Para o/a aluno/a que é considerado novato/a na capoeira, o batizado é um momento de muita emoção, pois confirma a sua inserção no grupo e autoriza a sua participação pela primeira vez na roda ritmada pelo toque do berimbau.
Jogar pela primeira vez não é tão simples assim. O Mestre indica um/a aluno/a mais experiente na capoeira, ou que já tenha maior graduação na roda, para ser padrinho/a do novato/a.O padrinho ou madrinha fica com a responsabilidade de encorajar seu afilhado/a jogar com a técnica e alegria necessária para que esse momento seja ímpar.
O novato/a tem a oportunidade de jogar com vários/as capoeiristas. Após essa ginga,o Mestre vai ao centro da roda e anuncia publicamente o nome/”apelido” do novato/a pelo qual será conhecido na capoeira.
O batizado, portanto, é um momento também de graduação do capoeirista, e de acordo com o seu tempo de prática e habilidades adquiridas receberá um cordão. Para cada nível de maturidade na dinâmica da roda, o Mestre gradua seu/a aluno/a dando-lhe um cordão de uma cor que é amarrada na calça do graduado/a.
Acompanhem outro vídeo inédito de uma roda de capoeira nos anos 1950 com dois grandes Mestres da Capoeira,estamos nos referindo a Mestre Bimba e Mestre Pastinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário