*

*

PRODESE E ACRA



VIDA QUE SEGUE...Uma
das principais bases de inspiração do PRODESE foi a Associação Crianças Raízes
do Abaeté-Acra,espaço institucional onde concebemos composições de linguagens
lúdicas e estéticas criadas para manter seu cotidiano.A Acra foi uma iniciativa
institucional criada no bairro de Itapuã no município de Salvador na Bahia, e
referência nacional como “ponto de cultura” reconhecido pelo Ministério da
Cultura. Essa Associação durante oito anos,proporcionou a crianças e jovens
descendentes de africanos e africanas,espaços socioeducativos que legitimassem
o patrimônio civilizatório dos seus antepassados.
A Acra em parceria com o Prodese
fomentou várias iniciativas institucionais,a exemplo de publicações,eventos
nacionais e internacionais,participações exitosas em
editais,concursos,oficinas,festivais,etc vinculadas a presença africana em
Itapuã e sua expansão através das formas de sociabilidade criadas pelos
pescadores,lavadeiras e ganhadeiras,que mantiveram a riqueza do patrimônio
africano e seu contínuo na Bahia e Brasil.É através desses vínculos de
comunalidade africana, que a ACRA desenvolveu suas atividades abrindo
perspectivas de valores e linguagens para que as , crianças tenham orgulho de
ser e pertencer as suas comunalidades.
Gostaríamos de registrar o nosso
agradecimento profundo a Associação Crianças Raízes do Abaeté(Acra),na pessoa
do seu Diretor Presidente professor Narciso José do Patrocínio e toda a sua
equipe de educadores, pela oportunidade de vivenciarmos uma duradoura e valiosa
parceria durante o período de 2005 a 2012,culminando com premiações de destaque
nacional e a composição de várias iniciativas de linguagens, que influenciaram
sobremaneira a alegria de viver e ser, de crianças e jovens do bairro de
Itapuã em Salvador na Bahia,Brasil.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"Cordel Pendurado na Educação"- Parte 01

Sérgio Bahialista numa das suas apresentações em evento do PRODESE em julho de 2010 na UNEB

Apresentamos essa semana,aspectos da Literatura de Cordel e sua importância na constituição de linguagens inspiradas no viver cotidiano que caracteriza a diversidade cultural brasileira.
Para conversar com vocês sobre a riqueza do repertório de cordel, temos o prazer de apresentar a uma entrevista com o renomado educador e integrante da equipe de pesquisadores do PRODESE,Sérgio Ricardo Santos da Silva ,mais conhecido como Sérgio Bahialista.Vocês terão acesso a primeira parte do vídeo com Sérgio Bahialista que é: Pedagogo; Psicopedagogo; músico; Coordenador Pedagógico de EJA do NETI – Núcleo de Educação do Trabalhador da Indústria, no SESI – Serviço Social da Indústria; pesquisador do Programa Descolonização e Educação – PRODESE/UNEB – Universidade do Estado da Bahia; Cordelista; integrante da Rede de Arte-Educação Ser-tão Brasil.

Numa das suas contribuições registradas na publicação do PRODESE/SEMENTES Caderno de Pesquisa(Vol.6,nº8 de 2005), Sérgio comentou: “o cordel pode ser uma excelente ferramenta paradidática na sala de aula,não só pela sua importância cultural e pela rica estrutura de ritmo,métrica e rima,como também para promover debates e discussões a respeito das formas de falar e pensar de nosso povo e reatar definitivamente os laços do aluno com a verdadeira cultura brasileira.”


Continuem acompanhando na próxima semana, a segunda parte do vídeo que apresenta outros aspectos da Literatura de Cordel através do educador Sérgio Bahialista.

Um comentário:

  1. Queridos companheiros do ACRA e Educadores em geral,

    Fico feliz ao ver este espaço de afirmação de uma forma de educar fora do padrão colonizador, enaltecendo práticas encantadoras de nossas populações. Parabéns por tudo!!

    E vamos que vamos cordelizando, poetarando, dançando, "pintarando", enfim, mostrando a força que tem o educar do instinto coletivo.

    E logo logo, aqui, o cordel "Um cantinho encantado da África em Salvador". Aguardem!

    Grande abraço e inté + v!

    Sérgio Bahialista

    ResponderExcluir