Crianças explorando a arte do grafite desenhando a lagoa do Abaeté numa das paredes da área da ACRA sob a orientação do professor Tárcio Vasconcelos A ACRA desenvolve atividades de grafite sob a responsabilidade do Professor Tárcio Vasconcelos, que em entrevista ao blog em outubro de 2009 comentou sobre o seu trabalho com as crianças da ACRA:
”Quando cheguei vi tudo como uma troca de informações por se tratar da poesia encantadora que o bairro de Itapuã possui. As crianças topam tudo e são diretamente ativas no trabalho que desenvolvo... Para é mim é gratificante demais, é uma proposta unitária que envolve a comunidade, sua história e vivências. Na ACRA ao longo do processo de trabalho foram desenvolvidos os métodos básicos para entender e praticar o grafite, entre teoria e história da arte, até o cotidiano dos alunos e, na prática, os conceitos básicos do desenho, cor, luz, sombra, ate o manuseio das latinhas de spray sobre a parede. Os meninos e meninas são ótimos, temos uma amizade além do plano formal professor/aluno, trabalhos com muita vontade e de acordo com a realidade que vivemos”.
Pensando em ampliar as referências sobre o grafite, apresentamos a seguir aspectos interessantes e curiosos que tratam o grafite como uma manifestação artística importante na rede de sociabilidade da nossa juventude.
Acompanhem.
Peixe desenhado em madeirite pelas crianças da ACRA através da arte do grafite sob a orientação do Professor Tárcio Vasconcelos
*************************
Por Eliene Percília
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo.
Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte:
Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos. • Tag: é assinatura de grafiteiro.
Toy: é o grafiteiro iniciante.
Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
Confira outras curiosidades em http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário