sábado, 22 de março de 2014
Grupo protesta contra a retirada do cordel da praça Cairu
Sérgio Bahialista na Praça Cairú defendendo os espaços públicos para a expansão da linguagem do Cordel
Por Sérgio Bahialista
Na manhã de sábado,
15/02/2014 um ato convocado pelo coletivo Luto por Salvador promoveu “O enterro
do cordel da praça Cairu”. A intervenção teve como objetivo protestar contra a
retirada da banca dos trovadores, existente há mais de 30 anos na praça
localizada em frente ao Mercado Modelo.
Calçadão da Praça Cairú
De acordo com a SECOP, os
cordelistas que atuavam no local foram considerados “vendedores ambulantes” e,
por isso, foram retirados da praça em outubro do ano passado. No entanto, a
banca é registrada na Ordem Brasileira de Literatura de Cordel, além de
representar uma importante tradição da cultura popular nordestina.
No ato de sábado, o coletivo
protestou não apenas contra a retirada dos cordelistas, mas também com a forma
com que a prefeitura vem conduzindo suas diversas ações: sem dialogar e sem
oferecer alternativas para os trabalhadores, majoritariamente de baixa renda.
“Quando ocorre o diálogo,
é sempre após as ações autoritárias da prefeitura. Primeiro se retira os
cordelistas, vendedores ambulantes, aumenta abusivamente o IPTU, destrói criminosamente
a Favelinha. Depois, quem quiser que corra atrás da prefeitura com seu pires na
mão, para reivindicar seus direitos ou buscar alternativas de trabalho.” –
afirmou um dos manifestantes, que não quis se identificar.
Dramatizando o "enterro do Cordel"
No enterro promovido pelo
coletivo, muitos transeuntes, turistas e vendedores ambulantes que circulavam
pelo local manifestaram apoio ao ato. A intervenção que durou cerca de duas
horas contou com recital, varal de cordel, além de um caixão que simbolizou o
enterro.
“Enterramos simbolicamente
o cordel, mas na verdade queremos ressuscitá-lo, já que ele foi enterrado pela
política cultural que o prefeito ACM Neto e suas secretarias impuseram aqui. O
cordel foi retirado de forma arbitrária, sem a mínima possibilidade de
argumentar, desrespeitando toda e qualquer forma de representação cultural que
o cordel tem na Bahia há mais de 40 anos, retirando a banca de cordel que
Rodolfo Coelho Cavalcante se esforçou tanto para colocar aqui.”, afirmou Sérgio
Bahialista, um dos cordelistas que participou do ato na praça Cairu.
Grupo de cordelistas dramatizando o "enterro do Cordel"
quinta-feira, 20 de março de 2014
segunda-feira, 3 de março de 2014
AGADÁ
Entrevista a Lago Júnior
Discípulo de Michel Maffesoli, com quem travou conhecimento durante seu pós-doutorado na Universidade da Sorbonne, na França, o professor Marco Aurélio Luz acaba de lançar uma obra de porte: Agadá – Dinâmica da Civilização Africano Brasileira. São 726 páginas e mais de 150 referencias bibliográficas que sustentam uma inovadora tese: o processo civilizatório negro no Brasil é um continuum da história e da tradição de sua negra irmã África, não podendo ser visto separadamente.
Interessado
na tradição africano brasileira desde a década de 70, este carioca radicado na
Bahia há mais de 10 anos é professor aposentado pela Universidade
Federal da Bahia, participou de duas entidades que absorvem e difundem a
tradição e a cultura negra no Brasil: a Sociedade de Estudos da Cultura Negra
no Brasil (Secneb) e do Instituto Nacional de Tradição e Cultura
Afro-Brasileira (Intecab). Seu livro agora re-lançado pelo Centro Didático e Editorial da UFBA
relata em quatro partes sua teoria político-analítica da civilização negra
brasileira, onde ele nega o positivismo e cientificismos e acusa de ranço da
vida acadêmica nacional de querer ‘’embranquecer’’ este Brasil multicor.
Adiante a palavra do autor, em entrevista à ATC. (A TARDE CULTURAL).
A Força
do Negro está na sua própria civilização
A TARDE Cultural – Professor, em que
sentido o seu livro pode ter trazido uma nova leitura sobre a formação da
civilização africano-brasileira?
Marco Aurélio Luz –
Eu acho importante demarcar que os princípios inaugurais da civilização
africana; os princípios de valores e de linguagem que sustentam, vamos assim
dizer, toda uma visão de mundo de uma civilização, de uma tradição milenar,
foram transpostos para a América, especificamente para a Bahia.
No
que se refere a determinados polos, houve a continuidade desses princípios,
mantendo essa dimensão muito antiga, milenar, porque eles se caracterizam por
uma continuidade de uma civilização que se constituiu desde tempos muito
antigos na África. Traspostos para o Brasil, eles se adaptaram, se
caracterizaram de uma forma própria, mas mantiveram intactos os princípios
fundamentais. Desse modo se pode encarar essa continuidade como uma coisa
fundamental, nova, no sentido de se perceber que essa tradição
africano-brasileira ela remonta a um passado da humanidade muito rico e
significativo, e nós temos que perceber essa riqueza do patrimônio na nossa
sociedade.
- Seu livro tem 726 páginas, mais de 150
referências bibliográficas. Quanto tempo levou este seu trabalho, como foi seu
processo?
M.A. – Evidentemente que
isto é uma experiência muito grande, quer dizer, a partir de 1970 comecei a
tentar fazer uma reflexão sobre a tradição africano-brasileira. Mas esse livro,
especificamente, foram uns cinco anos de trabalho.
- Professor, no livro o senhor se refere
a uma ‘’pujança’’ da cultura negra, atualmente. Como é que isto se dá?
M.A. – Eu sinto, em
primeiro lugar, que há uma crise de valores da cultura europeia, por conta
daquele paradigma de progresso, do positivismo, do progresso a qualquer custo,
que encantou, vamos dizer assim, que esse progresso garantisse a felicidade da
humanidade, isso caminhou e... caiu num colapso. Essa ’técnica’ levou a um
desgaste da natureza muito grande e levou a guerras que ameaçaram a destruição
do planeta, e a exploração da força de trabalho também num índice muito grande
deixando populações enormes do globo em carências muito significativas. Então,
tudo isto que no século XIX foi propagado pela utopia dos iluministas, dos
positivistas, dos cientificistas... chegou a um limiar de crise muito grande.
De modo que um novo pensar sobre uma nova ética da humanidade não pode deixar
de levar em consideração a preservação do planeta, e esta preservação na
tradição africana é uma coisa fundamental. Quer dizer, sem a natureza a relação
com o sagrado não se estabelece, não se estabelece com o além, e sem as
relações de sociabilidade, colocadas de uma forma em que haja um equilíbrio
harmônico, não é possível a comunalidade, a polis, no sentido grego mais
tradicional da palavra.
- O senhor está dizendo que na realidade
o ambientalismo, a ecologia, já era pensado na tradição da civilização
africana?
M.A – Ah, é.
-
Mesmo de forma conceitual?
M.A. – Mesmo de forma
conceitual. Mas sempre na linguagem do mito.
- O senhor diz no livro que o
conhecimento acadêmico referente as questões do processo civilizatório negro na
constituição da nossa nacionalidade, é ‘’equivocado’’. Explique um pouco mais
desta ideia.
M.A. – É equivoca porque
a Universidade sempre se constituiu como um saber articulado com o poder de
Estado. Quer dizer, ela visou a dar força conceitual a um poder de Estado de
origem colonial e neocolonial. Então o pensar sobre o negro a partir desses
umbrais da Universidade sempre foi feito de uma forma, ligada a uma política,
que ainda hoje nós temos repercussão dela no Brasil, que é a política de
embranquecimento ou branqueamento, projetada desde a independência do Haiti
pela Inglaterra, no sentido de que numa situação como a do Haiti que tem 95 por
cento de população negra poderia gerar outra independência similar. E um dos
países mais característicos dessa situação era o Brasil. Então, a partir de Dom
João VI, começa- se uma política de abrir espaços territoriais no Sul do Brasil
para a emigração de europeus ao mesmo tempo que se vai fazendo o que se
chamaria depois de uma política de abandono do Nordeste. Há uma série de
documentos em relação a essa política. E a Universidade dá subsídios sobre
isso, dizendo sempre que, de uma forma ou de outra, o africano é inferior ao
europeu, ao homem branco, etc e tal. Os trabalhos do consagrado professor Nina
Rodrigues da faculdade de Medicina da Bahia no início do século XX vão nesse
sentido, ele fez suas elaborações psiquiátricas para dizer que o negro era
psicologicamente inferior. O que depois é retomado por Arthur Ramos no mesmo
sentido. E isto continuou em todas as elaborações ideológicas em torno da
mestiçagem, da democracia racial, mas sempre no sentido do embranquecimento.
- O senhor fez parte da Sociedade de
Estudos da Cultura Negra no Brasil – Secneb – E do Instituto Nacional de
Tradição e Cultura Afro- brasileira – Intecab. Presumem-se entidades
participativas na afirmação dos valores afro-brasileiros. Como então vê as
entidades que se dizem organizadas através do Movimento Negro Unificado?
M.A.- O movimento negro é
uma coisa muito genérica, porque desde que nós estamos falando aqui de todas as
tradições, de Palmares etc, já é o movimento negro. Não há um movimento negro a
partir de ontem e tal. Agora, o movimento
negro unificado é uma tentativa política de agir no nível da esfera
política da sociedade oficial, como uma forma de ocupar espaço. É como o Abdias
Nascimento tentando entrar no Congresso vestindo um abada (roupa africana), foi
como o cacique Juruna querendo entrar em trajes de seu povo também no
Congresso. Aí disseram que ali só pode entrar de paletó e gravata. Colocando
isto de uma forma metafórica, para entrar no político você acaba tendo que se
adaptar as fórmulas da linguagem da luta política oficial.
- Pode-se ver nisto que há uma crítica
ao movimento negro?
M.A.- É. Nesse nível,
houve um certo namoro de movimentos negros com o que está colocado aí em termos
de crítica ao Estado, à burguesia, por
assim dizer, que foi marxismo. Flertou com o marxismo, com o PT..., onde para
nós o conceito de classe é insuficiente. De um lado, para de perceber toda a
luta de um continuum civilizatório, de uma população que não se caracteriza por
essa combinação de classes, de luta de classes, por outro lado você censura de
certa forma isto, porque na medida em que você não percebe civilização e
cultura no sentido de aceitar a alteridade, aceitar a diferença, aceitar o
outro com sua tradição, os princípios, você vai querer dizer que o outro é
alienado. Alienado no sentido de que ele não tem a perspectiva projetada, não
tem a perspectiva do proletariado em termos organizados, em termos do partido político...
-Que acontece então?
M.A.-
Então você vai procurar cair nessa dimensão positivista, priorizar uma situação
de entendimento do econômico e colocando aí a coisa sempre da exploração, e os
mais explorados são os negros, que tem de se organizar dentro dessa dimensão
para ocupar seus espaços. Então entram esses conceitos que estão numa dimensão
muito ocidental do que é classe, raça e você se perde um pouco nisso.
Denunciando, evidentemente, mas as suas reivindicações nunca adquirem uma forma
de reprograma político próprio. E se afasta, nesta proposta apenas de denúncia, do contato, da integração com as instituições de tradição africano-brasileira; se afasta
porque não as caracteriza como políticas, por não se envolverem nesse jogo do
político institucionalmente organizado. Mas elas são políticas, evidentemente,
na medida em que se organizam, se instituem e vivem o cotidiano social da sua
forma própria, procurando seu espaço, sua temporalidade própria. É essa a luta
que as comunidades desenvolvem, sempre no sentido de se reforçarem e
conquistarem espaços institucionais próprios, territorialização para exercerem
seu direito de ser brasileiros mas com esse legado dos seus antepassados, seus
valores de civilização.
**************
**************
Entrevista publicada no Caderno Cultural do jornal A TARDE 17/06/1995
Assinar:
Postagens (Atom)