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PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


sábado, 23 de outubro de 2010

APRENDENDO ESPANHOL NA ACRA

Professora Rosângela Accioly

A ACRA desde o primeiro semestre de 2010,abriu um espaço de aprendizagem de espanhol para crianças e jovens com idades entre 9 e 16 anos.Esse espaço de aprendizagem está sob a responsabilidade da pedagoga Rosângela Accioly pesquisadora do PRODESE CNPq/UNEB, e professora do município de Lauro de Freitas.O trabalho desenvolvido pela professora Rosângela está fundamentado na perspectiva pluricultural de Educação,principal proposta do Dayó: compartilhando a Alegria socioexistencial em cumunalidades africano-brasileira projeto de extensão universitária de autoria da professora Narcimária C. P. Luz.
Rosângela Accioly,elaborou uma metodologia original para conduzir as aulas de espanhol,através da contação de histórias africano brasileiras como “Eleguá” de Carolina Cunha, “Como a lua e o sol foram morar no céu”e o autocoreográfico , “Itapuã que te viu e quem te vê”, de Narcimária Luz, dentre outros.

Um dos livros selecionados para as aulas de Espanhol.
Na contação de histórias,a professora Rosângela estimula a leitura entre as crianças e jovens dos textos selecionados , os estimula a traduzirem coletivamente para o espanhol e em seguida a composição coletiva de resumos das narrativas.A proposta é trabalhar aspectos da história da territorialidade de Itapuã,destacando o legado e tupinambá e africano,através da língua espanhola. Daí a preocupação da professora Rosângela na escolha dos textos que promovam essas referências indígenas e africanas.

As aulas promovem leituras e dramatizações de textos.

Sobre o êxito desse trabalho original a professora e pesquisadora Rosângela comenta: “Essa iniciativa prima por estabelecer repertórios metodológicos que acolham os valores civilizatórios africano-brasileiros estabelecendo um elo ancestral com Itapuã, territorialidade onde venho desenvolvendo as aulas de Espanhol. A opção é trazer para sala de aula a África (re)territorializada contemporaneamente e vivida como expressão civilizatória por meio de seus descendentes, ou seja, as novas gerações que vão contando sua própria história. A importância dessa iniciativa pedagógica se dá a partir da história da ACRA, que surge deste movimento de resistência ao esquecimento da história dos nossos ancestrais e a luta pela valorização do patrimônio civilizatório africano existente em nosso país, pois na medida em que contamos narrativas, mitos, itans, músicas, estamos destacando a relevância da presença africana como forma de amenizar o racismo e a discriminação que insistem em denegar o direito à alteridade da história dos africanos/as em nosso país.”

As aulas têm sido ministradas em um clima de descontração
Desta forma, durantes as aulas foram realizadas pesquisas pelos alunos acerca história de Itapuã como: a presença da colônia de pescadores, a lagoa do Abaeté, as dunas, o Malê de Balê, seus moradores, dente outros conteúdos que as crianças pesquisaram e depois compartilharam com o grupo, além dos textos publicados. Também recebemos a visita dos alunos de capoeira do intercâmbio Brasil X Inglaterra (Oxford) promovido pelo Contra-Mestre em capoeira Luis Negão este encontro foi marcado com um bate-papo em espanhol com nossas crianças, que aprenderam muitas palavras novas e não deixaram de fazerem perguntas e também de responderem as curiosidades que foram surgindo ao longo da conversa pelo grupo visitante que é nosso parceiro desde a fundação da Instituição e todo ano um grupo da ACRA também viaja para estar com os estudantes na Inglaterra.

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