*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Iº FESTIVAL DE ARTE E EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA




Iº FESTIVAL DE ARTE E EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA
ODARA!


por Marco Aurélio Luz

Foi muito lindo e emocionante!


No dia 11 de dezembro aconteceu o Iº Festival de Arte Educação Afro-brasileira da ACRA. Foram desenvolvidas atividades singelas e siceras que na busca de expressão de sabedoria e beleza emocionaram a quantos estiveram presentes.


As atividades foram abertas pela apresentadora da ocasião, professora Narcimária Correi do Patrocínio Luz, que convidou cada um dos responsáveis a se apresentar e saudar o público convidado. Destaque para as educadoras Jackeline Pinto do Amor Divino, Léa Austerlina Ferreira, Rosângela Accioly, Paula Grejianin, Daniela Cidreia e Sara Soares, todas pesquisadoras do PRODESE - Programa Descolonização e Educação da UNEB.



Em seguida foi a vez de Sidney Argolo, responsável pela música e direção musical do auto coreográfico ITAPUÃ A CANÇA DO INFINITO de autoria de Narcimária Luz, introduzir a apresentação das crianças que também receberam a orientação coreográfica das professoras Eliane Santos, Rosângela Accioly e Daniela Cidreira.

Depois foi a apresentação da roda de capoeira pelo professor Rupi, que falou da sua participação com "Teimoso" e "Abelha" (ambos integrantes da ACRA) no intercâmbio cultural com o Grupo Abolição Oxford na Inglaterra promovido pelo Contra Mestre Luís Negão, fundador da ACRA. Da roda de capoeira aconteceu depois de Maculêlê.










A professora Narcimária ressaltou que a capoeira é a base de sustentação da ACRA. Foi ela também a responsável concepção do singelo festival, que contou ainda com uma sala de Mostra de Arte com esculturas em madeira de arte afro-brasileira de Marco Aurélio e também quadros de Janus, Januária Correia do Patrocínio, com os respectivos livros que retratam a obra.











Na Mostra o público pode conhecer também os ensaios desenvolvidos pelas crianças em atividades durante o ano em: Grafitagem sob a orientação de Tárcio Vasconcelos; esculturas em argila, desdobramentos de contos afro-brasileiros sob a responsabilidade de Daniela Cidreira, Leitura e Escrita com Sara Soares e instrumentos de percussão com Sidney Argolo.











Noutra sala havia exibição de slides das atividades da ACRA, com os intercâmbios com o grupo de Oxford Inglaterra e outros eventos de 2009.















Além dos nossos artistas mirins da ACRA, Marco Aurélio e Januária, recebemos a visita da Diretora do  Grupo Teatral ODEART, Janice Nicolin, do ator Jackson Costa e do Diretor do bloco afro Bankoma, Sr. Fernando. O evento também foi prestigiado pela diretora da Escola Abaeté, professora Rose, do diretor do Colégio Almirante Barroso, Professor Paulo Péricles e o Professor de Lietratura Roberto.


(Marco Aurélio Luz e Januária Correia do Patrocínio)

Por fim, mas não menos importante, foi servido aos presentes acrajé, abará, bolinho de estudante, tudo muito saboroso e quentinho, servido no tabuleiro da Sra. Aparecida dos Santos, importante liderança da tradição nagô na Bahia.













Lembramos que todo ânimo do evento foi sustentado pela garra e iniciativas de todas as criaças que colaboraram na decoração do espaço e de pessoas importantes no contexto da ACRA, que são os pais, destaque especial para a Sra. Célia Maria de Jesus, Sr. Alberto e Sra. Márcia.

Pairando por tudo isso a pessoa incansável, batalhadora, de um educador que não se cansa de sonhar e propor formas de convivência para um mundo melhor: o Professor Narciso José do Patrocínio.



(Da esquerda para a direita, Prof. Rupi (Capoeira), Prof. Abílio (Inglês) e Professor Narciso.)

Um comentário:

  1. Olá, sou pedagoga e atualmente moro em São Paulo, mas sou de Salvador e moro em Itapoan. Cheguei ao blog via Revista online África e Africanidades, e gostaria de saber como posso colaborar de algum modo com a associação. Aguardo contatos,

    ResponderExcluir