Entrevista com Tárcio Vasconcelos,
professor de Grafitagem da ACRA
por Paula Cristina Grejianin
Paula Grejianin: Professor Tárcio, como está sendo sua experiência na ACRA?
Tárcio Vasconcelos: Recebi o convite para integrar a equipe do ACRA através da prefeitura de Salvador onde faço parte do PROJETO SALVADOR GRAFFITA que vê na arte urbana uma proposta educativa através da arte dos muros. Quando cheguei vi tudo como uma troca de informações por se tratar da poesia encantadora que o bairro de Itapuã possui, as crianças topam tudo e são diretamente ativas no trabalho que desenvolvo atrelado a proposta da direção e coordenação. Pra é mim é gratificante demais, é uma proposta unitária que envolve a comunidade, sua história e vivências.
Paula Grejianin: Quais atividades estão sendo desenvolvidas?
Tárcio Vasconcelos: Na ACRA ao longo do processo de trabalho foram desenvolvidos os métodos básicos para entender e praticar o graffite, entre teoria e história da arte, até o cotidiano dos alunos e, na prática, os conceitos básicos do desenho, cor, luz, sombra, ate o manuseio das latinhas de spray sobre a parede.
Paula Grejianin: Como está sendo o envolvimento das crianças e jovens da ACRA?
Tárcio Vasconcelos: Os meninos e meninas são ótimos, temos uma amizade além do plano formal professor/aluno, trabalhos com muita vontade e de acordo com a realidade que vivemos.
Paula Grejianin: Como foi escolhido a pintura do mural no interior da ACRA?
Tárcio Vasconcelos: Para a pintura do mural desenvolvemos o painel sempre por partes, sugerimos que fosse algo convidativo e que todos fizessem parte da pintura.. aí já viu...
Paula Grejianin: Que outras atividades de graffite serão feitas?
Tárcio Vasconcelos: O trabalho não pode parar, temos o máximo que a arte nos presenteia: a criatividade...
Resultado final do painel pintado pelos alunos e alunas do Professor Tárcio Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário