Vocês sabiam que algumas iguarias juninas predominantes no nordeste brasileiro são de origem africana?
Pois é!
O mugunzá vem de mu´kunza, o milho cozido, canjica vem de kanjika, são alguns dos legados da tecnologia de alimento milenar do povo bantu. Como estamos às vésperas do São João, a ACRA apresenta algumas dessas iguarias, com dicas práticas e deliciosas. Para isso consultamos uma pessoa que detém conhecimento profundo da culinária africano-brasileira.Estamos nos referindo a Maria Aparecida dos Santos,que integra a hierarquia de comunidades tradicionais africano-brasileiraS importantes no Brasil e colaboradora permanente nos eventos do PRODESE e ACRA.
Anotem com atenção!
O que precisa?
Coco ralado
Faça um chazinho de canela e cravo
Retire os grãos da espiga misture no leite e triture no liquidificador. Pegue um pano e esprema bem o milho triturado ao leite. É esse sumo do milho com o leite que vamos usar!Numa panela derrame o sumo do milho com o leite, leve ao fogo e vá mexendo até ficar grossinho. Vá colocando o açúcar, a pitada do sal e o chazinho de canela e cravo e continue mexendo até ficar cremoso e consistente. Escolha um prato ou travessa e derrame esse preparo. Salpique canela em pó e coloque uns cravinhos por cima.
MUGUNZÁ
Milho branco
Água
2 xícaras de leite de coco
1 xícara e meia de açúcar
Coco ralado
Erva doce
Canela em pau
Como preparar:
Prepare o milho deixando-o de molho durante a noite. Durma bem.No dia seguinte escorra a água, coloque o milho num panela de pressão(de preferência) e vá colocando água até cobrir. Quando o milho ficar bem macio, molinho vá colocando água até secar. A dica é que ele deve ficar bem macio.Quando chegar ao ponto ideal,acrescente o leite de coco,coco ralado,açúcar e a canela deixando cozinhar em fogo médio.Quando ferver está pronto!Sirva quentinho ou frio.
BOLINHO DE ESTUDANTE
½ kg de tapioca
Açúcar 1 colher de sopa de canela em pó
Como preparar:
No liquidificador, coloque o coco ralado e a água morna. Esse coco moído no liquidificador vai ser acomodado numa vasilha onde vai se acrescentar a tapioca,açúcar e sal a gosto. Espere deixando a mistura crescer, ficar macia e consistente. Pegue um punhado dessa massa e enrole em forma de rolinhos graúdos.Cada bolinho feito, deve ser melado(capriche nessa hora) no coco ralado e frito no óleo bem quente até ficarem douradinhos.Depois de escorridos numa toalha de papel, mele-os no açúcar e canela.
Pronto!
hmmmmmmmmmmmm que delícia!!!
ResponderExcluir