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PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O ÂMAGO DO RACISMO


Por Oju Oba Marco Aurélio Luz

Independência do Haiti 1804.
Imagem disponível na Internet
O presidente Trump revelou sua índole racista ofendendo os povos africanos e citando primordialmente o Haiti nas Américas.
Durante o período de luta de libertação os aldeões comandados por Dessalines, derrotaram as tropas francesas de Leclerc e em 1804, sedimentaram a independência do Haiti.
Já no exílio Napoleão revelou sobre sua intervenção no Haiti:
“...tenho de me censurar pela tentativa junto à colônia durante meu consulado. A intenção de fazê-la render-se pela força foi um grande erro. Devia ter ficado contente em governá-la por intermédio de Toussaint.”

Derrota das tropas francesas comandadas por Leclerc cunhado de Napoleão
Imagem disponível na Internet
Os ingleses que já tinham perdido metade da Jamaica libertada,  gritaram aos quatro cantos do mundo: fim do tráfico escravista!!! Abolição da escravatura!!!
A estratégia foi de estabelecer uma política de colônias não só de exploração, mas também de povoamento de europeus, e é assim que tem início a política de branqueamento.
Com Portugal submetido aos interesses do Reino Unido, logo D. João VI abre os portos da colônia para a imigração de brancos especialmente nas regiões sudeste e sul, onde ocorrem a “caça aos bugres” os massacres dos povos Kaigang e Xokleng. Logo transformariam o “inferno verde” a Mata Atlântica”, em “campos ridentes”.
Povo Kaigang
Imagem disponível na Internet
No Império, diante dos protestos da oligarquia agrária escravista, José Bonifácio acalma o cônsul inglês Chamberlain:
“gostaria que os ingleses capturassem todo navio negreiro...Não quero vê-los nunca mais... são a gangrena da nossa prosperidade. A população que queremos é branca”...
A preparação para a abolição consiste numa mudança de status da população negra; será a transformação da classificação pelo aparelho jurídico de Estado de “peça”, e “semovente” propriedade do senhor, em cidadão livre, ou “livre  de tudo” sem acesso aos meios de produção como disse Marx.
Agora caberá ao aparelho ideológico tentar manter uma formação social eurocêntrica. Tem início com o convite de D. Pedro II aos ideólogos do racismo o higienista conde Gobinau e o socialista arianista Lapouge.  
A Razão de Estado se alimentará das teorias científicas “psi” para estabelecer padrões de “superioridade e inferioridade racial”, para erguer o edifício racista que justificará na República, genocídios como o de Canudos, perseguições policiais às instituições do povo negro e a constituição de um imaginário de estereótipos e preconceitos que percorrem as instituições oficiais e a sociedade em geral.
O professor e psiquiatra Nina Rodrigues com a falsa “ciência da psiquiatria da época”, relacionou a doença mental da histeria à manifestação de orixá da tradição religiosa africano brasileira. Com isso, ele atacou a religião fonte da civilização e também a população negra em geral, colocando-a numa escala evolutiva patológica e inferior.
Importante também é a influência da ideologia do filósofo francês Augusto Conte, constituindo uma escala evolutiva baseada nas "etapas" da humanidade. Primeiro estágio o religioso com predominância do mito, depois o metafísico com predominância da filosofia e finalmente a etapa superior, o científico com a presença da ciência. Seu pensamento chamado de positivista muito influenciou a formatação do Estado Republicano no Brasil, e é de onde deriva o lema  "ordem e progresso", ordem eurocêntrica e progresso acima de quaisquer limites ecológicos.

Espaço sagrado das águas na religião africano brasileira
Foto Hans Olu Obi
Apesar disso a transposição pujante da civilização africana se realiza no Brasil e nas Américas, e o povo negro mantém-se íntegro na luta pelos direitos de cidadania plena.

Congraçamento em Palmares no dia da Consciência Negra, Homenagem ao herói Zumbi.
Imagem disponível na Internet


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