*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


domingo, 5 de setembro de 2010

A ARTE TERAPIA NA ACRA

A professora Caroline Nepomuceno com as crianças num momento descontraído nas atividades de arteterapia na ACRA

Por Caroline Nepomuceno da Silva
Professora e Pesquisadora PRODESE/ DAYÓ/ ACRA

A proposta essa semana, é aproximar nossos/as visitantes do mais recente espaço de atividades criados no âmbito da ACRA,nos referimos a arte terapia sob a responsabilidade da Professora Gilane Cássia C. Bispo,também moradora de Itapuã.Aqui destacamos um pouquinho da: concepção sobre arte terapia,a abordagem que vem sendo desenvolvida na ACRA,o público infantil que participa e a importante parceira que temos com uma das escolas do bairro localizada no Abaeté conhecida como "Escola Pimpolho" dirigida pela educadora Haidé Santos.Pretendemos dar continuidade a essa aproximação com o tema na próxima semana, através de uma entrevista que estamos concluindo com a Professora Gilane.Por hora, conheçam alguns aspectos para familiarizarem-se com a arte terapia um canal de linguagem interessante para fortalecermos as identidades das nossos/as alunos/as.
****************************
"A arteterapia é um caminho através do qual cada indíviduo pode encontrar possibilidades de expressão para,através de técnicas e materiais artísticos,processar,elaborar e redimensionar as dificuldades na vida"(Trecho extraído de CIORNAI, S.Percursos em Arteterapia,2004)

Comecemos destacando que nas analises freudianas, as imagens fogem com mais facilidades do supergo e dirigem-se ao inconsciente com mais fluidez do que as palavras, visto isso, o indivíduo possui mais facilidade com a comunicação simbólica e visual do que com a verbal. A arte terapia é uma forma de levar o indivíduo a entrar mais profundamente no seu inconsciente e levar informações ao ambiente externo em forma de pinturas, desenhos, expressando, desta forma, sentimentos, atitudes até então desconhecidos por este e pelos mais próximos.
A arte terapeuta Gilane Cássia Carneiro Bispo, é graduada em Artes Plásticas pela UFBA e especialista em Arte Terapia em Educação, nascida e moradora de Itapuã, traz a arte terapia para o espaço lúdico-estético da ACRA- Associação Crianças Raízes do Abaeté.
Gilane nos conta que esta escolha de desenvolver a linguagem da arte terapia na ACRA se justifica,por ter estudado na Escola Verde Recanto da 3° a 8° série do Ensino Fundamental,onde teve a oportunidade de vivenciar aulas com o professor Narciso Patrocínio e Porfessora Januária Patrocínio ambos diretores da Verde Recanto onde atualmente é sede da ACRA.
Gilane com sua proposta arte terapeuta, atende cerca de 10 alunos nas idades entre 6 e 7 anos no primeiro horário da manhã,no segundo horário o trabalho é desenvolvido com 7 crianças entre 7 a 10 anos, através das relações de intercâmbio que a ACRA vem estabelcendo desde 2005 com as escolas do bairro de Itapuã.Nessa primeira fase das atividades,a ACRA está acolhendo os/as alunos/as da Escola Pimpolho sob a direção da renomada Professora Haidé Santos,que vem educando com sucesso muitas gerações em Itapuã.
A Escola Pimpolho apesar de ser uma escola particular,tende a receber crianças que não conseguem vagas nas escolas públicas do bairro por um preço acessível. A ACRA mantém uma relação muito forte com esta escola devido a sua influência em movimentos articulativos entre os moradores do bairro de Itapuã.
Para a seleção desse público foi preciso foi feita uma que ocorresse uma pré-seleção,onde a arte terapeuta utilizou um questionário para conhecer melhor as história de vida dos/as alunos/as que iriam fazer parte das aulas. A rotina da aula se inicia com um acolhimento em forma de exercício de relaxamento, este que de acordo com PHILIPPINI, A.
“...preconizam em suas práticas: respiração adequada, consciência e relaxamento corporal, meditação, imaginação ativa, etc, para auxiliarem na saída de estados ordinários de consciência e facilitarem o mergulho em níveis psíquicos mais profundos.”
Assim, a professora antecede o trabalho com esse exercício que relaxa a musculatura dos alunos e os coloca em uma posição na cadeira para que possam ficar confortáveis, fechar os olhos...Fazem em seguida um exercício de respiração e a partir disso, esta fala sobre a atividade do dia, pede para que eles façam uma forma artística, podendo ser desenho, esculturas com argila, pinturas, utilizando o material didático presente, este pedido segue sempre com um objetivo, com uma temática, nunca é algo solto ou vago.
Ao término desse movimento de criatividade, a arte terapeuta pede para que cada criança fale sobre sua criação artística e sobre suas motivações no processo de criação.A criança assim vai explicando, cada cor, objeto, imagem. A arte terapeuta faz as anotações e a aula é encerrada com uma cantiga de roda ou alguma brincadeira.
O curso tem duração cerca de 3 meses, e teve início em agosto deste ano. A arte terapeuta ainda está na fase de colhimento de materiais e conhecimento maior dos alunos, os resultados obtidos serão demonstrados em uma próxima matéria.

Para saber mais ver essas referências:
A Arte Terapia
Disponível em :
http://www.terapeutaocupacional.com.br/arteterapia.htm

A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS CRIATIVOS ATRAVÉS DO PROCESSO
ARTETERAPÊUTICO
Disponível em:
http://www.arteterapia.org.br/CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_ESPA%C3%87OS_CRIATIVOS.pdf

Definição de Arte Terapia
Disponível em:
http://www.sedes.org.br/arteterapia.htm

Um comentário:

  1. Que bom poder mostrar mais um pouco a "a cara da nossa Acra", ter espaço para mostrar o quanto estamos caminhando e nossos vários caminhos!

    Vamos que vamos!

    ResponderExcluir