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PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


segunda-feira, 21 de outubro de 2019

CENTRO DE ESTUDOS DAS POPULAÇÕES AFRO-INDO- AMERICANAS- CEPAIA

     

Por Narcimária Luz

Sede do Cepaia no Largo do Carmo

O CEPAIA foi outra iniciativa que nasceu para sensibilizar o debate, encorajar novas formas de pensar, insistir na criatividade e propor horizontes epistemológicos que dessem as gerações sucessoras possibilidades de exercer o direito à sua alteridade civilizatória.
Esse espaço institucional de natureza transdisciplinar foi proposto em 1996 para estabelecer canais de convivência acadêmica entre professores-pesquisadores das Universidades Estaduais da Bahia e da Bowie State University.Pensávamos em fomentar estudos, pesquisas e outras atividades alicerçadas nos valores civilizatórios dos povos indígenas e africanos das Américas e Caribe.
A Bowie State University fica em Maryland nos Estados Unidos e foi fundada em 1865.É uma das instituições americanas que preserva desde a sua origem vínculos com as questões e interesses das populações afro-americanas.


Através de um acordo de cooperação internacional entre o Governo do Estado da Bahia e a Bowie State University, foi possível desenhar os objetivos e metas do CEPAIA inclusive as necessidades necessárias para o espaço físico que iria abrigar o projeto
Os objetivos e metas que delineamos para o CEPAIA na sua proposição original eram: estimular uma rede de relações e intercâmbios com lideranças comunitárias, pesquisadores e instituições voltadas para a afirmação e expansão dos valores que constituem os patrimônios civilizatórios dos povos indígenas e povos africanos presente nas Américas e Caribe;
Encontro no Cepaia(1999) reunindo pesquisadoras dos Estados Unidos e pesquisadoras da Uneb
Elaborar e divulgar conhecimentos que contemplassem as alteridades civilizatórias que constituem a formação social dos povos das Américas; estimular a revisão e a crítica das arquiteturas conceituais de bases etnocêntricas que sobredeterminam o recalque e que impedem uma verdadeira compreensão das sociedades contemporâneas nas Américas; desestabilizar os obstáculos teórico-ideológicos que constituem falsas percepções oriundas de desdobramentos coloniais e neocoloniais; constituir um espaço caracterizadamente transdisciplinar do qual emergisse indagações, debates, estudos, pesquisas, cursos, publicações, atividades lúdico-estéticas que investissem continuamente na afirmação dos valores dessas civilizações; 
Encontro no Cepaia(1999) reunindo pesquisadoras e pesquisadores da Uneb

Identificar alternativas que compatibilizassem as indagações sobre o passado e o presente das populações indígenas e africanas nas Américas e Caribe considerando as discussões sobre as temáticas das agendas contemporâneas; agregar líderes comunitários, estudiosos/as e pesquisadores/as que pudessem contribuir com participações criativas visando à superação dos valores neocoloniais e das práticas discriminatórias, enfatizando com originalidade os valores civilizatórios dessas civilizações milenares;

Encontro no Cepaia(1999) reunindo pesquisadoras e pesquisadores da Uneb e Ufba

Apoiar e estimular projetos de pesquisas que desenvolvessem temas e questões relacionadas a essas populações e seus contínuos de civilização nas Américas e Caribe;estabelecer um espaço de interlocução multinstitucional, centrado na promoção e difusão do conhecimento originário dessas civilizações; fomentar e otimizar ações e estratégias que desencadeassem a institucionalização de políticas públicas atendendo as diversas singularidades que caracterizam a realidade da população afro-brasileira, especialmente a baiana.



                  Aspecto do salão de conferências e debates
Delineados os objetivos e metas do CEPAIA, dedicamo-nos ao longo de seis meses com a ajuda de arquitetos designados pela CONDER a procurar no Centro Histórico de Salvador uma casa que atendesse o projeto que elaboramos.
Finalmente, encontramos uma casa com as características que respondiam as proposições delineadas para o Centro no Largo do Carmo.

Vista da Baía de Todos os Santos na varanda do Cepaia
No dia 08 de maio de 1998 o CEPAIA foi inaugurado e na ocasião realizamos o Seminário Pluralidade Cultural nas Sociedades Contemporâneas com professores/pesquisadores brasileiros e da Bowie State University.
Em fevereiro de 1999, a Secretaria de Educação transfere para a UNEB, o CEPAIA que passa a integrar o patrimônio da Universidade 

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