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PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


segunda-feira, 18 de abril de 2016

ILÊ AXÉ OPO AFONJÁ DO RIO DE JANEIRO TEM TOMBAMENTO HISTÓRICO




                                               Ile Axé Opo Afonja do Rio de Janeiro

Foto da internet


``O Inepac aprovou o tombamento do Terreiro de Candomblé Ilé Asé Òpó Àfònjá (Casa da Força Sustentada por Xangô), em São João de Meriti (RJ), de 1886. Agora, o pedido de reconhecimento do lugar como patrimônio cultural segue para o governo do Rio. O Ile Axé Opo Afonja é o primeiro terreiro de candomblé do estado´´.




Mãe Aninha, Iyalorixá Oba Biyi, fundadora do Ilê Axé Opo Afonjá no Cabula em Salvador, Bahia em 1910






 Mãe Agripina de Souza Iyalorixa Oba Deyi iniciada por Mãe Aninha foi Iyalorixá do Ilê Opo Afonja do Rio de Janeiro.





Terreiro na Baixada Fluminense Completa 130 anos


 Igor Ricardo

A casa simples no número 1.029 da Rua Florisbela, em Coelho da Rocha, São João de Meriti, esconde mais de um século de vida e uma história pioneira entre os centros de candomblé do Rio. O terreiro Ilé Àsé Òpó Afònjá (que significa casa de força sustentada por Afònjá, uma qualidade de Xangô) é considerado o primeiro da nação Ketu — uma etnia africana — no estado.
Livro conta história do Ilé Àsé Òpó Afònjá
As atividades começaram em 1886 na Pedra do Sal, Zona Portuária, onde os escravos vindos da África desembarcavam no passado. Após várias mudanças para fugir da intolerância religiosa (veja na página 9 por onde a casa passou), o centro se estabeleceu em Meriti em 1944, e lá está até hoje.
Quem coordena tudo por lá atualmente é a Mãe Regina Lúcia D’Yemonjá, da quarta geração descendente de Mãe Aninha de Xangô, responsável por abrir o terreiro há 130 anos (também na página 9, confira as mães de santo que passaram pelo local).
Mãe Regina pertence a quarta geração descendente de Mãe Aninha de Xangô
— Ela (Aninha) veio de Salvador (Bahia) para fundar a casa no Rio. Mas, naquela época, nosso axé (fé) era muito perseguido pela polícia. Então, tivemos que mudar muito de endereço até encontrar esse lugar na Baixada — explica a Mãe Regina, de 75 anos.




Mãe Regina Lucia de Iyemanja atual iyalorixá do Ilê Axé Opo Afonja, foi iniciada por Mãe Cantu Iyalorixá Oba Ayra aquem sucedeu.



A ialorixá garante que hoje não sofre com essa perseguição e afirma que é respeitada pelos vizinhos:
— Ao lado do terreiro tem uma igreja evangélica, mas ninguém mexe com a gente. Até porque quando todos chegaram aqui, nós já estávamos. É uma questão de respeito.
Centro de candomblé tem apenas mulheres para cuidar dos afazeres
Com tanta importância, o terreiro espera ser tombado como patrimônio histórico do estado até o fim do ano. E um dos maiores defensores da ideia vem do catolicismo: o Frei Athaylton Jorge Monteiro Belo, o Tatá, da Igreja de São João Batista, também em Meriti, que está ajudando na documentação para abrir o processo de tombamento.
— O Ilé Àsé é um dos locais mais importantes para a história negra do Rio. Esse tombamento vai fazer com que se crie aqui um turismo étnico e religioso, além de ajudar a desconstruir qualquer tipo de intolerância e a preservar tradições — diz o Frei, que é coordenador de políticas de igualdade racial da Secretaria municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial de Meriti.
Terreiro é dedicado ao orixá Xangô.







Evento comemorativo No Ilê Axé Opo Afonja R.J.




Enquanto não batem o martelo, a casa tem sua história contada num livro. “Da Pedra do Sal até Coelho da Rocha — Ilé Àsé Òpó Afònjá” foi escrito há algumas décadas por Ed Machado para celebrar os 100 anos do terreiro e acaba de ganhar uma atualização.

— Nossa principal missão é manter a chama do candomblé acesa. Xangô me deu essa responsabilidade, e junto com minha família vou lutando para mantê-la — afirma Mãe Regina.

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Extraído do link:
Igor Ricardo em  http://extra.globo.com/noticias/rio/terreiro-na-baixada-fluminense-completa-130-anos-pode-virar-patrimonio-cultural-18757554.html#ixzz45KmbFDpG

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