Imagem disponível em http://www.tntarte.com.br/tnt/scripts/2009_dezembro/noite_1.asp
Dessa aproximação, foram nascendo inquietações sobre o significado e origem do baião,xote,forró,biografias e obras dos compositores e intérpretes das músicas que compõem o auto, e que tendem a caracterizar a sociabilidade de muitas comunidades no nordeste.
Então vamos começar a conhecer um cadinho das aulas e inquietações que vão compondo o aprendizado criativo e cheio de emoções das crianças e adolescentes que participam Grupo de Teatro “ACRA COM VIDA”.
Antigamente(e ainda hoje), os forrós eram realizadas em terrenos de barro batido,e como é uma festa onde se dança arrastando o pé com animação, geralmente sobe uma poeirada e tanta, e para evitá-la, se molha o chão para abrandar a poeira.
Essa versão vem do início do século XX,com a construção da ferrovia Great Western por técnicos ingleses em Pernambuco,que para estabelecer uma boa convivência com o povo pernambucano,promoviam festas,bailes convidando toda a população para participar.Esse convite em inglês era o “for all “,uma festa “para todos” .
Mas não é!
Há muito respeito entre as pessoas que estão ali para compartilhar emoções que os vinculam à vida e a alegria de existir comunitária.
E O XOTE?
Assim como a origem da palavra forró,o xote também tem as suas controvérsias.Dizem que xote é derivação aportuguesada da palavra alemã "schottisch",e que o ritmo veio para o Brasil como uma dança exclusiva para os frequentadores da corte portuguesa.
Os/as africanos/as observando a dança de origem européia,(re)criaram outros passos e ritmos,africanizando o "schottisch" alemão,transformando-o radicalmente em xote,que pode ter a grafia xótis,chóte ou até mesmo chotis,vocês decidem.
Os batuques dos africanos/as pelos territórios brasileiros deram a base rítmica do lundum que exige um corpo criativo,solto,bem ritimado,ginga nos quadris,nas pernas,etc.
O elenco da ACRA COM VIDA,conhece a riqueza das histórias que apresentamos a seguir.
“O CASAMENTO DA FILHA DO CORONÉ ANTÔNIO BENTO”.
Êta casamento arretado!!
ResponderExcluirjÁ TÔ DOIDO pra apreciar essa união!!
Vida longa ao ACRA e aos jovens envolvidos com esta associação!
Depois, Narcimária e ACRA, conversaremos sobre novas parcerias e intercâmbios que poderemos realizar do Grupo de teatro do ACRA com outro gurpo de teatro que ando interagindo com o Cordel na Boca, grupo da Boca do Rio, Boca do Mar!
te escrevo, querida Mestra!
Inté!
Sérgio Bahialista