-Arô!
No meu pai Xangô, Cabecilê!!!
No Alabê, no Mariô
Na Equéde, na Makota
Na oferenda, no Pano da Costa
No dendê, nas Abiãs
No branco da paz de Lemba
Nas conversas dos Ogãs
Na gamela, na quartinha
No pó de Pemba
Na prece que é sempre canto
Encanto
Na própria firmeza da fé
Nos Eguns, no terreiro
Na luz que me faz inteiro
E que vem do candomblé.
Malakê
Obrigado por me legar esta vontade
De contar as Coisas do nosso povo
Nossas Sendas
Pelo gosto de nossa história, contos e lendas...
Imagem disponível em
Que Olorum lhe abençoe Limeira!
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Poema publicado no SEMENTES,Caderno de Pesquisa.Salvador:PRODESE,2005.
sábado, 19 de março de 2016
EKEDY SINHA, Sob as mãos da equede
Ilê Axé Iya Nassô a popular Casa Branca
Foto disponível em http://www.salvadordestination.com.br/
Foto disponível em http://www.salvadordestination.com.br/
Por Marlon Marcos
Noite do dia 08 de março de 2016, dia
Internacional da Mulher, a Cidade da Bahia (e o Brasil), recebeu das mãos da dedicada
Ekedy Sinha, um documento a favor da preservação da memória das mulheres negras
que compõem o candomblé e, especificamente, participam desta religião como
“equedes” – cuidadoras que não incorporam o santo e cuidam do andamento de
todos os assuntos que envolvem o terreiro de candomblé.
A esmerada publicação, que contou com
o apoio do Governo do Estado e saiu pela elegante editora baiana Barabô, traz,
através de uma preciosa narrativa, as memórias de Gersonice Azevedo Brandão,
mais conhecida como Equedy Sinha, um dos nomes mais importantes, na atualidade,
desta religião de matrizes africanas que se espalha pelo mundo. O livro ( lindíssimo!) é Equede –
a mãe de todos, e ao falar sobre si, mãe Sinha fala sobre o Ilê Axé Iyá
Nassô Oká (Casa Branca), palco inaugural do candomblé nagô ou ketu, considerada
como uma continuação do que poderia ser o terreiro, nessa estrutura conventual
(como diz Luiz Nicolau Parés), mais antigo do Brasil.
A Casa Branca é magnânima! Mas, hoje,
a centralidade deste artigo é a enérgica Gersonice, a nossa Ekedy Sinha,
corporificando a presença imprescindível de todas as equedes e makotas que
fazem funcionar o nosso culto a orixás, inquices e voduns. Com a pele
arrepiada, com os olhos em lágrimas e a poesia dançando, convido a todos a
lerem o livro desta ekedy emblemática para a preservação do que corporifica o
candomblé como uma religião brasileira que há séculos influencia fortemente as
relações sociais no nosso país.
Ekedy Sinha
Foto disponível em http://e-c4.sttc.net.br/
É doce viver quando se presencia o
nascimento de uma obra parida de dentro do nosso candomblé. E um livro como
esse. Fruto da perspectiva amorosa e da força negro-feminina que nos perfila
como sociedade. E vê-la escrever: “Equede é a mãe de todos. De Exu a Oxalá”. Sua
bênção, rainha.
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Marlon Marcos é jornalista e
antropólogo
quarta-feira, 16 de março de 2016
Apresentação de Raimundo Sodré
foto:Rosilda Cruz
Raimundo Sodré lança CD Os Girassóis de Van Gogh, dia 17
O cantor e compositor Raimundo Sodré
faz show de lançamento do CD Os Girassóis de Van Gogh, no próximo dia 17, a partir das 20h, durante
a temporada
2016 do projeto Cultura em Movimento, que acontece no Espaço Mambo’s da Villa
Bahiana, em Itapuã.
Conhecido
por divulgar a cultura baiana no mundo com repertório de chulas, baiões, sambas
e outros ritmos, Raimundo Sodré se apresentará com repertório repleto de
músicas autorais e composições do novo CD - que teve a produção musical assinada por Gerson Silva -, em uma viagem musical. O
artista fará outro show no mesmo local no próximo dia 31.
O
projeto Cultura em Movimento tem o objetivo de dinamizar a cultura no bairro de
Itapuã. O ingresso para o show custa R$15, preço único.
quinta-feira, 10 de março de 2016
Encontro com INAICYRA, CORPO E ANCESTRALIDADE 3ª edição
O livro é baseado na tese de doutorado de Inaicyra, cuja pesquisa gerou uma nova abordagem metodológica para a dança-arte-educação, a etno-crono-étnica. Sua pesquisa visa refletir sobre o papel da vivência corporal e da criação artística para a recuperação da memória histórico-cultural do povo brasileiro. A tese tem sido referência no que diz respeito a aplicação das leis 10.639 e lei 11.645 - ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.
“Inaicyra Falcão dos Santos é professora doutora, livre-docente, foi pesquisadora das tradições africano-brasileiras, na educação e nas artes performáticas no Departamento de Artes Corporais da Unicamp. Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docente na área de Práticas Interpretativas Universidade Estadual de Campinas. Realizou estudos e pesquisas na Universidade de Ifé e Ibadan na Nigéria. Orientou o GIP - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa com a temática Rituais e Linguagens: a elaboração estética. Atualmente é professora colaboradora da UNICAMP e dedica-se a sua carreira de cantora lírica, com a qual participa de diversos eventos culturais e acadêmicos pelo Brasil.”
domingo, 6 de março de 2016
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